Recursos/White Papers

Tecnologia

Faça login na sua conta Microsoft sem digitar a senha

Recurso exige uso do app Authenticator, disponível para iOS e Android, e é válido para acessar sites que exijam Conta Microsoft, como os do Skype e do Outlook

Da Redação, com PC World/EUA

Publicada em 19 de abril de 2017 às 17h45

A guerra da Microsoft contra as senhas continua com uma novidade útil ao app Microsoft Authenticator para aparelhos iOS e Android. A partir de agora, em vez de usar o aplicativo para autenticação de dois fatores, você poderá usar o Authenticator para se conectar com a sua Conta Microsoft sem uma senha.

Isso não significa que você pode usar o Authenticator para acessar sua Conta Microsoft em qualquer lugar – o recurso não funciona para fazer login em PCs Windows 10, por exemplo. Mas para logins em sites que exigem sua Conta Microsoft, como Outlook.com, Skype.com e OneDrive.com, a ferramenta funciona muito bem.

Para testar a novidade, baixe e instale o Microsoft Authenticator no seu smartphone. Depois, adicione sua Conta Microsoft ao app, o que exigirá fazer login. Para Contas Microsoft, esse autenticador não escaneia QR codes. 

autenticadorMS

Uma vez que estiver pronto, tente fazer login em um site no seu PC que exija sua Conta Microsoft. Como costuma acontecer, você digita o seu endereço de e-mail na primeira página, e então, quando chegar à segunda página, clique na opção “Usar o app Microsoft Authenticator”, localizada na parte inferior da página.

Em seguida, você verá um número de dois dígitos na página wbe, e uma notificação no seu smartphone. Toque na notificação, e o Microsoft Authenticator te mostrará três números de dois dígitos, assim como a localização a partir de onde você está fazendo login.

Escolha o número correspondente com a página web, e então toque em Aprovar. Você poderá então precisar se autenticar no próprio smartphone ao digitar seu PIN ou escanear sua impressão digital.

Uma vez que tiver feito isso, será conectado e logado ao site, e na próxima vez que for fazer o login, a Microsoft vai lembrar da sua preferência em usar o app Authenticator, reduzindo assim os passos necessários.

Caso se canse de usar o Authenticator, pode voltar ao bom e velho processo com senhas a qualquer momento.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui