Recursos/White Papers

Tecnologia

InfoWorld revela vencedores do prêmio Technology of the Year 2018

Confira as melhores ferramentas para desenvolvimento de software, computação em nuvem, análise de dados e Machine Learning

Da Redação, com IDG News Service

Publicada em 02 de fevereiro de 2018 às 09h43

Em 2017, ano em que assistimos a uma explosão de ofertas de produtos apresentados como cognitivos, boa parte dos vencedores do prêmio Technology of the Year, da InfoWorld, de fato pode dizer que agregam algum recurso inteligente.

A escolha não foi única e exclusivamente pelo para de incorporarem Inteligência Artificial, mas por serem ferramentas dedicadas à construção e ao treinamento de modelos. Entre eles estão os frameworks de Machine Learning TensorFlow e PyTorch , o pacote de construção de modelos automatizados H2O.ai Driverless AI , e a caixa de ferramentas de Machine Learning scikit-learn .

A MLlib, da Apache Spark, também se encaixa neste grupo, assim como a linguagem de programação R , que recebeu eleogios do júri: "Não importa o problema de aprendizado da máquina, provavelmente haverá uma solução em CPAN , o repositório abrangente do código R e, com toda a probabilidade, escrito por um especialista".

2017 também foi o ano em que foi possível escolher um banco de dados sem desembolsar muito. Você precisa de SQL, distribuição geográfica, escalabilidade horizontal  e consistência forte? Tanto o Google Cloud Spanner quanto o CockroachDB têm tudo isso. Você precisa de um banco de dados NoSQL distribuído com uma escolha de APIs e modelos de consistência?  O Azure Cosmos DB tem.

Precisa trabalhar com dados de vários ed-points? Você provavelmente vai querer usar o GraphQL para consultá-los e o Apollo Server como um driver se seu cliente for um aplicativo Node.js. Precisando uma visão mais gráfica dos dados, uma consulta GraphQL parece algo como uma estrutura JSON com os dados deixados de fora.

Quanto aos servidores de bancos de dados gráficos, considere o Neo4j , que oferece clusters altamente disponíveis, transações ACID e consistência causal. Você está procurando um banco de dados SQL  in-memory baseado em GPU que possa atualizar visualizações geoespaciais de bilhões de locais em milissegundos ? MapD é o que você precisa.

Duas linguagens de programação avançadas se sobressaíram em domínios completamente diferentes. A Kotlin parece uma versão simplificada do Java orientado a objetos, mas também é uma linguagem de programação funcional completa e, o mais importante, elimina o perigo de referências de ponteiro nulo e facilita o tratamento de valores nulos. Rust , por outro lado, oferece segurança de memória em uma alternativa para C e C ++.

vencedores

Falando em segurança, dois produtos também se destacaram - um para tornar mais fácil para os desenvolvedores criar aplicativos seguros, o outro para estender as defesas de segurança aos ambientes de aplicativos modernos. Os alertas de segurança do GitHub o notificam quando o GitHub detecta uma vulnerabilidade em uma das suas dependências e sugere reparos conhecidos da comunidade GitHub. A Signal Sciences protege contra ameaças para seus aplicativos e APIs baseadas em nuvem ou containers. 

Se você iniciou a implantação de containers Docker, mais cedo ou mais tarde vai querer orquestrar e gerenciar clusters deles. Para isso, você provavelmente quer Kubernetes , por si só, ou como um serviço nas nuvens AWS, Azure ou Google. Honeycomb vai além do monitoramento e registro para sistemas distribuídos.

O Vue.js está em alta, por sua facilidade. Não obriga ninguém a aprender sintaxe não padrão ou instalar uma cadeia de ferramentas especializada apenas para implantar um site.

Quer misturar mundos proprietários e abertos? O Subsistema Windows para Linux permite que você execute um shell para Ubuntu ou Suse Bash no Windows 10, permitindo você instale e execute aplicativos binários legítimos do Linux dos repositórios padrão, incluindo a linha de comando Azure Bash.

Leia sobre todos esses produtos vencedores, e muito mais, no site dos vencedores do prêmio em 2018 .



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui