Recursos/White Papers

Tecnologia

Qual é o nível de maturidade da sua empresa em mobilidade?

Esse modelo pode ajudá-lo a diagnosticar o real cenário de gestão e definir o que é mais urgente e importante no seu projeto de mobilidade, considerando os recursos humanos e financeiros

Da Redação

Publicada em 26 de junho de 2017 às 19h17

Um dos grandes problemas das empresas brasileiras em mobilidade corporativa é a carência de gestão estruturada em telecomunicações. Se para algumas empresas o desafio maior está em controlar os custos excessivos nas faturas, para outras, o problema está em garantir a segurança da informação sem perder a produtividade.

Para todas elas, no entanto, um problema em comum: identificar o nível de maturidade para o desenvolvimento de um projeto de mobilidade que atenda às suas necessidades e caiba em seu orçamento.

A Navita, especializada na gestão de dispositivos móveis desenvolveu um modelo que ajuda as empresas a diagnosticarem o real cenário de gestão e definirem o que é mais urgente e importante, considerando os recursos humanos e financeiros envolvidos em cada fase de implementação do projeto.

São eles:

Nível 1
A empresa não possui política ou ferramentas para segurança dos dispositivos móveis, não há inventário do parque de telecom, controle de custos e de estoque, o suporte não é estruturado.

Nível 2
A empresa não tem segurança para dispositivos móveis e o inventário é realizado em planilha. Não conhece seus processos e não tem políticas para mobilidade, mas possui suporte com infraestrutura e faz auditoria anual.

mobilidade

Nível 3
Possui MDM, mas usa somente o básico e não tem muitas políticas de gestão de mobilidade. O inventário é realizado em software, mas está desatualizado. Oferece suporte básico, mas sem scripts.  Faz auditoria mensal, tem rateio, mas ainda sofre com algumas surpresas na fatura no final do mês.

Nível 4
Possui MDM com políticas estruturadas. O seu inventário está acima de 85%. Gerencia bem seus recursos móveis, possui logística com processos.  Documenta processos, mas não os atualiza. Mensalmente busca novas reduções de custo e a equipe está iniciando a cultura do não desperdício.

Nível 5
Possui MDM estruturado com programa de BYOD. Mantém processos documentados e atualização mensal.  Realiza logística com SLAs eficientes, gestão de uso avançada com redução constante.

A redução de custos com gestão de gastos de Telecom – TEM (Telecom Expense Management) ou paga o fornecedor e ainda tem sobra. Todo o controle é feito pelo software. Os usuários utilizam o software de mobile apps para auto-gestão. A cultura da gestão é descentralizada.

E aí, você sabe em qual estágio de maturidade sua empresa está?



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui