Recursos/White Papers

Tecnologia

Retrospectiva 2017: Oito artigos mais lidos sobre Blockchain

Conhecida como a tecnologia por trás do Bitcoin, o Blockchain possui uma incrível capacidade de transformar mercados e começou a demonstrar isso este ano

Da Redação

Publicada em 26 de dezembro de 2017 às 15h32

Blockchain não é apenas uma tecnologia disruptiva. Representa um novo mindset colaborativo e de open source que o mercado está abraçando rumo à Quarta Revolução Industrial. Ainda em fase de amadurecimento, a tecnologia transformará o jeito como informações são trocadas, focando primordialmente na experiência do usuário e abrindo um sem-fim de novas possibilidades.

Blockchain é a melhor forma de transferir dados sem que sejam copiados. Por isso, uma das grandes vantagens desta tecnologia é a transparência. As informações são compartilhadas inúmeras vezes dentro de blocos que se somam uns aos outros, formando cadeias, e podem ser acessadas e editadas simultaneamente por todos, tornando transações muito mais rápidas. É também mais seguro, já que não há um centro controlador que um hacker possa atacar. Para alterar uma informação seria necessário alterar todas as repetições dela, o que é possível, mas improvável. 

As informações do Blockchain são criptografadas e podem ser acessadas por meio do uso de chaves públicas ou privadas (uma longa série de números gerados aleatoriamente), que se tornam o endereço do usuário no Blockchain, rastreando seu uso das informações. Ele usa registros distribuídos de duas formas: ou cada usuário tem sua própria cópia de todos os registros, ou usuários pedem permissão para ter partes das informações – no caso de dados sensíveis. Sem centralizadores, não há necessidade tampouco para um viabilizador de processos, o famoso ‘homem do meio’. Uma transação financeira entre países, por exemplo, é feita de maneira mais rápida e barata.

Amplamente testada em Bitcoins, com sucesso comprovado, a lógica do Blockchain faz perfeito sentido, basta que o mercado consiga alterar um antigo costume de trancar informações a sete chaves. 

Confira os oito artigos mais lidos sobre Blackchain em 2017.

- Quatro premissas para o bom uso do Blockchain
Compreender claramente os incentivos e os fatores econômicos por trás de cada opção de Blockchain pode poupar muitos problemas futuros, de escolhas erradas.

- Cinco princípios básicos do Blockchain
E por que ele já está sendo chamado de a "Internet dos Negócios".

- Brasil ainda vive o hype do Blockchain
Estamos dois passos atrás os países mais avançados, que já começam a realizar as primeiras provas de conceito da tecnologia para além da área financeira. Mas isso pode ser uma vantagem.

- Blockchain versus Uber e Airbnb: Quem leva a melhor?
Plataformas centralizadas que têm como modelo de negócio intermediar uma transação de valor estão agora em risco potencial de sofrer disrupção porque o mesmo serviço pode ser fornecido por interações peer-to-peer.

- Prepare-se. O Blockchain vai impactar vários modelos de negócios
Conhecida como a tecnologia por trás do Bitcoin, esta inovação possui uma incrível capacidade de transformar mercados.

- Quatro exemplos de uso do Blockchain como ferramenta de colaboração
Contratos inteligentes, compartilhamento de dados de saúde e microgrids estão todos aproveitando a tecnologia.

- O Blockchain, muito além dos bancos
Cada um poderá, em tese, monetizar seus próprios dados, gerando maior valor.

- Adoção do Blockchain é inevitável
Tecnologia deve ganhar força nos próximos anos e pode trazer oportunidades interessantes para o país.

blockchain



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui