Recursos/White Papers

Tecnologia

Dez habilidades tecnológicas difíceis de encontrar

Os dados têm como base o mercado americano. Mas o que vale para lá, com o tempo acaba valendo para o Brasil também

Da Redação, com CIO/EUA

Publicada em 14 de novembro de 2016 às 16h53

Com as empresas se tornando mais voltadas para dados, já não são mais o hardware ou a infraestrutura que estão em questão. É o fato de que os profissionais de tecnologia com habilidades relacionadas à organização, análise e obtenção de dados estão cada vez mais difíceis de encontrar.

"O que estamos vendo é que à medida que o poder de computação aumenta ao longo do tempo, há um enorme fluxo de dados sendo gerado. Com isso, as empresas precisam cada vez mais alavancar sua infrastrutura para ser capaz para armazená-lo de forma segura, compreendê-lo e usá-lo para tomar melhores decisões de negócios - e essas habilidades são muito difíceis de encontrar ", diz Matt Sigelman, CEO da Burning Glass.

A empresa analisou mais de 40 mil postagens de empregos durante o ano passado para descobrir quais são as habilidades técnicas mais demandadas nos Estados Unidos, entre agosto de 2015 a setembro 2016, e o tempo necessário para que as empresas consiguissem contratar profissionais com os perfis desejados.

empregoemalta

O resultado gerou a lista das habilidades mais difíceis de serem enontradas no mercado. São elas:

1 - Segurança na nuvem
Tempo médio para preencher a vaga: 96 dias
Até mesmo organizações que recusaram a tecnologia de nuvem no passado estão finalmente adotando o modelo, impulsionadas pela eficiência e economia de custos que a nuvem pode oferecer. "Mesmo quando as organizações se tornam mais voltadas para os dados e passam para a nuvem, elas estão preocupadas sobre como garantir esses dados, então as habilidades de segurança na nuvem são realmente importantes", diz Sigelman.

2 - JBOSS App Server
Tempo médio para preencher a vaga: 77 dias
O JBoss App Server é usado pelas empresas para executar aplicativos transacionais baseados em Java. É uma tecnologia de código aberto, que requer habilidades especializadas.

3 - Design de Metadados
Tempo médio para preencher a vaga: 73 dias
Projetar a infraestrutura em torno de dados requer análises especializadas e informações sobre os tipos de dados disponíveis, bem como conformidade e políticas de acesso.

4 - Arquitetura de integração
Tempo médio para preencher a vaga: 70 dias
Arquitetos de integração estão frequentemente envolvidos com modelagem de banco de dados, trabalhando com especificações de interface ou gerenciando qualquer outro processo que envolva como os dados serão integrados em uma arquitetura de TI específica.

5 - Computação distribuída
Tempo médio para preencher a vaga:  69 dias
Uma carreira em computação distribuída requer conhecimento teórico de sistemas distribuídos, programação paralela, processamento de transações e bancos de dados; experiência na construção de sistemas que gerenciam e processam grandes conjuntos de dados e a capacidade de desenvolver componentes e subsistemas de uma infraestrutura multi-servidor, baseada na nuvem.

6 - Arquitetura da Informação
Tempo médio para preencher a vaga: 68 dias
Os arquitetos de informação se concentram em organizar, estruturar e rotular o conteúdo de forma eficaz e sustentável. O objetivo é ajudar os usuários a encontrar informações e concluir tarefas usando tecnologia de forma eficiente e transparente.

7 - Apache Kafka
Tempo médio para preencher a vaga: 66 dias
O Apache Kafka é um sistema de mensagens distribuído usado pela primeira vez pelo LinkedIn. Seus benefícios estão no fato de ser rápido, escalável e confiável.  Como a sua popularidade cresce, os engenheiros com habilidades de desenvolvimento Kafka começam a sentir a demanda por sua experiência crescer junto.

8 - Segurança de serviços Web
Tempo médio para preencher a vaga: 63 dias
Qualquer coisa relacionada à segurança está em alta hoje em dia, diz Sigelman, e a segurança dos serviços da web não é exceção. Engenheiros de segurança da Web têm a tarefa de garantir que os sistemas internos, as redes e os aplicativos da Web sejam seguros - um trabalho crítico na era digital.

9 - Integração Salesforce
Tempo médio para preencher a vaga: 62 dias
A plataforma de CRM na nuvem é cada vez mais importante para os negócios digitais de hoje, diz Sigelman. Qualquer profissional de TI com habilidades de integração Salesforce deve está em alta.

10 - Computação em Nuvem
Tempo médio para preencher a vaga: 62 dias
As empresas precisam de profissionais qualificados para fazer tudo, desde a concepção de serviços em nuvem até a construção e implantação de armazenamento baseado em nuvem e entrega de aplicativos na nuvem.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui