Recursos/White Papers

Notícias

Falta de talentos provoca mudanças nas práticas de recrutamento

As empresas estão lançando seu radar mais longe, para outros estados e até para o exterior, e reduzindo o período de tempo entre a divulgação das vagas e a contratação dos candidatos

Da Redação, com IDG News Service

Publicada em 10 de julho de 2017 às 11h52

A competição feroz por talentos da área de TI está fazendo com que as empresas mudem suas práticas de recrutamento. Elas não só estão indos buscar profissionais em outros estados e no exterior, como também reduzindo o período de tempo entre a divulgação das vagas e a contratação dos candidatos.

A falta de competências também está levando os empregadores a adotar novos processos, com os candidatos sendo entrevistados e testados no papel que devem desempenhar no mesmo dia.

A empresa de recrutamento Hays diz que a tendência é continuar a haver uma forte demanda de pessoal com habilidades digitais variadas, com uma pequena preferência em relação ao recrutamento permanente, particularmente em grandes organizações que querem construir e manter uma cultura forte".

Os designers de UI e o profissionais de UX, além do desenvolvedores de front-end permanecem em alta demanda, de acordo com o relatório da Hays para o trimestre de julho a setembro.

Aqueles com conhecimentos de JavaScript e de bibliotecas modernas também são altamente procurados para cargos permanentes e contratuais. Desenvolvedores Java com experiência comercial em AngularJS e NodeJS também estão em  alta, assim com .Net e Android.

"Estamos vendo uma demanda significativa e crescente em todo o mercado para os desenvolvedores ReactJS que podem oferecer maior proficiência e versatilidade em um conjunto de habilidades mais abrangente. Isso é em resposta à demanda contínua por uma melhor experiência do cliente e à capacidade de tornar aplicativos web rápidos, simples e escaláveis ​​", diz Adam Shapley, diretor regional sênior da Hays Information Technology.

A análise de Hays descobriu que os desenvolvedores devem cobrir todo o espectro das linguagens de programação que dominam. 

A demanda pela habilidade de execução de testes de automação é crescente, o que está reduzindo a necessidade de testadores manuais. Muitas organizações estão terceirizando testes no exterior.

E candidatos com experiência em tecnologias contábeis, como Docker e Kubernetes, também estão sendo muito procurados, pois são ferramentas populares para muitas equipes de engenharia DevOps.

 carreira

Já a  Page Personnel tem encontrado traços comportamentais crecendo entre as habilidades mais procuradas.  Ser objetivo, sucinto, ter clareza nas informações e destacar projetos e qualidades, são todos requisitos básicos para ter no currículo, que farão o candidato aumentar suas chances de ser bem percebido na hora da avaliação. 

“O segredo é saber ressaltar o que realmente importa aos olhos dos recrutadores. Para cada cargo e área, o profissional deve ter em mente quais os dados realmente valorizam a sua profissão, o que faz a diferença no exercício de sua atividade, mas nem sempre as pessoas conseguem transferir para os avaliadores. 

Um desenvolvedor Full Stack, por exemplo, precisa:

- Perfil híbrido com conhecimento em linguagens de back-end e front-end, como Java e .NET e Angular e Java Script e que sejam multifuncionais, atuando desde a arquitetura da solução, desenvolvimento e teste.

- E ser proativo, ter senso de dono do negócio e curiosidade por novas tecnologias.

Uma sugestão da Page Personnel para se diferenciar é buscar se desenvolver no perfil Mean Stack (MongoDB, Express, AngularJS e Node), um conjunto de ferramentas novas e ideais para aplicações escaláveis e que estão em alta no mercado.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui