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Opinião

Como acelerar a inovação com o uso da metodologia Value Creation Wheel

A VCW é utilizada por empresas de diversos tamanhos e segmentos econômicos para ajudar a encontrar a decisão mais adequada perante um desafio, um paradoxo, ou uma escolha muito complexa envolvendo os stakeholders

Luís Filipe Lages *

Publicada em 05 de fevereiro de 2018 às 09h13

A metodologia Value Creation Wheel (VCW) é uma ferramenta que ajuda os tomadores de decisão a envolver os vários stakeholders e a escolher entre várias alternativas. Tipicamente, quando da resolução de um desafio, existem inúmeras perspectivas, várias opções e imensos critérios de decisão. Porém, o que acontece é que, perante este paradoxo da escolha, por norma, as pessoas bloqueiam. Quanto maior o leque de ideias e de critérios a considerar, mais as pessoas têm dificuldade em escolher. A VCW foi desenhada para ajudar a encontrar a decisão mais adequada perante um desafio, um paradoxo, ou uma escolha muito complexa envolvendo os stakeholders.

A metodologia é composta por cinco fases. Na primeira fase, utilizam-se ferramentas para analisar o contexto, definir em conjunto com os tomadores de decisão qual o desafio/problema resolver e estabelecer os Key Performance Indicators (KPIs).

Na segunda fase, utilizam-se diferentes métodos para gerar possíveis ideias/soluções envolvendo os diferentes stakeholders, internos e externos (fase 2a). Posteriormente, obtém-se um número significativo de possíveis critérios/filtros para seleção das melhores ideias.

Na terceira fase, os tomadores de decisão selecionam as ideias/soluções com mais potencial, selecionam os critérios/filtros com mais potencial e fazem um ranking filtros começando dos mais importantes (“must to have”) para os menos relevantes (“nice to have”).

Na quarta fase, as várias soluções selecionadas passam através de um funil pelos filtros escolhidos, resultando na(s) solução(ões) final(is). Essa solução, por sua vez, é desenhada e prototipada.

Na quinta fase, decide-se se a solução será implementada ou se retorna para possíveis aperfeiçoamentos.

VCW tem sido aplicada em empresas dos mais diversos tamanhos e segmentos econômicos, ao longo de duas décadas, para resolver desafios organizacionais, assim como na criação de ecossistemas de inovação. A título de exemplo, pode ser consultado o caso da INCM-Imprensa Nacional Casa da Moeda onde foi criado um “VCW Ecossystem” que permite resolver diversos desafios organizacionais.

Vários casos reais de aplicação da VCW podem ser encontrados em www.ValueCreationWheel.com e www.openVCW.com.

Além de sua força no ambiente de negócios, a VCW tem sido usada ao redor do mundo para responder a problemas sociais complexos como:

1 - É possível melhorar a alimentação das crianças na escola? De que forma?
2 - Como ajudar a encontrar fundos e voluntários qualificados para uma ONG?
3 - Como ajudar pessoas desempregadas há vários anos a encontrar um emprego alinhado com os seus desejos?
4 - Como prevenir o cancro do útero e doenças sexualmente transmissíveis?
5 - Como ajudar uma empresa mineira a gerir uma crise causada pela contaminação resultante da extração de alumínio?

O sucesso da VCW na área das organizações sociais tem ocorrido pela capacidade da ferramenta em juntar diferentes stakeholders de forma a auxiliá-los na identificação e resolução de seus desafios. Ela utiliza a cocriação entre vários stakeholders para gerar ideias/soluções e critérios/filtros, que posteriormente são analisados pelos tomadores de decisão. É um meta framework, na medida em pode integrar e/ou complementar diferentes metodologias e ferramentas, não tendo como objetivo substituir as já existentes.

stakeholder

Em outubro 2017, na “Conferência VCW’17: Inovação e Ciência para o Impacto Social”, foram apresentados vários desafios sociais resolvidos recorrendo à VCW. Nesta conferência estiveram presentes mais de 700 participantes, incluindo mais de 70 crianças que aplicaram a VCW na sua escola e vários diretores de organizações sociais também com vasta experiência de implementação da VCW nas suas áreas.

Com todo este retrospecto, o capitulo brasileiro da metodologia (VCW Brasil) iniciou suas atividades em agosto do ano passado, promovendo uma agenda de reuniões entre o fundador da metodologia e empresários, consultores, empreendedores e estudantes que teve como destaque uma palestra realizada no auditório do Campus Google, em São Paulo. Na ocasião foi desenvolvida uma dinâmica para demonstração prática de uso da ferramenta abordando um problema comum às startups: “Como crescer com baixos custos?

Em 2018 está sendo realizado o 1ºCurso de Certificação Value Creation Wheel (VCW) no país. A VCW Brasil está trabalhando na formação de uma equipe de consultores e especialistas para apresentar e auxiliar as empresas, ONGs e até órgãos do governo brasileiro a utilizarem a metodologia. A entidade tem como planejamento a realização de workshops, palestras, seminários e a efetivação de parcerias, especialmente com startups que auxiliem no esforço de divulgação da ferramenta.

Temos certeza que podemos ajudar os brasileiros em sua constante busca de inovação e solução de problemas para uma vida melhor em todas as áreas.

 

(*) Luís Filipe Lages (Cátedra da Nova SBE - Faculdade Economia e Gestão da Universidade Nova, de Lisboa e Professor Visitante do MIT) é o criador do Value Creation Wheel  (VCW)


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