Recursos/White Papers

Notícias

Acronis se prepara para abrir escritório no Brasil nos próximos meses

Intenção da fornecedora de serviços de backup, proteção e armazenamento de dados para nuvem híbrida é ampliar a presença local, hoje realizada apenas por intermédio de parceiros

Da Redação

Publicada em 16 de novembro de 2016 às 09h50

Com 10 anos de Brasil, através da oferta de serviços prestados por terceiros, a Acronis pretende ampliar a presença local com a abertura de um escritório no Brasil, nos próximos meses. Os negócios na nuvem no país estão crescendo mais de 200% ao ano, e o número de parceiros deve superar mil em 2017. Dados que animam a empresa a investir ainda mais por aqui. O que inclui, inclusive, a oferta de um serviço de backup para pessoas físicas usando a infraestrutura do Acronis True Image 2017, com interface em português.

Atualmente, o foco da empresa russa, que iniciou suas atividades com o serviço de backup on-premise, é a oferta de armazenamento híbridos de dados em nuvem. A cesta de produtos disponível no Brasil é fornecida através de parcerias com provedores de serviços locais, como Microsofot, Matrix, Web Plus e Claro. O segmento das telcos é, inclusive, um dos considerados estratégicos para a companhia para 2017.

Esses produtos incluem proteção de dados em um cenário onde eles estão cada vez mais vulneráveis ​​a infecções por malware, ransomware, roubo e defeitos no hardware. Os produtos para storage, backup, Disaster Recovery, etc são baseados na arquitetura de nuvem híbrida para suportar a proteção e recuperação de dados em praticamente qualquer ambiente de TI, dando total controle sobre os dados protegidos para seus usuários.

Segundo a empresa, seu serviço de backup (o True Image 2017) é um dos mais rápidos do mercado e sua solução de storage tem um dos preços mais baixos por GB, com autenticação de dados feita pelo serviço Notary, com integração de blockchain. Não por acaso estão, desde meados do ano, à serviço da equipe de Fórmula 1, Toro Rosso. "A Fórmula 1 é um esporte voltado a dados. Se você perde dados, e isso já aconteceu no passado, então você perde muito desempenho, porque perde a oportunidade de estudar esses dados e aprender com eles para fazer os acertos necessários. Os pilotos, por exemplo, também estudam dados históricos para se prepararem para a próxima corrida" afirma Franz Tost, diretor esportivo da escuderia.

"Nosso apoio à escuderia Toro Rosso leva o desenvolvimento dos melhores produtos de proteção de dados para o benefício de nossos parceiros e clientes em todo o mundo ", afirma Serguei Beloussov, Fundador e CEO da Acronis.

A solução Acronis usada pela equipe de F1 permite restaurar dados perdidos em menos de 15 segundos, a partir de qualquer backup físico ou virtual dos sistemas Windows ou Linux. A Toro Rosso produz até 5 TB de dados de telemetria a cada dia de treino. Centenas de sensores com vários pontos de dados monitoram os carros, fornecendo informações em tempo real, que é imediatamente analisado e usado durante a corrida para melhorar o desempenho. Os dados também são transferidos para a base da Toro Rosso em Faenza, na Itália, onde um grupo de apoio de engenheiros e analistas de dados usá-lo para melhorias de carro e novas estratégias de corrida.

"Em nosso ambiente competitivo, está se tornando cada vez mais importante proteger todas as nossas informações técnicas com um padrão de software muito alto e a Acronis pode oferecer exatamente o que precisamos" afirma Franz Tost.

backup2

Um dos serviços no qual a empresa mais aposta no Brasil é o Acronis Files Cloud, solução de compartilhamento e sincronização de arquivos que permite que os integradores parceiros ofereçam serviços de nuvem pública a partir de sua própria infraestrutura, expandindo seu portfólio de produtos, obtendo receitas incrementais, reduzindo o churn dos clientes.

Inicialmente, o Acronis Files Cloud estará disponível para parceiros que administram os seus serviços através da Odin Automation ou de outras plataformas através de uma API REST. A solução permite que os provedores de serviços utilizem sua própria infraestrutura de armazenamento de dados, redefinam o serviço e o agrupem com seus serviços existentes e produtos de proteção de dados, como backup ou recuperação de desastres.

"Um dos nossos principais parceiros é a Microsoft, com o Azure" comenta Sebastian Lara, Latin America Business Development Manager da empresa. recentemente, a Igran anunciou um Cloud Marketplace que inclui a oferta
de soluções como o Office365 e Azure, por meio do programa Microsoft Cloud Solution Provider (CSP), e soluções Acronis.

Segundo a Acronis, com o seu Files Cloud, os clientes não têm apenas um controle completo sobre os seus dados, mas também o conhecimento sobre onde os dados são fisicamente armazenados. Ponto fundamental para o cumprimento dos regulamentos de soberania de dados, locais ou nacionais. Sebastian explica ainda que é possível gerenciar a largura de banda e a capacidade de processamento durante o backup, bem como as regras para backups incrementais. O preço é cobrado de acordo com o volume de dados transferido.

Outra característica da solução é a possibilidade de ser personalizada por outras marcas, caso da Claro, que oferece o File Cloud sob sua marca no México. Há conversas já em andamento para a oferta do serviço no Brasil, via Embratel.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui