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Como otimizar alocação de recursos e garantir qualidade?

Esse é um desafio de empresas prestadoras de serviços mais simples de vencer do que se imagina

Por IDG Custom Projects - Para TOTVS

Publicada em 21 de julho de 2017 às 10h20

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Durante o desenvolvimento de projetos, a alocação de recursos humanos é sempre motivo de preocupação por representar os maiores custos. As empresas prestadoras de serviços vivem esse quebra-cabeça no seu dia a dia na tentativa de equilibrar a otimização desses recursos, sem correr o risco de perder a qualidade dos serviços entregues aos clientes.

Consultores alertam que é preciso desenhar uma equação que não sobrecarregue a equipe e dessa forma garantir a satisfação dos clientes. Eles afirmam que hoje os líderes de projetos têm de pensar como verdadeiros “economistas”, considerando que todo o tempo necessitam analisar e direcionar a alocação de profissionais para colocar em prática a operação. Afinal, atender a clientes com qualidade e manter os custos competitivos é uma equação difícil de ser fechada.

Uma gestão de mão de obra eficiente exige adoção de ferramentas que possibilitem às empresas prestadoras de serviços enxergar números e dados de maneira inteligente e rápida. Dessa forma, poderão desfrutar de uma interpretação ágil que garanta tomada de decisões assertivas na velocidade que o cliente exige.

Simplificando com tecnologia

O uso de tecnologias em diferentes processos otimiza a alocação de recursos humanos e financeiros para atender aos contratos com mais eficiência. Elas proporcionam benefícios muito estratégicos como manutenção dos custos dentro do planejamento, atendimento das necessidades específicas de cada cliente, com eficiência e qualidade, além de controle do padrão de qualidade nos serviços executados e maior capacidade de atração e retenção de mão de obra qualificada.

Uma das soluções da TOTVS, que tem seus benefícios reconhecidos em empresas prestadoras de serviços em diversos segmentos é o Fluig uma plataforma de gestão, colaboração e produtividade, que pode ser integrada a qualquer ERP do mercado e também aos sistemas legados. Ela é capaz de transformar a experiência de usabilidade, fazendo com que o dia a dia de gestores e colaboradores se torne mais rápido e intuitivo. Oferece mais controle e agilidade nos processos essenciais das empresas de prestação de serviço.

Na gestão das operações, a tecnologia possibilita a avaliação de indicadores como o acompanhamento em tempo real de faltas e atrasos dos funcionários e contribui para que os gestores avaliem a qualidade dos serviços prestados e assim tomar medidas corretivas antes de os clientes ficarem insatisfeitos.

Nessa gestão transformada, os gestores se livram de surpresas impactantes, visto que a tecnologia mede constantemente a qualidade dos serviços prestados aos clientes, garantindo o cumprimento dos SLAs (sigla em inglês para Acordo de Nível de Serviço). Por meio de plataformas tecnológicas, é possível monitorar, em tempo real, a necessidade de alocação de mais pessoas para a execução do serviço, entre outros procedimentos que passam a ser simplificados.

Somente a tecnologia pode transformar as prestadoras de serviços com operações mais flexíveis, reduzindo custos e maximizando lucros em todas as etapas.



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