Recursos/White Papers

Opinião

Sete pontos-chave para conquistar sucesso em marketing digital em 2017

Esse conjunto de fatores deve moldar as ações no dia-a-dia

André Siqueira *

Publicada em 09 de janeiro de 2017 às 10h23

O consumidor mudou sua forma de comprar, a internet se tornou o braço direito das empresas que querem crescer. A comunicação hoje é bilateral, quebrando totalmente aqueles padrões com os quais estávamos acostumados.

Você se lembra quando a única forma de entrarmos em contato com uma empresa era pelo 0800 que ela fornecia — se e quando fornecia? O consumidor não tinha voz e espaço nessa comunicação.

Com a internet e as mais diversas plataformas sociais, conseguimos nos comunicar diretamente com as empresas, mandando mensagens ou fazendo menções. E, claro, com esse aumento de conteúdo produzido pelo usuário, outra mudança consequente é a forma de optar por uma empresa ou outra.

Hoje em dia, buscamos a opinião de outros clientes para saber como eles classificam determinada empresa, produto ou serviço. Imagine ter várias pessoas falando bem ou mal da sua empresa nas redes sociais. Você não deveria estar nesses canais para se defender?

O Brasil está em terceiro lugar no número de empresas que usam automação de Marketing Digital – são 6.979 negócios utilizando esse tipo de estratégia, o que deixa o país atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido. O segredo do Marketing Digital bem feito, que gera bons resultados e leva sucesso para as empresas, é conseguir analisar melhor o seu público.

Mas, você sabe os fatores que levam as pessoas ao sucesso com o Marketing Digital? Descubra a seguir para entrar em 2017 com êxito!

1. Conhecimento mais profundo do seu público
Uma das características mais marcantes do Marketing Digital é conseguir coletar o máximo de informações sobre o seu público. No marketing tradicional, costumávamos usar uma linha muito básica e primária para definir o nosso público-alvo (era aquela história de homens e mulheres, de idade entre X e Y, das classes B e C).

Hoje, isso não ajuda em nada na estruturação de uma campanha. É preciso ir muito além e conhecer ainda mais cada uma das pessoas que você quer atingir. Esse é o primeiro passo para conseguir ter sucesso com o Marketing Digital. Conhecendo os perfis de cliente ideal para a sua empresa, que chamamos aqui de persona, você será capaz de planejar estratégias mais direcionadas, economizando no investimento e otimizando o alcance às pessoas certas.

2. Realização de testes para otimizar investimentos
Para ter sucesso com o Marketing Digital, é preciso testá-lo. Existem várias estratégias e diversas abordagens que podem ser usadas para as empresas conquistarem o alcance desejado. No entanto, para conhecer cada uma dessas estratégias e entender como elas se comportarão com o seu estilo de negócio e o seu público, é preciso testar.

Os testes A/B são fundamentais para otimizar as estratégias de marketing. Dessa forma, você descobre o que realmente traz mais resultado para a sua empresa e passa a investir mais nesse canal, abordagem e/ou estratégia.

3. Conhecimento sobre o comportamento do usuário e eficácia das campanhas
Um dos pontos mais fortes do Marketing Digital é a mensuração de resultados. Esse ponto é responsável por grande parte do sucesso das empresas que optaram por investir nessa estratégia.

Isso porque, quanto mais você mensura resultados, mais você consegue captar informações relevantes para o seu negócio, como o comportamento do usuário e onde estão as melhores oportunidades de investimento.

4. Utilização correta das ferramentas certas no dia a dia
Conhecer as ferramentas disponíveis no mercado e escolher as melhores para serem o braço direito da sua empresa é fundamental para ter sucesso em Marketing Digital. Pesquise sobre os melhores softwares e escolha os que atendem às demandas da sua empresa. Faça testes, leia todo o conteúdo de apoio e descubra como utilizar da melhor forma possível cada uma das tecnologias que adquiriu.

O segredo para ter ferramentas de marketing certas no dia a dia do seu negócio é realmente conhecer cada uma delas e saber como utilizá-las para gerar resultados.

marketingdigital2

5. Baixo valor de ações e investimentos maiores com mais resultados
Pense, por um instante, nos valores altíssimos das estratégias de marketing tradicional. Uma veiculação de anúncio em um caderno no jornal de segunda-feira custa um conjunto inimaginável de números para empresas de pequeno porte.

Já no Marketing Digital, pequenas quantias de investimento são o suficiente para fazer algumas ações estratégicas, que realmente trazem resultados. Se pensarmos em pegar um terço do valor que normalmente seria investido em marketing tradicional para passar para o digital, o céu é o limite.

Uma das características mais marcantes do Marketing Digital é justamente seu baixo custo. Portanto, se revertemos esse investimento para ações online, conseguimos criar muitas campanhas otimizadas.

6. Profissionais especializados em Marketing Digital
Para ter sucesso em Marketing Digital, é preciso conhecer bem os profissionais que estão colocando a mão na massa nas suas estratégias.

Opte sempre por pessoas qualificadas e especializadas nas estratégias digitais e, se possível, também invista em entender pelo menos o básico de como tudo funciona.

Assim, você conseguirá acompanhar os resultados da sua equipe de marketing e terá insights de ações para ajudá-los com uma outra perspectiva.

7. Automação de processos internos
Os processos internos precisam ser automatizados. Pensando no dia a dia das empresas, quando existe um software de automação de marketing, por exemplo, os colaboradores que ali atuam têm mais tempo para trabalhar em questões que realmente podem gerar valor para a empresa.

O Marketing Digital vem cheio de processos facilmente automatizados. Quando a empresa investe nessas ferramentas, ela consegue observar com mais facilidade, por exemplo, como estão caminhando os resultados das ações, onde estão os erros e acertos. Além disso, ela consegue perceber os gargalos e elaborar estratégias para mudar o cenário de forma mais proativa e menos reativa.

O sucesso nas estratégias de Marketing Digital é resultado de um conjunto de fatores que podem moldar as ações no dia-a-dia. O principal passo para conseguir alcançar esses resultados é justamente conhecer o público da sua empresa de forma mais aprofundada.

Para isso, é importante identificar quais são os perfis mais relevantes para o seu negócio, como eles se comportam, quais são suas características pessoais, formas de consumir conteúdo, objetivos de vida, principais problemas enfrentados e objeções no momento da compra.

 

 

(*) André Siqueira é diretor de marketing da Resultados Digitais

 



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui