Recursos/White Papers

Tecnologia

Gigantes da Internet das Coisas criam o OpenFog Consortium

Objetivo é acelerar a implementação de tecnologias Fog através do desenvolvimento de uma arquitetura aberta

Da Redação

Publicada em 19 de novembro de 2015 às 14h35

Fornecedores do ecossistema da Internet das Coisas, incluindo AMR, Cisco, Dell, Intel e Microsoft, em conjunto com o Laboratório Edge da Universidade de Princeton, anunciaram hoje a criação do OpenFog Consortium, com o propósito de acelrar a implementação de tecnologias Fog através do desenvolvimento de uma arquitetura aberta e de tecnologias essenciais, incluindo capacidades da computação distribuída, formação de redes e armazenamento.

Criado pela Cisco, o conceito de Fog Computing que amplia conceito de nuvem para a periferia da rede. O objetivo do Consórcio OpenFog é prover documentação técnica, plataformas de testes e outros produtos que demonstrem as melhores práticas de Fog Computing para a indústria e para as lideranças acadêmicas. E expectativa é a de que a atuação do consórcio consiga reduzir o tempo necessário para fornecimento de cenários IoT completos (tecnologias, arquiteturas, plataformas de testes e desenvolvimento de negócios) exigidos pelo mercado.

"Robôs, drones, e carros de autônomos são indicadores precoces de pequenas nuvens e computação móvel. Inteligência distribuída que interage diretamente com o mundo", explica Jeff Fedders, presidente do OpenFog, em carta-convite endereçada ao mercado, lembrando que é esse o mundo que a Fog Computing deseja impulsionar.

Saiba mais sobre o OpenFog Consortium e os benefícios de participar como membro no endereço: www.openfogconsortium.org.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui