Recursos/White Papers

Tecnologia

SAP busca acelerar análise de dados com Inteligência Artificial

O aprendizado automático permitirá a atualização em tempo real de modelos analíticos

Da Redação, com IDG News Service

Publicada em 17 de maio de 2017 às 19h47

A SAP quer acelerar o modo como Analytics se adapta à mudança. Faz isso incorporando os recursos de aprendizado da máquina do SAP Predictive Analytics no S/4 Hana.

"Quando você toma algo baseado em regras, não é capaz de adaptar previsões a novos dados", disse Mike Flannagan, vice-presidente sênior de análise da SAP, à frente da conferência de clientes da empresa em Orlando. "O poder da aprendizagem da máquina reside no fato de sermos capaz de atualizar continuamente o modelo", diz ele.

Mas há outro obstáculo para isso: a potência de computação necessária para sistemas de aprendizado de máquina. "A maioria dos aplicativos de negócios não é robusta o suficiente para lidar com Machine Learning", disse Flannagan. O  S/4 Hana, por outro lado, é rápido o suficiente para incorporar a previsão de Machine Learning em um sistema ERP central, algo que anteriormente só era possível com a previsão baseada em regras, disse ele.

sapanalytics

Parceria com o Google
A SAP e o Google também anunciaram a ampliação da parceria estratégica de coinovação firmada entre as duas companhias em março deste ano que, a partir de agora, passa a incluir a certificação adicional das tecnologias e aplicações SAP na Google Cloud Platform (GCP). A aliança também permitirá que a plataforma em nuvem da SAP (SAP Cloud Platform) rode sobre a do Google (Google Cloud Platform), além de permitir futuras colaborações e integrações em machine learning, Internet das Coisas (IoT), transparência de dados e serviços de custódia, e produtividade no trabalho.

O Google e a SAP planejam acelerar a transformação digital dos clientes por meio de aplicações inteligentes, como apps de conversação que orientam os usuários por fluxos de trabalho e transações complexas e que respondem perguntas. Para fazer isso, as empresas pretendem combinar o conhecimento de processos de negócios da SAP com os serviços de aprendizagem automática do Google, tais como as APIs de tradução e reconhecimento de fala, e a biblioteca de código aberto para aprendizagem automática TensorFlow.

A SAP e o Google certificaram a plataforma tecnológica SAP NetWeaver sobre GCP, permitindo que as organizações executem a solução de gestão SAP S/4HANA e o repositório de dados SAP Business Warehouse na plataforma em cloud do Google. Além disso, as empresas vão disponibilizar a certificação do banco de dados SAP HANA sobre GCP, além de um conector de dados para a solução SAP Analytics Cloud com Google Big Query.

As companhias também realizarão uma competição – Intelligent App Challenge – para desafiar seuss ecossistemas de parceiros para desenvolverem aplicações inteligentes usando SAP HANA sobre GCP.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui