Recursos/White Papers

Tecnologia

Fatores chave para a implementação de IA segundo o Gartner

Até 2021, o Gartner estima que 40% dos novos aplicativos empresariais implementados pelos prestadores de serviços incluirão tecnologias de IA

Da Redação

Publicada em 10 de outubro de 2017 às 09h14

Um relatório recente divulgado pelo Gartner explica como a inteligência artificial (IA) promete resolver problemas que as empresas não poderiam solucionar antes por oferecer benefícios que nenhum humano conseguiria realizar.

Segundo a consultoria, a tecnologia oferece meios para manter a eficiência e proficiência necessárias para atender às demandas dos clientes. OS CIOs, CDOs (diretores de dados), líderes de desenvolvimento de aplicativos e arquitetos empresariais, entre outros, precisam estar dispostos a explorar, experimentar e implementar recursos de inteligência artificial para buscar novas oportunidades de geração de valor.

A IA está se tornando cada vez mais comum. De fato, até 2021, o Gartner estima que 40% dos novos aplicativos empresariais implementados pelos prestadores de serviços incluirão tecnologias de IA. 

Mike Rollings, vice-presidente de pesquisas do Gartner, revela as tendências que moldam o futuro da IA e o que as empresas devem considerar na implementação da estratégia para se manterem competitivas:

Fatores-chave sobre a implementação
A IA não é definida por uma única tecnologia. Pelo contrário. Ela inclui muitas áreas de estudo e tecnologias por trás dos recursos, como reconhecimento de voz, processamento de linguagem natural e de imagem. Essas tecnologias e capacidades se beneficiam de avanços de algoritmos, grande poder de computação e métodos analíticos avançados, como aprendizado de máquina e aprendizado profundo.

"Os CDOs reconhecerão imediatamente que, para que a IA atinja todo seu potencial, devem desenvolver uma maior competência organizacional em ciências dos dados e assegurar que dados e Analytics possam ser invocados por vários pontos de vista. Isso inclui o envolvimento na avaliação de estruturas, software e serviços que reivindicam recursos de IA", comenta Rollings. "Eles também precisarão trabalhar com líderes de desenvolvimento de aplicativos para permitir que os dispositivos consigam mudar o comportamento com base no fluxo de dados e eventos", completa.

iatransformacao2

Previsão de indústrias com maior aceitação em IA
Segundo o Gartner, atualmente, o setor que está mais entusiasmado com a implementação da inteligência artificial é o de serviços financeiros. "Os CDOs nessa indústria estão lidando com uma quantidade muito grande de dados sob a forma de transações financeiras que devem ser analisadas por fraude ou comportamentos de clientes que fornecem informações sobre o tipo de conselho financeiro que seria mais benéfico", diz Rollings. "Outra indústria é a de Saúde, em que o conhecimento gerado pelo aprendizado de máquina está melhorando a descoberta, diagnóstico, atendimento e envolvimento do paciente", completa.

Impacto da IA nas necessidades de talentos das organizações
Para que a IA seja eficaz dentro de uma organização, os CDOs devem ajudar a estabelecer uma cultura baseada em dados. Eles também podem enfrentar impactos nas áreas de contratação de talentos, desenvolvimento de habilidades e treinamento, estrutura organizacional, metodologias e ferramentas analíticas, aquisição de dados e monetização, criação e aquisição de algoritmos, modelagem analítica, treinamento e manutenção de modelos analíticos e adaptação do processo.

Eles podem ainda precisar criar uma equipe qualificada de cientistas e engenheiros de dados, estatísticos e especialistas em domínio que possam gerenciar a complexidade de dados, métodos analíticos e aprendizado de máquina associados à IA, além de ajudar a aplicá-la a trabalhadores, clientes e outros integrantes desse processo.

Sem essas habilidades, as empresas não implementarão a IA efetivamente em seu ambiente de TI. "Para evitar erros, os CDOs devem investir em seus funcionários atuais para desenvolver habilidades de pensamento criativo e analítico, já que a implantação da inovação exige ambos", afirma Rollings.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui