Recursos/White Papers

Tecnologia

Investimento médio dos bancos em Blockchain será de US$1 milhão este ano

Metade dos bancos também está trabalhando com start-ups ou fintechs para ampliar o domínio e uso da tecnologia, afirma pesquisa da Infosys Finacle

Da Redação, com CIO Austrália

Publicada em 20 de fevereiro de 2017 às 12h12

A maioria dos profissionais de serviços financeiros (mais de 80%) espera ver a adoção comercial da tecnologia Blockchain até 2020, com quase metade das organizações nas quais trabalham já investindo ou planejando investir durante 2017. Os dados são do estudo "Tecnologia Blockchain: Do hype à realidade", realizado pela Infosys Finacle, que ouviu 100 líderes empresariais e tecnológicos de 75 instituições financeiras em todo o mundo.

A pesquisa também concluiu que o investimento médio em projetos de Blckchain em 2017 deverá ser de cerca de 1 milhão de dólares, com Diretores de Tecnologia ou Diretores de Inovação dirigindo mais de metade das iniciativas em andamento. Apenas 4% dos entrevistados disseram planejar gastar mais de 10 milhões de dólares em seus projetos com a tecnologia.

blockchaingrafico

pesquisablockchain

Metade dos bancos também está trabalhando com start-ups ou fintechs para ampliar o domínio e uso da tecnologia. E 30% optaram pelo modelo do consórcio.

Uma cadeia privada, onde as permissões de acesso são rigorosamente controladas com direitos de modificação ou leitura restrita a apenas alguns usuários, foi o tipo preferido para 69% dos bancos. Um quinto está adotando ou planeja adotar cadeias híbridos ou 'consórcios' onde o processo de consenso é controlado por um conjunto de nós pré-selecionados. Apenas 10% dos inquiridos preferem uma cadeia pública ou completamente descentralizada, onde qualquer pessoa pode aderir ao processo de consenso.

Na opinião dos entrevistados, o lançamento de produtos e serviços suportados por Blockchain deve atender áreas de negócios onde ele pode melhorar significativamente a transparência, automatizar processos entre empresas, bem como reduzir o tempo de liquidação e transação. O estudo também revelou que os 5 principais casos de uso esperados são pagamentos Cross Border, gerenciamento de identidade digital, compensação e liquidação, processo de carta de crédito e empréstimos concedidos por consórcios bancários.

blockchain

blockchainpesquisa2

"Esta pesquisa reafirma nossa convicção de que o Blockchain tem potencial para ajudar os bancos a reimaginar os processos bancários", afirmam os autores do estudo.

Pioneiros na adoção da tecnologia estão priorizando os esforços em Blockchain para quebrar as barreiras atuais com o intuito de desenvolverem novos modelos de negócio e atingir novos mercados e consumidores.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui