Recursos/White Papers

Tecnologia

27 tendências tecnológicas que mudarão os negócios nos próximos anos

Sua empresa está alinhada com esse movimento de inovação constante?

Valter Pieracciani *

Publicada em 06 de novembro de 2017 às 07h10

Nunca foi tão difícil se manter atualizado. Vimos nascer e morrer centenas de inovações todos os dias. Produtos e serviços que aparecem para mudar o mundo são permanentemente substituídos por novas gerações ou simplesmente desaparecem. Pense no primeiro iPhone, nos serviços de táxi e muitos outros.  Como consultores, temos a obrigação de nos manter atualizados diante de uma realidade que é completamente gelatinosa. A sensação é de estarmos tentando subir uma escada rolante que está descendo. Mas este é o novo status quo e é preciso identificar quais são as tecnologias que trarão mais impactos nos empregos, nas empresas e em nossas vidas.

Afinal, são muitas e acontecem ao mesmo tempo. Há também múltiplas formas de recorte e de levantamentos. Nossa visão é que a maneira de as apresentar deve ser a mais prática e conectada à nossa realidade possível. Não adianta se fiar em estudos elaborados, mas focados em outras realidades, como o Vale do Silício, por exemplo.

O caminho que escolhemos foi selecionar e classificar cerca de 3 mil startups que emergiram no Brasil nos últimos meses, por meio da plataforma 100 Open Startups. O futuro está nas mãos dessa moçada e eles, melhor do que ninguém, estão nos dizendo o que é importante quando empreendem nisso. Assim, é importante que você, leitor, olhe para elas “de cima do helicóptero”, reflita e selecione aquelas que mais diretamente irão lhe afetar.

Selecionamos as 27 tendências tecnológicas campeãs das empresas iniciantes. Conheça cada uma delas e identifique quais já afetam a sua empresa e emprego e prepare-se para elas:

. Big Data: Geração de dados de transações financeiras por diferentes tipos de sensores e medidas, redes sociais e outras fontes que aumentam exponencialmente em termos de volume, variedade e velocidade.

. Design eCustomer Experience: Soluções baseadas na empatia com o consumidor e nos desejos e emoções das pessoas que irão usar o produto. Interligação entre valores humanos, tecnologia e negócios.

. Modelos Inovadores de Negócios e Serviços: Empresas baseadas em ciência ou tecnologia com modelos de negócios completamente novos.

. Internet das Coisas e M2M (máquina a máquina): Tecnologias que permitirão que os objetos da vida cotidiana estejam conectados à internet e entre si, agindo de modo inteligente e sensorial. Conexão de máquinas para máquinas e de máquinas com ferramentas, que permitirá um novo alcance de aplicações para melhorar a produtividade e aumentar a eficiência.

. Gamificação: Estratégia de interação entre pessoas e empresas com base em incentivos que engajam o público de maneira lúdica, que instiga duas fortes características do ser humano: a cooperação e a competitividade.

. Lugares inteligentes para Trabalhar e Viver: Envolve padrões aprimorados em vários aspectos da vida cotidiana, que vão desde domicílios, locais de trabalho e a forma como as pessoas são transportadas dentro das cidades.

. Tecnologias Limpas: Serviços e produtos inovadores que são superiores em termos de performance e reduzem os impactos ecológicos, além de contribuírem para uma maior produtividade e responsabilidade em relação aos recursos.

. Rastreabilidade na Cadeia de Valor: Rastrear bens e materiais à medida que atravessam uma cadeia de suprimentos. Método de produção empregado e habilitado por agentes da cadeia de fornecimento, adotando padrões e fornecendo certificados que demonstram práticas e métodos específicos.

. Serviços Baseados em Localização Geográfica: Acessado por um dispositivo móvel (controle para localização de filhos, promoções em shoppings, lojas e cinemas, meteorologia, esportes, etc.)

. Tecnologias Vestíveis/Wearables: Dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados pelos usuários como peças do vestuário - óculos, relógios, sapatos, pulseiras, camisas etc. A linha de eletrodomésticos incluirá refrigeradores, fogões, fornos de micro-ondas, máquinas de lavar roupa e aspiradores de pó, todos eles conectados a smartphones e até mesmo às TVs.

. Economia Colaborativa e Compartilhada: Sistema socioeconômico construído em torno da partilha de recursos humanos e físicos (crowdsourcing). Ela inclui a criação, produção, distribuição, comércio compartilhado e consumo de bens e serviços por pessoas e organizações diferentes, de diversos lugares e culturas.

trends

. Pagamentos Mobile, Digital e Bitcoins: Instrumentos utilizados para liquidação financeira de uma operação, que requeiram a existência de canais de distribuição e infraestrutura para a captura e o processamento das transações.

. Impressoras 3D: As empresas hoje utilizam a manufatura aditiva em grande parte para protótipo de peças e acelerar a produção na indústria, mas deseja-se chegar ao produto final, inclusive com melhores materiais.

. Realidade  Ampliada: Permite que o usuário interaja com o mundo dentro da tela, mesmo estando fora dela. É um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real.

. Cidades Inteligentes: Infraestrutura de rede flexível e inteligente. Nas redes tradicionais, a geração de energia segue a demanda. No futuro, o consumo de energia virá depois da geração – e não o contrário.

. Robótica: Ciência que estuda a elaboração, montagem e programação de robôs para execução de tarefas de forma automática. Utilizada para ganhar produtividade e menor custo de qualquer sistema.

. Fábricas Inteligentes: Considerada a nova revolução industrial por integrar a manufatura com o estado da arte da tecnologia de informação e comunicação, conectando pessoas, máquinas e processos inteligentemente.

. Materiais Avançados: Avanços tecnológicos na produção e na qualidade de materiais. Surgem do desenvolvimento da ciência dos materiais que oferecem novas perspectivas.

. Segurança Cibernética: Também conhecido como segurança da tecnologia da informação, é um sistema de proteção de computadores, redes, programas e dados contra acesso não intencional ou não autorizado, ou alteração ou destruição dos mesmos.

. Speech Analytics: Soluções relacionadas a quesitos críticos de negócios, como satisfação do cliente, experiência e retenção de problemas, efetividade da operação e efetividade das vendas e do marketing.

. Carros Autônomos: Veículos terrestres de transporte de pessoas ou bens sem a utilização de um condutor humano. Com a integração de um conjunto de tecnologias de sensores, sistemas de controle e atuadores para analisar o ambiente e determinar as melhores opções de ação e executá-las de forma mais segura e confiável.

. Telemática e Conexões Espaciais: Adequada combinação das tecnologias associadas à eletrônica, informática e telecomunicações, aplicada aos sistemas de comunicação e sistemas embarcados. Pelo estudo das técnicas para geração, tratamento e transmissão da informação. Inclui aplicações ligadas ao espaço.

. Nanotecnologia: Criação, manipulação e exploração de materiais com escala nanométrica (10 elevado a -9), por meio da reestruturação atômica.  Máquinas e equipamentos que potencializarão a fabricação de produtos mais seguros, duráveis, inteligentes e muito menores.

. Autenticação Biométrica: Tecnologias que medem e analisam as características do corpo humano, tais como impressões digitais, retinas e íris, padrões de voz e faciais e medições de mão, para fins de autenticação.

. Computação Quântica: Execução de cálculos fazendo uso direto das propriedades da mecânica quântica, tais como: sobreposição e interferência. Resolução de algoritmos em tempo eficiente.

. Quantified Self: Autoconhecimento por meio de números. Automonitoramento.

. Silver Economy: Mercado econômico voltado para os grupos de faixa etária entre 50 e 70 anos.

Diante dessas inovações, o que você afirmaria? Sua empresa está alinhada com esse movimento de inovação constante? Qual a tecnologia que vai mudar o seu emprego, a sua empresa, a sua vida?

 

(*)Valter Pieracciani é pesquisador, escritor e sócio-diretor da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas – Consultoria em Inovação



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui