Recursos/White Papers

Tecnologia

Retrospectiva 2017: Dez artigos mais lidos sobre Internet das Coisas

Alguns desafios, de ordem bastente prática, ainda precisarão ser superados em 2018 para que possamos extrair todo o potencial da tecnologia

Da Redação

Publicada em 29 de dezembro de 2017 às 09h23

O conceito básico de dispositivos conectados não é nada de novo. O conceito machine-to-machine (M2M), como é conhecido no mundo corporativo, definiu a base para IoT décadas atrás. A diferença é que agora todos os dispositivos conectados inteligentes também estão conectados a uma rede e podem se comunicar com vários sistemas de TI de back-end para monitoramento de uso das coisas, faturamento, etc, adicionando outra camada de complexidade.

Embora parte da tecnologia seja antiga e comprovada para melhorar consideravelmente a eficiência ao mesmo tempo em que melhora o serviço ao cliente, muitas novas aplicações podem ser disruptivas.  Os usos para os quais a tecnologia está sendo aplicada - carros inteligentes, casas inteligentes e gerenciamento industrial simplificado - são potencialmente inovadores no sentido "o futuro está aqui". Então, como o impacto pode ser grande, a melhor estratégia muitas vezes pode ser começar pequeno.

Além disso, a segurança preocupa e desafia.  Não há muitos padrões comumente aceitos para dispositivos IoT - embora não haja falta de candidatos - e os fornecedores não parecem trabalhar tão duro para tornar dispositivos conectados seguros como fazem em pontos mais tradicionais da extremidade da rede, como laptops e smartphones.

Mesmo que um dispositivo de Internet das Coisas hackeado não represente uma grande ameaça por conta própria, sua incorporação em uma grande botnet _ que foi exatamente o que os atacantes por trás da botnet Mirai fizeram _ é suficiente para torná-lo parte de em um exército de zumbis capaz de atacar provedor de serviços de registro de domínio, como a Dyn e tirar muitos serviços do ar de uma só vez.

Confira os dez artigos mais lidos sobre Internet das Coisas em 2017.

- Fog Computing é o novo paradigma para a Internet das Coisas, diz Cisco
Embora não seja exatamente uma novidade, conceito está recebendo mais atenção à medida que a nuvem amadurece, as soluções de IoT se multiplicam e as necessidades dos negócios hiperconectados se tornam mais claras.

- Internet das Coisas: Dez princípios para uma estratégia de sucesso
O próprio autor, John Rossman, reconhece que nem todos os princípios são aplicáveis ​​a todas as empresas. Mas precisam ser contemplados.

- Mercado de Internet das Coisas deve dobrar no Brasil até o fim da década
Projeções da IDC são a de que a tecnologia ganhe impulso e movimento US$ 13 bilhões no país até 2020.

- Por que os profissionais de TI devem se preocupar desde já com a Internet das Coisas
A IoT traz consigo aplicações mirabolantes e a promessa de disrupção. Mas uma coisa é certa - há tantas dúvidas a respeito da tecnologia quanto haverá gigantescas quantidades de gigabytes sendo geradas pelos sensores.

- Ataques de DDoS chegaram a 800 Gbps impulsionados por dispositivos de IoT
Segundo o 12o Relatório Anual sobre Segurança da Infraestrutura Global de Redes da Arbor Networks.

IoTCIO

- Internet das Coisas chega para ficar na indústria brasileira
Se é óbvia a perda de competitividade internacional das indústrias brasileiras por conta do atraso em investimentos em inovação, fica evidente também a oportunidade para diferenciação no mercado interno com a adoção da IoT.

- Quatro duras verdades sobre Internet das Coisas
Erros na coleta e uso de dados, furos de segurança e padrões em rápida mudança estão entre as armadilhas que devem ser evitadas.

- O que IoT, IoE, AoE e IIoT têm em comum?
Deixando as nomenclaturas de lado, a questão deixou de ser o que as coisas inteligentes são capazes de fazer, mas o que podemos fazer com elas.

- Bem-vindo à nova era do Pagamento das Coisas (PoT)
A medida em que os produtos se transformam em serviços, a questão da monetização do IoT é inevitável.

- Internet das Coisas: Seis coisas que você precisa saber sobre a segurança
Para começar, parta de uma premissa simples: A IoT torna nossas vidas mais fáceis. Falhas de segurança, não.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui