Recursos/White Papers

Tecnologia

Como 8 empresas já usam Machine Learning para impulsionar a inovação

O subconjunto da Inteligência Artificial está transformando o uso de Big Data em cada uma delas

Da Redação, com CIO/UK

Publicada em 05 de dezembro de 2016 às 07h00

As empresas são muitas vezes ricas em dados, mas pobres em informação. O uso de Machine Learning está mudando isso. O uso da Inteligência artificial (IA) para permitir que os computadores aprendam de forma independente através de algoritmos, sem serem explicitamente programados, pode ajudar as empresas a processarem grandes quantidades de dados complexos para melhorar a análise, a precisão preditiva e a tomada de decisões.

O aprendizado de máquina já está sendo usado em tudo, desde a detecção de fraudes até os carros autônomos. CIO do Reino Unido compilou oito exemplos de comos CIOs estão usando Machine Learning em seus negócios:

Saúde
"Atualmente, estamos trabalhando na aprendizagem de máquina para captar sinais precoces de problemas de saúde. Por exemplo, feedbacks sobre os primeiros sinais de uma septicemia,  antes de qualquer sintoma perceptível ​​para o médico. Meu papel atual é garantir que isso seja implementado. Atualmente está em fase piloto no A&E, em Salford", conta Rachel Dunscombe, CIO da Salford Royal NHS Foundation Trust.

saude

Finanças
"Podemos usar o aprendizado de máquina onde atualmente temos intervenção manual em aspectos de nossos fluxos de trabalho, e poderíamos até chegar ao estágio de usar muito aprendizado de máquina em nossos algoritmos de assinatura", diz Rob Harding, CIO da Capital One Europe. A empresa já implementou alguns aspectos da aprendizagem de máquinas em sua equipe de ciência de dados, mas Harding acredita que há muito mais a ser explorado na área.

Indústria Farmacêutica
"Uma série de iniciativas na aprendizado de máquina mostra grande potencial para permitir que os nossos cientistas se concentrar na ciência e em reduzir o tempo para a produção de modelos preditivos de semanas para horas", conta David Smoley, CIO da AstraZeneca UK.

Manufatura
"Hoje em dia, todas as fábricas,  em todo o mundo, trabalham com informações de previsão, inventário e produção em seu ERP para ajudar os gerentes a atender um ciclo de demanda. Com a Inteligência Artificial e o aprendizado de máquina, estaremos conectando as máquinas da fábrica a esse ERP para determinar com maior precisão como, quando e onde produzir peças para atender a uma determinada previsão de demanda", comenta Jim Fowler, CIO da GE.

Varejo
"Implementamos alguma capacidade de Inteligência Artificial e Machine Learning dentro do nosso aplicativo de painel de sensibilidade, que usa serviços de aprendizado de máquinas na nuvem combinados com dados internos para construir uma imagem para o licenciado. A iniciativa de BI/Analytics que iniciamos é baseada em SQL Server 2016, que traz alta qualidade de análise e capacidade de aprendizagem de máquina através dos sistemas Cortana e PowerBI. " Mike McMinn, diretor de TI da Marston.

Serviços
"Nós estamos executando um piloto com o apoio da Microsoft, conectando sistemas de gerenciamento de edifícios em seu produto de aprendizagem de máquina, para ver se podemos prever ciclos de manutenção e uso de energia. Vejo isso como uma área de desenvolvimento realmente interessante e também se encaixa em nosso trabalho de IoT", diz  Chris Weston, CIO da Bellrock.

Energia
"Na Ovo, temos 20% da nossa base já trabalhando com medidores inteligentes, transmitindo dados de consumo para nós a cada 10 segundos. Desenvolvemos um dispositivo inteligente de IoT que se conecta ao medidor via ZigBee e nos dá dados em tempo real. Toda essa massa de informação chega a bancos de dados de séries temporais e é analisada usando técnicas de aprendizagem de máquina", diz Mariano Albera, CTO da Ovo Energy.

Educação
"Iniciamos um projeto conjunto com a Microsoft R&D para explorar o uso da aprendizagem de máquinas e sensores inteligentes na sala de aula", comenta  Alasdair Redmond, do City of Liverpool College.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui