Recursos/White Papers

Opinião

Como a IoT pode ajudar a mudar as lojas físicas em relação ao futuro digital?

Confira alguns passos práticos que os lojistas podem adotar para aumentar o número de clientes na loja e sua lucratividade

Eduardo Gonçalves *

Publicada em 15 de maio de 2018 às 17h18

Os clientes estão ficando mais inteligentes em suas opções de compra, e suas expectativas em relação à experiência no varejo estão aumentando rapidamente. É verdade que o comércio eletrônico está em alta, o que significa que as lojas físicas estão cada vez mais vazias; por isso, algo especial deve ser feito para trazer os compradores de volta às lojas, pois os números mais recentes de vendas do varejo mostram que a maioria das lojas físicas apresentou o pior crescimento de vendas em cinco anos; há muito a ser feito para recuperar essas perdas.

A tecnologia pode ajudar a atrair clientes para as lojas e melhorar a taxa de crescimento dos lojistas. Uma tecnologia que deve transformar o varejo é a Internet das Coisas (IoT). Se usada da maneira correta, pode criar uma diferenciação competitiva. Segundo pesquisa recente da Aruba, os primeiros adeptos da IoT já estão colhendo benefícios, que incluem uma melhor experiência do cliente (81%); melhor visibilidade das organizações (78%); e aumento da lucratividade (74%).

Isto se aplica particularmente às empresas que pretendem digitalizar as lojas físicas com inovações como a IoT. A Amazon deu o primeiro passo com suas lojas Amazon Go, que não utilizam caixa para pagamento e funcionam com uma rede de câmeras e sensores que detectam o que foi comprado pelos consumidores na loja.

Veja alguns passos práticos que os lojistas podem adotar para aumentar o número de clientes na loja e sua lucratividade:

1 - Aumento do número de clientes na loja com serviços baseados em localização
Uma experiência digital na loja é essencial para que as lojas físicas possam competir com as lojas online, mas o primeiro obstáculo a ser superado é fazer os clientes entrarem. A maioria dos clientes geralmente tem um smartphone nas mãos, normalmente com a localização ativada, então, por que não usar isso em benefício da loja e enviar ofertas personalizadas e ao vivo para atraí-los? Para obter isso, convide os consumidores a fazer login na rede Wi-Fi da loja ou a fazer o download do aplicativo. Assim, você estará conectado com eles enviando notificações e promoções sempre que estiverem próximos, através do alcance dos beacons que reconhecem sua localização.

A IoT mantém a experiência na loja interessante e imersiva, permitindo aos lojistas inovações constantes de suas ofertas na loja. Inovações trazem vários resultados e podem ser replicadas em lojas físicas grandes ou pequenas. A Home Depot, famosa rede do setor com lojas amplas, está implementando serviços baseados em localização para ajudar os clientes a navegar por suas diversas seções. Ao propor que os clientes acessem o aplicativo, eles usam seus telefones para perguntar sobre a localização dos produtos desejados, deixando os vendedores livres para se concentrarem na venda em si. Aplicações especialmente elaboradas e a tecnologia de beacon podem usar a conectividade na loja para direcionar os clientes até o ponto exato onde estão os produtos que eles buscam.

2 - Maior engajamento na loja ao se tornar digital
As lojas físicas também podem competir com seus concorrentes online propondo parcerias, ofertas e experiências exclusivas para os clientes.

Com os consumidores dentro da loja, os lojistas devem atrair sua atenção com ofertas novas e atrativas. Outro método é equipar os funcionários com tablets para ajudá-los a informar aos clientes, por exemplo, se existe no estoque o tamanho de um produto que procuram ou se um produto está disponível no estoque. No caso de lojas maiores, isso também pode ajudar os funcionários a reabastecer as prateleiras de forma mais eficiente.

O uso desses dispositivos no ponto de vendas também pode liberar os funcionários do balcão, permitindo que eles acompanhem os clientes durante sua jornada de compra.

shopping

3 - Coleta de informações sobre os clientes para inovar
Aprender sobre o comportamento dos clientes na loja é fundamental para melhorar a eficácia das ofertas e da organização da loja. Uma maneira de conhecer o cliente é coletar os dados que eles criam ao acessar o aplicativo na loja ou usar telas de toque para obter informações. Quando esses dados são analisados, é possível criar um perfil do cliente e dos seus interesses, permitindo que os vendedores atendam melhor às necessidades de cada um deles.

Os dados coletados também podem ser usados para melhorar os layouts físicos das lojas usando as informações contextuais fornecidas pelos clientes no aplicativo. Comunicados de ofertas e novos produtos disponíveis podem ser informados nas áreas de maior circulação. Informações em tempo real sobre a ocupação da loja, principalmente em períodos de comemorações especiais, também podem ajudar a planejar melhor as contratações para garantir a capacidade ideal de funcionários, economizando dinheiro no longo prazo.

Ao longo de 2018, o setor de varejo estará focado na sua transformação oferecendo aos consumidores uma experiência única na loja. Isso tem sido sonhado há anos, mas a tecnologia disponível agora pode tornar isso uma realidade.

 

(*) Eduardo Gonçalves é country manager da Aruba



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui

White Papers