Recursos/White Papers

Tecnologia

Google quer resolver o problema de atualização do Android com o Project Treble

O novo recurso do Android O destina-se a tornar mais fácil para os fabricantes para fornecer atuais SO atualizações para seus telefones

Da Redação, com IDG News Service

Publicada em 12 de maio de 2017 às 19h58

Se há uma coisa que odiamos sobre nossos telefones Android é a falta de atualizações regulares e rápidas. Sempre que uma nova versão do Android é lançada, mesmo que seja pequena, a LG, a Samsung, a Sony, a HTC e todos os outros fabricantes precisam providenciar a atualização para os seus modelos de smartphones. 

Mas uma grande mudança que vem para o Android O pode fazer tudo isso ficar no passado.

Em um post no Blog do Desenvolvedor, o Google revelou um pouco do Project Treble, que pode ser considerado "a maior mudança para a arquitetura de baixo nível do sistema Android até o momento". Em poucas palavras, ele visa diminuir significativamente a carga sobre os fabricantes de aparelhos para que eles possam entregar atualizações em tempo hábil.

As informações ainda são poucas. O que o Google diz é que o Project Treble vai, pela primeira vez desde que o Android foi lançado, nos dar esperança. Ao remover a maior parte do trabalho exigido pelos fabricantes para lançar uma nova atualização para o Android, os dispositivos que acompanham o Android O devem ter um tempo muito mais fácil de adesão à segurança do Google e ao cronograma de atualizações.

Grito agudo
O processo atual é muito demorado, forçando os fabricantes de aparelhos não apenas a atualizar sua própria implementação, mas também o sistema operacional do Google. Basicamente, existem cinco passos a seguir cada vez que uma nova versão do Android é lançada:

  • A equipe do Android publica o código para a versão mais recente.
  • Os fabricantes dos chips que alimentam dispositivos Android, modificam a nova versão para seu hardware específico.
  • Os fabricantes de chips passam a nova versão modificada para os fabricantes de dispositivos - as empresas que projetam e fabricam dispositivos Android. Os fabricantes de dispositivos modificam a nova versão novamente para seus diferentes modelos conforme necessário.
  • Os fabricantes de dispositivos trabalham com as operadoras para testar e certificar a nova versão.
  • Os fabricantes de dispositivos e as operadoras disponibilizam a nova versão para os usuários.
  • projectTreble

    Na próxima versão do Android, o Google está reduzindo essas etapas para apenas uma. O conceito central envolve a separação da implementação do fornecedor, que é o software específico do dispositivo escrito em grande parte pelos fabricantes de chip, a partir do Android OS Framework. Começando com novos dispositivos que vêm com Android O , o Google vai introduzir uma nova “interface do fornecedor” entre o Android e as implementações de dispositivos exclusivos que permitam o acesso às partes específicas de hardware. Isso significa que os fabricantes de dispositivos serão capazes fazer atualizações  "sem qualquer trabalho adicional exigido dos fabricantes de chips".

    O Project Treble permite que os fabricantes de dispositivos se concentrem apenas nas partes do Android que afetam seus telefones.

    Google projeto trebleGOOGLE

    O Google está baseando o sistema em seu Compatibility Test Suite, o sistema que permite aos desenvolvedores ter um único aplicativo para centenas de diferentes celulares e tablets, independentemente do tamanho da tela e do hardware. Como a própria equipe do Google descreve, "o Projeto Treble pretende fazer o que a CTS fez para aplicativos, para a estrutura do sistema operacional".

    Além das mudanças arquitetônicas, o Google está trabalhando com seus parceiros para mover suas alterações de código para a base de código comum do projeto do Android Open Source. Segundo a Google, a Sony e a Qualcomm já contribuíram com "dezenas de recursos e centenas de correções de bugs para o Android O", para que eles não tenham que refazer seu trabalho com cada nova versão do Android.

    O Google planeja publicar a documentação completa do Project Treble em  source.android.com. Mas esperamos ouvir muito mais sobre isso no Google I/O na próxima semana. 



    Reportagens mais lidas

    Acesse a comunidade da CIO

    LinkedIn
    A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui