Recursos/White Papers

Opinião

Tendências de Transformação Digital mudam o mercado de consumo

Essas novas oportunidades de customização digitais proporcionam às organizações uma rica possibilidade de envolver os seus diferentes públicos

Daniel Costa *

Publicada em 04 de junho de 2018 às 12h05

Nas últimas décadas, o mundo vem passando por um processo de evolução tecnológica sem precedentes e o cenário digital passou a fazer parte das nossas vidas de tal forma que hoje é quase impossível separar nossas vidas online e offline. Nesse contexto, para se manter no mercado as principais companhias mundiais buscam alternativas de melhorar o engajamento dos seus consumidores em todos os pontos de contato possíveis. Por meio de investimentos em novas tecnologias e modelos de negócios esse movimento tem impactado diretamente na forma com uma pessoa experimenta um produto ou serviço de uma determinada marca.

Áreas mais críticas em destaque envolvem Ciência de Dados (Big Data, Machine Learning e Analytics), Computação em Nuvem, Mídias Sociais, Mobilidade, Automação e Robótica, assim como o próprio desenvolvimento de aplicações, hardwares e softwares que promovam novas maneiras para encaramos aspectos comportamentais sobre marcas, produtos, serviços, além de soluções para velhos problemas. O ponto central desse processo baseia-se na inovação e no compartilhamento de informações para maximizar resultados sob diversos aspectos. Os recursos de infraestrutura e plataformas de negócios de vanguarda agora podem ser dinamicamente realocados de acordo com cada demanda com poucos cliques.

Essas novas oportunidades de customização digitais proporcionam às organizações uma rica possibilidade de envolver os seus diferentes públicos (clientes potenciais, consumidores, colaboradores e parceiros) de forma ainda mais personalizada, seja transformando dados eletrônicos em ideias e insights mercadológicos ou ainda oferecendo interativamente para comunicações em tempo real com inteligência artificial, através de chatbots. Combinados com metodologias ágeis para alto desempenho corporativo, os diferentes aspectos da Transformação Digital já são elementos-chave para poder conseguir tomar decisões rápidas, obter resultados surpreendentes e efetivamente conseguir sair na frente da concorrência.

transformação

A Transformação Digital é irreversível, promovendo uma mudança sem precedentes nos processos operacionais e infraestruturais das empresas, assim como na jornada e na experiência dos clientes com o uso de novas ferramentas para aumentar de forma significativa suas performances online.

 

(*) Daniel Costa é gerente de novos produtos e cursos de ensino a distância (EAD) da Impacta Treinamentos e da Faculdade Impacta


Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui