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Opinião

BI: O que é importante na fase de levantamento de requisitos?

Um bom levantamento de requisitos permite que todo o projeto caminhe de maneira mais fluida e rápida

Bianca Fagundes *

Publicada em 26 de setembro de 2018 às 15h53

Um dos maiores desafios em um projeto de BI (e TI em geral) é conseguir traduzir o que o cliente quer para a solução final. Para isso, é necessário que haja um bom planejamento de todas as fases do projeto, incluindo a parte de levantamento de requisitos.

Mas afinal, o que é essa fase e qual a importância real dela para que o resultado final seja um sucesso?

A fase de levantamento de requisitos está presente no início de um projeto de Tecnologia e consiste em entender com o cliente o que ele de fato necessita e espera do resultado final. Nesse momento, o usuário deve expor todas as suas necessidades, anseios, dúvidas e receios. Ele deve mostrar de onde vêm os dados, quais tratamentos sofrem, qual o tipo de informação que têm atualmente e/ou quais gostariam de ter acesso. Durante essa fase, o cliente deve estar 100% comprometido com a agenda proposta pela consultoria, uma vez que é exatamente nesta etapa que ocorrem muitos atrasos no cronograma proposto.

O responsável por fazer esse levantamento e documentá-lo é o analista de negócios, e sua principal função é entender o que o usuário especialista (chamado de key user) daquela função – pode ser mais de um – necessita e as regras de negócio que são necessárias para chegar onde ele quer. A partir daí, o analista é responsável por passar todas essas informações para os arquitetos do projeto, para que assim eles possam dar continuidade ao desenvolvimento do mesmo tendo em mente o atual processo utilizado pelo cliente.

BI

Um bom levantamento de requisitos permite que todo o projeto caminhe de maneira mais fluida e rápida, pois todos os detalhes estarão descritos no documento funcional e estarão bem entendidos por todo o time da Consultoria. Esse processo também ajuda na hora da homologação dos dados, pois na hora da validação entre consultoria e o cliente há um documento que norteia a mesma.

Quando não há o devido cuidado nesse momento do projeto, problemas como solução final insatisfatória ou erros na validação dos dados podem ocorrer, gerando desagrado ao cliente e retrabalho à consultoria. Portanto, prestar devida atenção nesse momento inicial é crucial para um sucesso na hora da entrega do projeto e na usabilidade do mesmo pelo cliente.

 

(*) Bianca Fagundes é Business Analyst da PSBI



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