Recursos/White Papers

Notícias

Comitê cuidará da disseminação do modelo BIM no Brasil

Governo acredita que esse é um passo importante para promover a competitividade das empresas brasileiras

Da Redação

Publicada em 12 de junho de 2017 às 06h59

Foi publicado esta semana no Diário Oficial da União o decreto presidencial que cria o Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling (BIM), com o objetivo de propor, no âmbito do governo federal, a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM.

O BIM é um modelo de gestão de informação que aumenta a produtividade e reduz custos e riscos na construção civil. Além disso, por fornecer informações precisas sobre quantidade e qualidade de materiais e prazo da construção, promove a transparência de processos licitatórios e compras públicas.

Entre os impactos da adoção do BIM estão a intensificação do uso de novas tecnologias e alinhamento com manufatura avançada; formação de capital humano altamente capacitado; e aperfeiçoamento da fase de planejamento e acesso facilitado de informações. Desta forma, a criação do Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling é um passo importante para promover a competitividade das empresas brasileiras.

Além do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que exercerá a sua presidência, o Comitê será integrado pela Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Defesa; Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Ministério das Cidades e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

O decreto prevê ainda a criação do Grupo de Apoio Técnico – GAT-BIM, que prestará apoio técnico e administrativo ao CE-BIM e o assessorará no desempenho de suas funções.

BIM



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui