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Tecnologia

7 formas de uso da Realidade Aumentada nas corporações

A RA tornou-se uma ferramenta realista e revolucionária para cortar custos, trazer novos produtos ao mercado, melhorar a colaboração entre equipes remotas e visualizar problemas

Paul Heltzel, CIO/EUA

Publicada em 17 de agosto de 2018 às 11h35

Ser capaz de percorrer um design no espaço tridimensional pode facilitar a identificação de falhas difíceis de ver em duas dimensões. E olhar para um esquema da coisa que você está tentando consertar, enquanto você realiza o conserto, pode sconomizar tempo e reduzir custos.

Algumas indústrias de ponta - e algumas indústrias antigas com uma forte necessidade de aumento de performance - estão descobrindo que a Realidade Aumentade não é mais um sonho tecnológico futuro. Tornou-se uma ferramenta realista e revolucionária para visualizar dados de maneiras que resolvem rapidamente o que antes eram problemas intratáveis.

A tecnologia de Realidade Aumentada está ajudando as empresas a visualizar dados em salas de conferência, laboratórios, fábricas e locais de construção. Problemas que antes exigiam que um especialista viajasse até o local agora são tratados quase instantaneamente com a ajuda de especialistas remotos que orientam as pessoas no local com instruções sobre o problema.

Confira como as organizações estão usando a Realidade Aumentada para cortar custos, trazer novos produtos ao mercado, melhorar a colaboração entre equipes remotas e visualizar problemas antes que eles apareçam no mundo real.

Chega de voar às cegas em emergências
Um incêndio começa subitamente no cockpit de um avião, enchendo-o de fumaça. O piloto pega uma máscara de oxigênio, mas o ar é tão denso que ele não consegue ver os controles. Ele aperta um botão e os controles de vôo são exibidos dentro de sua máscara. Ele rapidamente pousa o avião, evitando o desastre. Este uso de Realidade Aumentada está em fase de teste na FedEx Express. A empresa está avaliando o uso de uma máscara de oxigênio que contém um par de óculos inteligentes que poderiam ajudar os pilotos exatamente nesse tipo de cenário.

Produzido pela fabricante de óculos inteligentes ODG, o sistema tem um acrônimo atrativo: Smoke Assured Vision Enhanced Display (SAVED). O dispositivo Android espelha os controles de voo e uma câmera fora do avião, para ajudar o piloto a manter o avião na pista mesmo quando os controles, o terreno e a pista não estiverem facilmente visível a olho nu.

A FAA informa que a fumaça, o fumo ou os incêndios a bordo são uma das principais causas de aterrissagens e atrasos de emergência, causando uma média de um pouso de emergência todos os dias. Restaurar rapidamente a visão do piloto enquanto fornece oxigênio salvaria vidas.

Comunicando-se com o IoT
As empresas coletam uma quantidade impressionante de dados de dispositivos IoT. Mas eles lutam para usar essa informação de uma maneira gere benefícios reais. A Realidade Aumentada pode ajudar os humanos a interagir mais rapidamente com as máquinas para obter problemas mais rapidamente. Em uma fábrica barulhenta, por exemplo, os dispositivos de IoT podem coletar silenciosamente dados das máquinas para análise de software - e alertar os funcionários quando e onde um dispositivo está prestes a falhar.

A Amazon, por exemplo, está trabalhando com a Vuzix, uma fabricante virtual de headsets, para criar uma ferramenta que capture, analise e forneça dados acionáveis ​​em tempo real diretamente aos seus funcionários nos locais de trabalho. O AWS IoT Analytics, um serviço gerenciado que permite que as organizações apliquem Machine Learning para tomar decisões a partir de dados de sensores de IoT, está emparelhado com os óculos inteligentes M300 da Vuzix. A Vuzix diz que o sistema ajudará os funcionários a navegar nos armazéns, gerenciar o estoque ou oferecer assistência remota em um canteiro de obras ou fábrica, informados em parte pelos dados dos sensores de IoT coletados em tempo real. 

A Vuzix também vende seus óculos de sol Blade tipo Google Glass, com suporte embutido para o assistente de Alexa da Amazon.

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Andando através de projetos complexos
A empresa de engenharia Aecomis usa tecnologia de realidade mista para ajudar arquitetos e engenheiros, em vários continentes, a visualizar modelos de projetos de construção grandes e complexos.

Usando a tecnologia Microsoft HoloLens, os membros da equipe podem projetar modelos de engenharia 3D como hologramas em seus escritórios e, em seguida, trabalhar juntos para tomar decisões ou apontar possíveis problemas. Percorrendo a visualização de um edifício, por exemplo, um engenheiro pode notar um raio em um local estranho, enquanto o fabricante de peças pode ver onde as peças que ele está fazendo serão usadas, permitindo a ambos corrigir mal-entendidos e erros antes que eles apareçam no local de trabalho.

A tecnologia está emparelhada com sistemas de rede e software de colaboração da Trimble.

A Aecom usa a tecnologia de realidade mista em seus escritórios de Denver, Londres e Hong Kong. Eles já usam o sistema para auxiliar no projeto da Fábrica Packard em Detroit e no programa de arquitetura da Serpentine Galleries em Londres.

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Navegando indoor
A Volkswagen está usando um sistema de Realidade Aumentada para guiar seus funcionários em suas grandes fábricas, de modo a ajudá-los a realizar manutenção, estoque, inspeções e outras tarefas. O sistema ajuda a mostrar um trabalhador, de qualquer lugar da fábrica, como chegar a uma máquina específica e, em seguida, sobrepor as informações necessárias para a realização da tarefa. 

Em sua fábrica em Zwickau, que abrange 370 acres, a empresa considerou pela primeira vez um complexo sistema interno de GPS que usava beacons para direcionar os técnicos ao seu destino. Mas a ideia se mostrou muito cara e seria uma fonte potencial de interferência de radiofrequência com outros equipamentos.

Eles se voltaram para uma empresa chamada Insider Navigation e seu sistema Realidade Aumentada, que também está sendo testado para ajudar a acelerar as inspeções e rastrear o estoque. A VW diz que pode usar a tecnologia posteriormente para outras finalidades, como a condução interna autônoma e a orientação dos visitantes pela fábrica.

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Controlando a qualidade
Uma empresa francesa chamada GA Smart Buildings descobriu que usar apenas planos 2D em locais de trabalho era um ponto fraco no controle de qualidade que levou a erros frequentes de construção. Esses erros estavam causando atrasos e excesso de custos. A empresa optou por um capacete de Realidade Aumentada que ajuda os construtores a manter um controle de qualidade muito mais preciso sobre a montagem de sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos (MEP), bem como concreto moldado.

A empresa pré-fabrica partes de prédios em uma fábrica. Os problemas tendem a surgir quando chega a hora de encaixar esses elementos em construções. Para corrigir essa desconexão, o sistema de Realidade Aumentada exibe uma projeção dos modelos diretamente no ambiente real de construção. Dessa forma, fica claro para os construtores que fazem a montagem onde cada parte se encaixa. Trabalhando em uma escala de 1: 1, a empresa diz que facilita posicionar equipamentos e identificar discrepâncias entre os planos e a construção real. O sistema também permite a colaboração remota. 

Construindo de caminhões 
A maioria dos hologramas de Realidade Aumentada é grande o suficiente para você ver o que precisa ser visto, mas pequeno o suficiente para caber confortavelmente ao lado de um viva-voz na mesa de conferência. A Paccar - matriz dos caminhões Peterbilt, Leyland, Kenworth e DAF - adotou uma abordagem diferente para usar a tecnologia na fase de design de suas enormes carretas: eles construíram um holograma que é o tamanho completo de um veículo de 18 rodas.

Eles o projetam em um depósito que pode estacionar confortavelmente o holograma para que os projetistas possam passar pelo produto final antes que qualquer aço ou borracha seja envolvido. Este estágio de projeto já foi feito com modelos de argila, que são demorados e caros. Esta sala de projeto de Realidade Aumentada ajuda o fabricante a lançar caminhões mais rapidamente do que seus concorrentes.

A Paccar trabalhou com a empresa de design canadense Finger Food Studios, que desenvolveu um software de renderização 3D que desenha o caminhão e também exibe variáveis ​​como fluxo de ar e velocidade. A prototipagem em Realidade Aumentada reduz os custos, diz a empresa, e reduz a fase de pesquisa e design em três meses.

Tornando as agulhas mais seguras
Qualquer pessoa que tenha feito exame de sangue ou precisado colocar um acesso intravenoso sabe que esses procedimentos podem envolver muita adivinhação - e dor, para o paciente e para a instituição médica.  O método tradicional de tentativa e erro sai caro porque desperdiça o tempo dos técnicos e, muitas vezes, exige que eles chamem alguém mais qualificado para ajudar a fazer o trabalho. Uma empresa chamada AcuVein desenvolveu um mix de escaneamento a laser e Realidade Aumentada para reduzir o número de falhas e acertar na primeira tentativa.

Primeiro o técnico usa um dispositivo portátil para escanear as veias do paciente usando luz infravermelha, e um pequeno projetor exibe uma imagem das veias subjacentes diretamente na pele.

A empresa diz que sua tecnologia torna 3,5 vezes mais provável que um técnico de laboratório consiga acertar a veia na primeira tentativa. E o número de vezes que um supervisor precisava ser chamado para ajudar com uma inserção complicada caiu 45% na fase de testes.

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