Recursos/White Papers

Tecnologia

Retrospectiva 2017: Dez artigos mais lidos sobre Inteligência Artificial

Se o ano de 2016 foi o ano das grandes aquisições, por parte dos fornecedores, 2017 foi o ano das ofertas iniciais e das provas de conceito

Da Redação

Publicada em 25 de dezembro de 2017 às 12h58

O tema “inteligência artificial” ficou ainda mais aquecido em 2017.  Não temos dúvidas que o forte impacto da IA na sociedade, empresas e nas profissões é um assunto de extrema importância. Se o ano de 2016 foi o ano das grandes aquisições, 2017 foi o ano das ofertas iniciais e das provas de conceito. Os principais fornecedores se movimentaram rapidamente para conquistar a preferência das grandes corporações, já em plena jornada de Transformação Digital. 

Indiscutivelmente, a IA automatizará o trabalho de rotina, deixando os especialistas humanos com mais tempo para se concentrarem em aspectos que exijam o julgamento de especialistas e/ou de pessoas com habilidades como percepção social e empatia. Por exemplo, os modelos de “deep learning” podem automatizar muitas atividades que envolvam análises de imagem médicas, o que permitirá aos médicos mais tempo para se concentrarem em questões médicas mais ambíguas, como discutir estratégicas e opções de tratamento e apoiar o paciente com mais empatia.

A IA não envolve uma equação de soma zero, humanos versus IA, e sim humanos mais IA gerando mais inteligência. Claro, que para isso temos que nos preparar. A academia formando profissionais para novas funções nas profissões existentes e para as novas profissões. As empresas e a sociedade discutindo os efeitos da IA nos seus negócios. 

Confira os 10 artigos mais lidos sobre Inteligência Artificial em 2017.

Chegou a hora de parar de subestimar a Inteligência Artificial
Para as empresas, o uso de IA já não é uma opção futurista, mas uma realidade que pode ser decisiva em termos de competitividade.

Como a IA, a robotização e uberização afetarão o emprego?
Infelizmente, nada se ouve sobre o assunto entre legisladores e gestores públicos brasileiros.  Pouco se fala nas empresas, e em grande parcela da academia o assunto ainda está restrito a poucos pesquisadores de ciência da computação.

- Por que grandes corporações estão abraçando a Inteligência Artificial
Entre os grandes objetivos estão reforçar a experiência do cliente, melhorar a segurança e otimizar operações.

IA625CIO

- Google revela como Machine Learning será aplicado ao Marketing Digital
Com o crescimento do uso de smartphones pelos consumidores, cresceu também a quantidade de dados coletados pelas marcas. E a inteligência Artificial chega para transformá-los em insights para a criação de mensagens mais relevantes e de melhores experiências

- Inteligência artificial chega à gestão das empresas
Qual é a proposta de valor dos i-ERPs?

- A Inteligência Artificial está desacoplando da consciência
O que nós, humanos, faremos quando tivermos algoritmos não conscientes e sumamente inteligentes fazendo muito do que fazemos hoje, bem melhor e em larga escala?

- IA não é coisa de nerd. Deve estar, o quanto antes, nas reuniões de diretoria
A revolução conduzida pela IA está chegando tão rápido que temos dificuldade em imaginar como ela se tornará.

- Guia prático para a aplicação de Machine Learning nos negócios
O Aprendizado de Máquina está pronto para provocar um impacto profundo em seu negócio, mas o hype semeia confusão. Confira aqui como a tecnologia pode ser usada hoje.

- Dez dicas para começar a aprender Machine Learning
A Inteligência Artificial e o aprendizado automático da máquina podem render soluções de mudança de jogo para as empresas. Veja o que os líderes sênior de TI precisam saber para lançar e manter uma estratégia de aprendizado de máquinas bem-sucedida.

- Inteligência Artificial está no centro dos negócios digitais
Pesquisa indica que organizações devem adotar tecnologias de inteligência artificial nos próximos 3 anos ou correm o risco de se tornarem irrelevantes.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui