Recursos/White Papers

Tecnologia

Usuários revisam ferramentas de gerenciamento de APIs

Desenvolvedores avaliam os prós e contras dos produtos da Apigee, CA, IBM, Microsoft, Mulesoft, OpenLegacy, Oracle e Tibco

Da Redação, com InfoWorld/EUA

Publicada em 16 de abril de 2018 às 09h30

APIs existem já há algum tempo. Na última década, no entanto, uma nova geração de APIs baseadas em padrões transformou a computação corporativa. Combinando a abordagem Representational State Transfer (REST) ​​com JSON e HTTP, as APIs atuais permitem integrar virtualmente qualquer sistema ou aplicativo usando padrões simples e abertos.

Os departamentos de TI adoram APIs. Seu acoplamento flexível simplifica a integração de aplicativos, operações de data center e muito mais. Mas, ao mesmo tempo, as APIs expõem potencialmente a infraestrutura ao risco.Também são intrinsecamente incontroláveis ​​em seus estados nativos. 

Ferramentas de gerenciamento de API surgiram para resolver esse problema, oferecendo ao departamento de TI uma maneira de controlar o acesso à API, monitorar o uso e aplicar políticas de segurança.

O que os usuários reais pensam das ferramentas de gerenciamento de API no mercado hoje?

As análises a seguir destacam os recursos valiosos e o aprimoramento dos produtos da Apigee, CA, IBM, Microsoft, Mulesoft, OpenLegacy, Oracle e Tibco.

1 - CA API Management

Recursos valiosos: “Em nosso contexto, temos uma série de APIs REST que tivemos que expor a vários parceiros, usuários internos, além de parceiros externos que queriam basicamente integrar de forma limpa e rápida, mas não queriam fazer cinco integrações independentes em cada API. Então a ferramenta da CA nos permite envolver efetivamente essas APIs em uma interface comum, para que possamos fazer uma chamada. Em seguida, o gateway desaparece e faz as outras chamadas para você”, diz Chirag D, Chefe de Entrega da Sportsbook em uma empresa de hospitalidade.

Melhoria: “Para um desenvolvedor, parece ser uma interface muito natural, mas para alguém sem conhecimentos técnicos que gostaria apenas de fazer mais configurações, acho que há uma oportunidade de aprimoramento", afirma Lou P., Sócio fundador  de uma empresa de serviços de tecnologai.

2 - Apicultor

Recursos valiosos: “Configuração flexível. Preço e custo de licença para o modelo de entrega/distribuição do usuário final. Modelos de implantação no local e na nuvem. Altamente escalável a partir de qualquer topologia inicial para extensão horizontal “, enumera o arquiteto Abhijit S.

Melhoria: “A configuração inicial não foi trivial para a topologia gerenciada pelo cliente. O versionamento de proxy parece um pouco confuso/enterrado na experiência de publicação, especialmente para a abordagem de versionamento baseada em URI”, comenta  Frank L. , Arquiteto chefe de gerenciamento de API em uma empresa de serviços financeiros.

3 - IBM API Connect

Recursos valiosos: “Desenvolvimento de API acelerado baseado em GUI. Segregação de propriedade e controle para diferentes partes interessadas. Portal de desenvolvedores de autoatendimento. Suporte de segurança para OAuth, autenticação básica e chaves. Analytics. Solução de alto desempenho quando usada com o DataPower IDG. O DataPower IDG pode suportar 8K TPS por appliance…", comenta Ricky S., Arquiteto de Integração.

Melhoria: “Estou satisfeito com o roteiro deles, para onde eles estão indo. Possível melhoria é principalmente em torno de ter mais da arquitetura orientada à nuvem, trazendo estabilidade na adição de novas capacidades em torno da segurança", opina SeniorIncd2d.

4 - Mulesoft Anypoint API Manager

Recursos valiosos: “Capacidade de criar e testar microsserviços de APIs usando RAML. Desenvolva políticas que possam ser aplicadas e reutilizadas em APIs e parceiros comerciais. Forte segurança e integração aos provedores de identidade para proteger as APIs voltadas ao público. Ferramentas de desenvolvimento intuitivas baseadas em conceitos fundamentais da Ciência da Computação. Arrastar/soltar”, diz  Jordan B. , Consultor Principal da  MuleSoft Expert, Oracle Fusion Expert, especialista em webMethods; Dev, SA, EA, PM.

Melhoria: “A Mulesoft não fornece uma pilha completa. Por exemplo, não possui fluxo de trabalho BPM ou produtos de gerenciamento de identidade. As interfaces de usuário das ferramentas da Mulesoft não são tão boas quanto algumas de suas concorrentes. A análise aprimorada do nível de negócios está atualmente no roteiro. Criamos uma estrutura para gerenciamento de transações uma vez que não é fornecido fora da caixa“, opina  Jordan B .

5 - Microsoft Azure API Management

Recursos valiosos: “É uma maneira simples e eficaz de habilitar a arquitetura de microserviços. O nível padrão é rentável. Os recursos de gateway da API, a integração do AD, os recursos de gerenciamento de acesso, os planos de uso e as cotas para APIs etstão entre os pontos fortes”, afirma SimpleSOASimont845 , arquiteto sênior de software.

Melhoria:  “Uma opção de IaaS é necessária. A opção SaaS limitou nosso requisito, pois queríamos mais controle sobre nossos dados e integração com nossa VLAN. A integração com a nossa VLAN só foi possível com a versão premium e controladores de gateway caros”, comenta SimpleSOASimont845.

6 - TIBCO Mashery API Management

Recursos valiosos: “Conversão para protocolos RESTful e SOAP e console de gerenciamento (pode gerenciar configurações reguladas individualmente para gerenciar nossos níveis de serviço para clientes). Anteriormente, não oferecíamos nenhum serviço de API aos clientes, portanto, isso forneceu um novo fluxo de tráfego e a exposição do nosso catálogo além da oferta normal de loja online. Adotamos também o serviço API intercompany bem “, comenta Russ N., Chefe Global de Operações da Web de eCommerce em uma empresa de manufatura.

Melhoria: “Os consoles de gerenciamento da API e os aplicativos dos clientes não são os mais intuitivos”, comenta Russ N.

7 - Oracle Apiary

Recursos valiosos: “Swagger (especificação OpenAPI) e suporte Blueprint. Integração Git. Acesso baseado em função. Maneira rápida e fácil de compartilhar um novo design de API com as equipes. Enquanto a equipe de implementação está trabalhando em código API real, outros que precisam usá-lo podem usar a definição API no Apiário para seus testes", comenta Michael S., arquiteto de soluções líderes em uma empresa de transporte.

Melhori:  “Melhor apoio do Swagger", pede Michael S.

API

8 - Oracle API Management

Recursos valiosos:  “Primeiro, fornece flexibilidade no carregamento de dados. Em segundo lugar, tem a capacidade de vincular-se a outros produtos. Isso nos permitiu interagir com a tecnologia externa para que pudéssemos carregar dados como faturas, documentos de vendas e outras informações desse tipo", comenta Developer436164 , desenvolvedor Oracle em uma empresa farmacêutica e de biotecnologia.

Melhoria:  “A Oracle precisa melhorar o acesso à documentação técnica. Atualmente, você realmente precisa saber para onde está indo e cavar bem fundo. Temos um desenvolvedor júnior, alguém que não usa APIs, que não consegue encontrar a documentação específicaZ, explica o Developer436164.

9 - Serviço Oracle Cloud Platform Platform

Recursos valiosos: “Uma plataforma capaz de cobrir de forma consistente todo o ciclo de vida da API, desde o projeto até à desativação, suportando uma abordagem de primeira API. A plataforma fornece uma plataforma de design de API forte e intuitiva, que permite a criação colaborativa de novos designs de API de maneira eficiente em relação à API”, diz Sven B.

Melhoria: “O produto continua melhorando e se torna mais rico em recursos. Sabemos que existem ferramentas para integrar mais de perto o gerenciamento de configurações. Poderia ter mais recursos para criar mais estruturas de identidade", comenta Phil W.

10 - OpenLegacy

Recursos valiosos:  “Usando o OpenLegacy, a exposição dos serviços é muito mais fácil e rápida. Em muitos casos, a exposição de serviços requer apenas alguns cliques e leva apenas alguns minutos. Em casos muito complexos, ainda leva apenas meio dia. Sem o OpenLegacy, levaria vários meses para criar os mesmos serviços”, diz Yosef S.

Melhoria: “Depurando e registrando para programadores. Também ficaríamos muito felizes se o produto tivesse a opção de trabalhar na direção oposta - a capacidade de consumir serviços REST/SOA no mundo externo a partir do mainframe”, argumenta  Yosef S.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui