Recursos/White Papers

Tecnologia

Quais as vantagens da adoção de armazenamento 100% flash?

Entre os benefícios está a capacidade de saltar o ciclo de tecnologia através da melhoria dos controladores do array

Paulo de Godoy *

Publicada em 12 de janeiro de 2018 às 13h49

As principais tecnologias que possibilitam negócios digitais estão influenciando muito a composição do datacenter, onde os desafios do gerenciamento de dados continuam a crescer exponencialmente. A tarefa de gerenciar os custos do armazenamento, fornecendo a plataforma certa para cargas de trabalho, assegurando um caminho simples e previsível a seguir, tornou-se um fator crítico de sucesso. Esse desafio surge tanto para o usuário final, quanto para os parceiros de canal e os fornecedores de armazenamento.

Tendências como Transformação Digital, Mobilidade, Analytics e Cloud exigem a seleção correta de plataformas de armazenamento para balancear as cargas de trabalho. Assim, surgem questionamentos tais como se os dados devem ser on-premise ou off-premise, nuvem pública ou nuvem híbrida? As cargas de trabalho podem ser movidas facilmente de uma plataforma para outra? As plataformas podem ser facilmente atualizadas ao longo do tempo? Os custos das plataformas são previsíveis ou gerenciáveis? Eles podem ser reduzidos nas plataformas tradicionais? Esses são os desafios que os clientes enfrentam e demandam por respostas dos parceiros estratégicos de soluções e fornecedores.

Parceiros estão procurando compreender o que está ocorrendo com as soluções de armazenamento e plataforma de dados. Logo precisam entender as necessidades dos clientes no presente e no futuro. Eles querem se envolver com fornecedores que possam oferecer roteiros de armazenamento simples, previsíveis, repetitivos, escaláveis e rentáveis, por isso precisam dos fornecedores para serem inovadores em todas as fases de desenvolvimento. Acima de tudo, os parceiros precisam ser capazes de adicionar seu valor personalizado aos clientes. Nem o parceiro nem o cliente podem lidar com a complexidade adicional ou imprevisibilidade de custos nessa fase.

A crescente importância da simplicidade e gestão de custos de armazenamento chamou atenção para as limitações das soluções tradicionais. Com a rápida expansão na exigência de capacidade de dados, soluções tradicionais atingem rapidamente seus limites de desempenho ditados pelo controlador inicial e tecnologia de arquitetura. Embora a capacidade possa ser adicionada, a solução é limitada por um bloqueio de desempenho. Chegar ao próximo nível de performance é geralmente complicado, caro e incômodo.

Normalmente, a atualização refere-se a uma nova solução e uma nova compra. Os dados precisam ser migrados e existe um tempo de inatividade para o cliente devido à lenta velocidade de transferência. Algumas das estruturas de dados mais antigas e bibliotecas podem ser afetadas durante a migração. A migração pode ser complexa e exigir serviços profissionais externos. E, finalmente, a renovação do contrato de manutenção é muitas vezes mais cara do que o anterior – uma boa razão para parceiros de soluções e clientes olharem para outras alternativas.

Uma delas pode ser a adoção de arrays 100% flash. Eles são construídos a partir de tecnologias de estado sólido e têm tempos de latência próximas de zero para acessar e transferir dados. As soluções recentes de armazenamento flash de fornecedores também estão ajudando os parceiros a evitar as águas turvas criadas pelos complexos e caros ‘forklift upgrades’ de fornecedores de armazenamento tradicionais. E mais: como a solução de usuário final cresce em capacidade de armazenamento ao longo do tempo, os custos por unidade permanecem constantes e até reduzem, graças ao benefício da Lei de Moore aplicado ao armazenamento flash.

Essa previsibilidade dos custos de manutenção e serviços em torno das soluções flash ajudam os parceiros a ter confiança na rentabilidade dos compromissos com os clientes e a parceria com o fornecedor. Para os clientes, a manutenção previsível e os custos em torno do armazenamento flash é uma simplificação e alternativa positiva para as soluções tradicionais.

Outro benefício para os clientes é a capacidade de saltar o ciclo de tecnologia através da melhoria dos controladores do array. Muitos fornecedores de soluções 100% flash estão incluindo uma atualização das controladoras em intervalos fixos de tempo sob seus programas de manutenção. Entretanto, se o cliente deseja iniciar a atualização mais cedo, existem programas de trade-in do fornecedor para facilitar a migração contínua em soluções de capacidade mais densas. A migração de dados no ambiente totalmente flash, ao contrário das tradicionais, pode ser muito mais rápida e sem tempo de inatividade. Esses fornecedores elevaram o nível, inovando nas arquiteturas de armazenamento subjacentes e seus programas associados.

Para o parceiro, a capacidade de gerenciar os requisitos de cliente através de um programa built-in de atualização permite aos clientes implementar o armazenamento uma vez, manter a expansão e melhorá-la por dez anos ou mais, tudo sem qualquer tempo de inatividade, impacto no desempenho ou migrações de dados. Isso se torna a base para uma relação de sucesso. Embora gerenciar requisitos de crescimento de tecnologia e proporcionar ganhos financeiros para o cliente sejam possibilitados por esses programas, os fornecedores também ganham pela lealdade dos parceiros de solução.

armazenamento

Em linha com o que acontece globalmente, há um tsunami de disrupção que está engolindo a indústria de armazenamento – temos visto um colapso no armazenamento de disco corporativo “big ticket” e isso vai acelerar nos próximos 12 a 18 meses com a adoção generalizada de arrays totalmente flash e infraestrutura convergente. Para os parceiros à procura de uma vantagem competitiva e novas contas, isso representa uma oportunidade incrível. No mercado em alta mudança de hoje, a maior lealdade do parceiro continua a ser um diferenciador-chave para fornecedores 100% flash versus fornecedores de armazenamento tradicional.


(*) Paulo de Godoy é gerente geral de vendas da Pure Storage no Brasil


Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui