Recursos/White Papers

#Brandpost | Saiba mais Patrocinado por

Transformação digital exige novas competências dos profissionais de TI, aponta Gartner

Conferência Gartner sobre Infraestrutura e Operações de TI terá astronauta da NASA e neurocientista falando sobre liderança, trabalho em equipe, resiliência e tomada de decisão sob pressão.

Por Gartner

Publicada em 09 de março de 2018 às 15h35

gartner-DA-2018.jpg

A transformação digital bate às portas das empresas em todo o mundo, e as mudanças trazidas à Infraestrutura e às Operações de TI (I&O) por tecnologias como Inteligência Artificial (IA), machine learning, IoT e Big Data vão exigir um novo conjunto de competências muito mais diferenciado dos profissionais de TI.

O Gartner prevê que, até 2021, 40% do time de TI terá de ser mais versátil, desempenhando múltiplos papéis, inclusive em negócios, ao invés de ter foco apenas em tecnologia. Essa mudança terá origem na I&O e será seguida por gerentes de TI não técnicos e líderes corporativos com novos perfis. 

Para o Gartner, a I&O desempenhará papel fundamental, atuando como um "centro nervoso" organizacional que poderá rapidamente detectar, responder e oferecer aplicações e infraestruturas que apoiem as decisões corporativas.

Essas novas tendências nos processos de gestão de TI serão tema da Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Gestão de Operações e Data Center, que acontece nos dias 3 e 4 de abril, em São Paulo. No evento, analistas brasileiros e internacionais vão apresentar conexões vitais entre tecnologias, gestão e cultura com um foco especial na liderança de cada função de Infraestrutura e Operações (I&O).

Experiências e desafios

O Gartner prevê o surgimento de universidades corporativas de negócios digitais para suprir essa falta de habilidades, enquanto os programas formais de orientação interna sobre Infraestrutura e Operações de TI (I&O) se tornarão padrão para o desenvolvimento individual dos profissionais. 

Para isso, os líderes de I&O deverão trabalhar em estreita colaboração com as áreas de RH para desenvolverem uma análise de demandas das capacidades táticas e encontrarem ferramentas e métodos para melhorar as competências desse setor.

O evento do Gartner tem uma grade extensa de palestras e workshops, além de trazer um line-up de keynotes bem diversificado. Um dos destaques será a palestra do capitão Christopher J. Cassidy, astronauta-chefe da NASA, que irá falar de sua experiência para chegar à posição atual, enfrentando os mais diversos desafios e se adaptando aos ambientes mais diversos.

Ele passou 182 dias no espaço, incluindo 31 horas de tempo de caminhada espacial, e serviu como especialista de missão a bordo do Endeavor em 2009 ao entregar o Módulo Experimental Japonês (KIBO) à ISS.  Em 2013, Cassidy serviu como engenheiro de voo a bordo da nave espacial russa Soyuz. 

A NASA tem liderado a exploração espacial com o objetivo de expandir a presença humana no sistema solar e promover a exploração, a ciência e a inovação com suas missões espaciais. Para alcançar esses objetivos, a agência estabeleceu o Centro de Treinamento de Astronautas no Centro Espacial Johnson, em Houston, para recrutar, treinar e preparar astronautas para várias missões espaciais. 

Os astronautas são selecionados a partir de um grupo diversificado de candidatos com procedentes das mais variadas origens. Das milhares de aplicações recebidas para cada ciclo de recrutamento, apenas poucos (0,5%) serão eventualmente selecionados para a tarefa. 

Vivendo a Transformação

Outra palestra bastante concorrida será a do professor, escritor e neurocientista Pedro Calabrez, intitulada "A Arte de Viver a Transformação". Ele destaca que um dos maiores desafios que as empresas enfrentam hoje é promover transformações duradouras no comportamento de seus colaboradores em um cenário de mudanças extremamente velozes. 

O neurocientista observa que nossas mentes são traiçoeiras: acreditamos ser mais racionais do que efetivamente somos, enganamos a nós mesmos para sustentar velhos hábitos e geralmente somos mais críticos em relação aos outros do que a nós mesmos. "Especialmente em momentos de crise e dificuldade, há uma tendência a rejeitar mudanças, encontrando justificativas e culpados, em uma espécie de mecanismo de defesa psicológico." Segundo ele, mudar e aprimorar nossas ações é uma necessidade e um dever de todo profissional que deseja se manter competitivo no mundo atual.

A palestra abordará as raízes psicológicas daquilo que promove e dificulta a mudança de comportamento, oferecendo estratégias para romper hábitos, transformar culturas organizacionais e superar dificuldades nas esferas pessoais e profissionais da vida. Com linguagem descontraída e recheada de exemplos cotidianos, a palestra leva a plateia por um passeio pelo que há de mais recente na ciência a respeito da transformação de comportamento humano.

Profissionais interessados em participar do evento podem contatar o Gartner pelo e-mail: brasil.inscricoes@gartner.com, telefone: (11) 5632-3109 ou portal: gartner.com/br/datacenter.

 

Anote sem sua agenda:

Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Gestão de Operações e Data Center

Quando: 3 e 4 de abril (terça e quarta-feira)

Onde: Sheraton São Paulo WTC Hotel - Av. das Nações Unidas, nº 12.559

Inscrições: email brasil.inscricoes@gartner.com, telefone (11) 5632-3109 ou portal gartner.com/br/datacenter

Desconto: leitores possuem desconto especial de R$525,00 no preço da inscrição. Registre-se utilizando o código BRIIDG



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui