Recursos/White Papers

Notícias

Windows 7 finca pé e ainda é o sistema operacional mais usado no mundo

Segundo a Net Applications, SO lançado em 2009 ainda equipa 48,9% dos PCs globais. Microsoft encerrará suporte em janeiro de 2020.

Computerworld / EUA

Publicada em 07 de agosto de 2017 às 11h34

“Teimoso” deve ser o nome do meio do Windows 7. O sistema padrão em empresas manteve a maior fatia de mercado em julho, segundo a empresa de pesquisas Net Applications, sinalizando mais uma vez que não sairá de cena tão facilmente para a aposentadoria, que precisa acontecer em menos de dois anos e meio. 

A participação do Windows 7 no mês passado – uma estimativa da porcentagem de computadores pessoais do mundo com o sistema – foi de 48,9%, segundo a Net Applications. Mas o software estava presente em 53,5% de todas as máquinas Windows. (O segundo número é maior porque o Windows obviamente não está presente em todos os computadores do mundo, “apenas” em 91,5% deles.) 

Os números do Windows 7 quase não mudaram nos últimos 15 meses, mesmo com outras edições da plataforma da Microsoft tendo mudado no período. O Windows 8 e 8.1, por exemplo, perderam 10 pontos percentuais no último ano, encerrando julho com uma participação de 7,9%. Já o mais recente Windwos 10 ganhou 12 pontos percentuais no mesmo período, chegando a 27,6% de todos os PCs em julho – e 30,2% das máquinas com Windows.

À medida que o Windows 7 continua presente em mais da metade dos PCs com Windows do mundo, o sistema também continua atrás do ritmo de queda do seu antecessor Windows XP no mesmo ponto, antes da sua aposentadoria em abril de 2014. Com 29 meses restantes, o XP estava presente em 53% de todos os PCs Windows, um pouco menos do que o resultado do Windows 7 em julho, de 53,5%.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui