Recursos/White Papers

Tecnologia

Cinco aplicações da estratégia Multicloud que merecem a atenção

Elas devem se tornar tendências cada vez mais fortes nos próximos anos

Cleyton Ferreira *

Publicada em 21 de dezembro de 2017 às 21h09

A computação em nuvem já é uma realidade cotidiana e o mesmo pode ser dito sobre o multicloud – estrutura que permite a utilização de serviços em múltiplas nuvens para reduzir riscos, diminuir os custos e aumentar o leque de alternativas para atender às necessidades de cada negócio. Diversas empresas e pessoas físicas têm se beneficiado da técnica, mas ainda há estratégias e funcionalidades desconhecidas e pouco aproveitadas, capazes de gerar grandes resultados utilizando a tecnologia.
Confira, abaixo, cinco aplicações da estratégia multicloud que merecem a atenção do seu negócio:
 
Utilização para gestão eficiente das cargas de uma empresa
Existem ferramentas capazes de gerenciar workloads em clouds públicas e privadas. A partir de um ponto centralizado, é possível explorar um billing (sistema que controla o consumo de recursos), com visão completa dos gastos e tendências. Hospedando esses serviços em um sistema multicloud, a empresa consegue reduzir custos, com facilidade, ao migrar as operações de uma nuvem para outra, sempre buscando a melhor eficiência e custo-benefício. 
 
Plataforma de IoT
Multicloud não é apenas infraestrutura e por isso, pode ser utilizada como plataforma para IoT, conectando objetos à internet e ter todas as ferramentas de análise estatísticas e acesso a outros sistemas.

Os grandes provedores estão estruturando serviços para suportar os dados gerados por sensores e devices – conseguindo, assim, agregar funções de segurança, gerenciamento, controle, repositório e análise dos dados fundamentais para essas aplicações.
 
Bigdata e Analytics
Pequenas, médias e grandes empresas podem se beneficiar do muticloud ao utilizá-lo como plataforma para soluções de big data e analytics, armazenando um grande número de dados e possibilitando a análise completa das informações disponíveis. Em geral, com um investimento baixo, é possível escolher as melhores soluções dentre as diversas opções oferecidas por provedores de cloud, se adequando perfeitamente às características de cada negócio.

multicloud
 
Inteligência Artificial
As plataformas de Inteligência Artificial, como o Machine Learning e a Computação Cognitiva, estão entre as tecnologias que podem se beneficiar do multicloud. As empresas, hoje, possuem acesso imediato a plataformas prontas de grandes provedores de cloud que possuem escala e tecnologia avançada para suportar a maioria das necessidades de negócios que envolvam projetos de Inteligência Artificial. Utilizando as ferramentas como serviço é possível potencializar esses projetos com grande velocidade e assertividade.
 
Transformação Digital
O multicloud é uma ferramenta extremamente útil para empresas que pretendem se modernizar e aumentar a agilidade de sua TI.
O ideal é contratar uma companhia especializada na área, que possa auxiliar nessa jornada, oferecendo soluções no ambiente de nuvens capazes de trazer mais agilidade, segurança e eficiência ao negócio – sempre buscando o melhor custo-benefício.


(*) Cleyton Ferreira é CTO do UOLDiveo


Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui