Recursos/White Papers

#Brandpost | Saiba mais Patrocinado por

Especialistas debatem em evento do Gartner como impulsionar a inovação

Neurocientista e escritora discutirão como utilizar as novas tecnologias digitais para ampliar as habilidades e o conhecimento dos funcionários nas organizações e acelerar a inovação

por Gartner

Publicada em 16 de maio de 2018 às 15h52

innovation

O sono pode influenciar na capacidade de inovar do ser humano? É possível a uma empresa abraçar totalmente a automação e, ao mesmo tempo, liberar o potencial humano para inovação? Estas são algumas das perguntas que o neurocientista Matt Walker, especialista na qualidade do sono, e a consultora e escritora Martha Gabriel, também professora de pós-graduação na PUC-SP e faculty international na CrossKnowledge, procurarão responder na Conferência Gartner Data & Analytics, que acontece nos dias 22 e 23 de maio, em São Paulo.

Os dois especialistas estão entre os principais keynotes do evento, que terão como temas de destaque como disseminar a cultura certa, capacitar pessoas, ampliar habilidades em toda organização e como impulsionar a inovação utilizando tecnologias de ponta, tais como inteligência artificial (IA), machine learning, blockchain, realidade aumentada, realidade virtual, IoT e digital twins.

De acordo com Walker, que é professor de psicologia e neurociência na Universidade de Berkeley, na Califórnia, o surgimento de ideias inovadoras é afetado pelas horas diárias de sono. Ele observa que o sono é essencial para preparar o cérebro para aprender coisas novas e reforçar a memória, mas também para relacionar e integrar informações dispersas e chegar a ideias inovadoras. Para ele os três pilares para uma vida plena são: sono, sucesso e saúde.

O neurocientista cita estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) o qual indica haver uma epidemia de perda de sono em todos os países desenvolvidos. Combinando duas décadas de nova ciência com histórias interessantes, Walker mostrará por que não podemos mais nos dar ao luxo de negligenciar e abusar do sono. “As consequências de uma noite curta são chocantes. Rotineiramente, dormir menos que seis ou sete horas por noite destrói o sistema imunológico, dobrando o risco de doenças.” Segundo ele, isso é um marcador para a doenças como Alzheimer, câncer, sem contar que afeta nosso bem-estar psicológico, saúde reprodutiva, capacidade de trabalho, memória e criatividade. 

Cenário disruptivo

Já a professora Martha, que será a keynote de encerramento da Conferência Gartner Data & Analytics, vai abordar como as empresas podem utilizar a automação em prol da inovação. Segundo ela, tudo que puder ser digitalizado, será. “Portanto, o segredo para as pessoas não serem substituídas por um robô é não serem um robô”, ressalta.

“Estamos em um cenário em que a crescente penetração das tecnologias digitais na sociedade tem causado transformações profundas no mercado em todas as suas dimensões: comportamento do consumidor, concorrência, canais, mídias, plataformas, recursos, barreiras de entrada, modelos de negócios, entre outras. E isso tem causado impactos profundos nas organizações. Nesse cenário, o desafio das organizações é como aproveitar as oportunidades da automação e usar o potencial humano para inovar”, diz a especialista.

Segundo Martha, as empresas que conseguem aproveitar o potencial que o digital oferece têm obtido resultados exponenciais. Durante sua palestra, a professora vai tratar das principais disrupções no mercado e na sociedade em função do crescimento exponencial tecnológico e discutir as principais estratégias para a transformação digital de organizações, bem como as megatendências sob a ótica de como atuar para aproveitar as oportunidades e minimizar riscos.

 

Anote em sua agenda:

Conferência Gartner Data & Analytics

Quando: 22 e 23 de maio (quarta e quinta-feira)

Onde: Sheraton São Paulo WTC Hotel - Av. das Nações Unidas, nº 12.559

Inscrições: email brasil.inscricoes@gartner.com, telefone (11) 5632-3109 ou portal https://www.gartner.com/events/pt/la/data-analytics

Desconto: Leitores possuem desconto especial de R$525,00 no preço padrão da inscrição. Registre-se utilizando o código BRDIDG

 


Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui

White Papers