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Uso da gamificação para ações de relacionamento e incentivo é cada vez maior

Mais como é que isso funciona, na prática?

Rafael Assunção *

Publicada em 21 de março de 2017 às 08h08

O investimento em ações com base em mecânicas de jogos tem sido feito por grandes marcas para potencializar a equipe da força de vendas, em um contexto Business-to-Employee (B2E). Outra utilidade da gamificação nas empresas é ampliar o relacionamento com clientes (Business-to-Business), que também desejam alcançar resultados positivos junto ao seu público-alvo. Mas como isso funciona na prática?

Se estivermos falando do segmento B2B, o uso da gamificação atinge três pontos específicos:

1) Estimula comportamentos dos usuários do programa de relacionamento, de acordo com os objetivos traçados pela empresa;

2) Otimiza o relacionamento com o participante, por meio de canais de comunicação efetivos e variados, para que o público seja ouvido e possa dar seu feedback;

3) E criação de uma excelente base de dados dos usuário, csom base nas reações e demais informações coletadas durante o processo de resolução de tarefas pré-determinadas no programa ou pelos próprios canais de comunicação, proporcionando para a empresa insumos para a área de business intelligence.

Já na dinâmica B2E, as estratégias de gamificação podem ser aplicadas para capacitar colaboradores, para que dominem as especificidades do negócio e conheçam a fundo os produtos e serviços oferecidos. Esse tipo de ação pode melhorar a produtividade e os níveis de serviço e atendimento, impactando positivamente os resultados da força de vendas. Esses fatores são importantes na manutenção de clientes recorrentes e na redução de custos com publicidade, pois é mais vantajoso manter um cliente já conquistado do que sair em busca de novos, cujo processo de aquisição pode custar até cinco vezes mais.

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Com um programa de incentivo a empresa pode aplicar treinamentos e capacitação à força de vendas através de desafios. Nesse sentido, as estratégias de gamificação agem para estimular esse participante a concluir a atividade e conquistar recompensas não-financeiras como badges e medalhas até chegar ao topo do placar de líderes. Essas medidas estimulam a competitividade saudável entre os usuários que, movidos pelo sentimento de conquista, irão se sentir provocados a resolver as tarefas exigidas.

Desde 2010 empresas líderes de mercado em diversos segmentos como é o caso da Adobe, Ford e eBay, por exemplo, têm apostado alto em estratégias de gamificação para fortalecer seu público interno e parceiros externos. A tendência é aumentar a adesão desse recurso no segmento corporativo nos próximos anos, principalmente em virtude do aumento de Millennials no mercado de trabalho, já que esse tipo de estratégia é muito bem recebida por pessoas dessa geração.

E você, vai ficar de fora?

 

(*) Rafael Assunção é CEO sa Valuenet Incentive Solutions



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