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Opinião

Três formas para atrair e fidelizar o Consumidor 3.0

O que a sua marca tem feito para estabelecer uma conexão genuína com seus clientes?

Marco Zolet *

Publicada em 05 de novembro de 2017 às 11h12

Consumidor tradicional, consumidor 2.0....e agora o consumidor 3.0! Cada hora vemos um novo termo para tentar definir o cliente contemporâneo. Antes de falarmos sobre como atrair esse público, é preciso entender sua definição. O consumidor 3.0 não é mais definido por idade, renda ou gênero. Ele é qualquer usuário ativo da internet, hiperconectado, bombardeado de informações o tempo todo e tem voz ativa nas redes.

Outro ponto muito importante é o uso de smartphones. Segundo um estudo realizado pela Accenture, empresa global de consultoria de gestão, há um crescimento de 73% nos últimos três anos no número de usuários que passaram a usar a internet para realizar suas compras.

Por isso, listei abaixo três dicas para atrair e fidelizar o Consumidor 3.0:

- Cuidado com preços "imperdíveis e promoções": o novo cliente é antenado e acompanha a variação de preços de produtos do seu interesse bem de perto. Portanto, lojas online que alteram os valores para aproveitar datas sazonais, apenas tendem a afastar os consumidores. Transparência o tempo todo é sempre o melhor caminho;

- O boca a boca ainda não morreu: aquela boa e velha indicação de amigos e familiares ainda existe e ganhou ainda mais força por meio das redes sociais. Há uma grande propensão do consumidor optar por uma marca que foi testada por um conhecido, do que uma que ele nunca ouviu falar. Por isso, promover uma boa experiência de navegação, compra, pagamento e entrega é tão importante para plataformas online;

consumidor3.0

- A era da instantaneidade: a nova geração de consumidores sofre do "mal da instantaneidade". Ou seja, tudo é para ontem e deve ser respondido de forma rápida e eficaz. Ninguém quer mais esperar por retornos de dois ou três dias. Segundo dados de uma pesquisa nos Estados Unidos, até 57% dos consumidores desistem de uma compra online se a resposta não for instantaneamente e satisfatória;

E sua marca, o que tem feito para estabelecer uma conexão genuína com seus clientes?


(*) Marco Zolet é CEO e fundador da Supermercado Now



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