Recursos/White Papers

Tecnologia

Seis ferramentas de gerenciamento de projetos de código aberto e gratuitas

Não é preciso desembolsar por um software de gerenciamento de projetos caro. Essas soluções podem atender às necessidades de sua empresa

Da Redação

Publicada em 30 de junho de 2017 às 09h34

Se você possui uma pequena empresa ou está começando uma, cada dólar conta. Encontrar software livre para ajudá-lo a gerenciar, comunicar, colaborar e manter projetos progredindo sem problemas não é fácil. Para ajudá-lo, selecionamos 6 ferramentas de gerenciamento de projetos de código aberto (ordenadas em ordem alfabética).

Embora a maioria dos provedores de software de gerenciamento de projetos ofereça recursos avançados e robustos adicionais por um custo adicional, essas escolhas oferecem gratuitamente ofertas básicas ou comunitárias com funcionalidades mais que suficientes para a maioria dos projetos.

Na verdade, deve-se mencionar que essas soluções não são apenas usadas por startups. Muitas delas ainda estão sendo usadas atualmente pelas empresas da Fortune 500 devido à escalabilidade, recursos poderosos e versatilidade.

Se você está procurando software de gerenciamento de projetos de código aberto, gaste algum tempo pesquisando e tentando cada um deles para encontrar aquele que melhor atenda às suas necessidades de projeto.

Freedcamp

O Freedcamp foi lançado em 2010 e oferece acesso contínuo à sua versão gratuita de gerenciamento de projetos ágeis com projetos, usuários e armazenamento ilimitados. O que inclui muitos recursos como painéis que dão a todos os usuários uma visão personalizada de seus projetos, a capacidade de trabalhar com tarefas, subtarefas, discussões, marcos, horários, arquivos e calendários. Um gerente de projeto pode até converter tarefas em cartões Kanban. Para saber mais sobre os recursos, visite o site do Freedcamp .

LibrePlan

Desenvolvido em 2009, o Libreplan é um software de planejamento de projetos gratuito, baseado na web, focado em recursos e agendamento. Ele auxilia líderes de projetos e suas equipes a lidarem com projetos de planejamento, gerenciamento de recursos, monitoramento e controle de projetos, rastreamento de informações, colaboração, gerenciamento de riscos, configuração de segurança baseada em funções e muito mais. Veja todos os recursos disponíveis visitando Libreplan .

Odoo

Fundada em 2002, a Odoo permite que as empresas escalem até 49 usuários com sua solução gratuita na web. Este software oferece uma grande flexibilidade onde mais de um projeto pode ser visualizado de cada vez e inclui recursos de gerenciamento de portfólio. A Odoo lida com o gerenciamento de tarefas, rastreamento de problemas, comunicação e colaboração, relatórios e apresenta painéis de ponta. Confira o Odoo para obter uma lista completa de recursos.

gestaoprojeto

Projeto aberto

Desenvolvido em 2010, o OpenProject oferece às empresas a capacidade de planejar projetos, agendar, desenvolver roteiros e datas de lançamento para o desenvolvimento de produtos, gerenciar tarefas, calendário, colaborar, rastrear problemas e monitorar tempo, qualidade e custo. Este software funciona para ambientes ágil/Scrum, e a edição gratuita da comunidade é rica em recursos. Vá para OpenProject para descobrir mais.

Project-Open

O Project-Open também oferece muitos recursos, incluindo gerenciamento de portfólio e recursos, gerenciamento financeiro, rastreamento de tempo e despesas, colaboração, relatórios, painéis customizáveis, agendamento e gerenciamento de fluxo de trabalho. Para saber mais sobre os recursos, visite Project-open .

ProjectLibre

A edição comunitária do ProjectLibre é compatível com o Microsoft Project e oferece recursos como gráficos Gantt, diagramas de rede, estruturas de quebra de trabalho (WBS), cálculo de custo valioso (EVC) e histogramas de recursos, entre outros recursos. O software é escalável de pequenas empresas até as empresas Fortune 500. Visite o ProjectLibre para ver o que sua solução tem para oferecer.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui