Recursos/White Papers

Notícias

Microsoft lança o Teams, rival do Slack

Novo aplicativo funcionará como um serviço disponível por meio do pacote de assinatura Office 365

Da Redação

Publicada em 02 de novembro de 2016 às 16h56

A Microsoft lançou oficialmente nesta quarta-feira, 2/11, o seu rival contra o Slack e outros softwares do tipo. O anúncio aconteceu durante um evento da empresa em Nova York, nos EUA.

Chamado de Microsoft Teams, o novo aplicativo da empresa de Redmond será um software como serviço e será disponibilizado por meio de assinaturas do Office 365.

Em seu vídeo de demonstração sobre a novidade (veja abaixo), a Microsoft descreve o Teams como um serviço de bate-papo voltado para o trabalho e com foco em colaboração em tempo real – o app, obviamente, terá uma integração profunda com outras soluções da gigante, como o Office e o Skype.

De acordo com a empresa, o produto adiciona uma nova experiência ao Office 365 como o espaço de trabalho baseado em bate-papo projetado para fortalecer a arte do trabalho em equipe.

“O Microsoft Teams vai unir bate-papo, reuniões, anotações, Office, planejamento, PowerBI e uma variedade de extensões e aplicações para ajudar as equipes a fazerem o seu trabalho”, afirmou o CEO da Microsoft, Satya Nadella, durante o evento.

MSteams

Tecnicamente, o  serviço é baseado em quatro principais pilares:

·  Bate-papo para as equipes. O Microsoft Teamsfornece chat promete manter todos envolvidos e informados. As conversas da equipe são visíveis para toda a equipe por padrão e a experiência também oferece recursos de bate-papo privado. Uma biblioteca de emojis, GIFs, adesivos personalizados e memes dá às pessoas uma maneira divertida de expressar personalidade dentro de seu espaço de trabalho digital.

·  Um centro de trabalho em equipe. As pessoas podem iniciar reuniões de voz e vídeo, bem como trabalhar com documentos do Microsoft Office, diretamente dentro doMicrosoft Teams. O Microsoft Graph permite que a inteligência ajude com informações relevantes, descobertas e compartilhamento. O Microsoft Teams também é construído no Office 365 Groups, o serviço de aplicativos cruzados para times que facilita o deslocamento natural das pessoas de uma ferramenta de colaboração para outra, preserva seu senso de contexto e compartilha com outras pessoas.

·  Customizável para cada equipe. Como cada equipe é única, o Microsoft Teams oferece a capacidade de as equipes personalizarem a experiência para atenderem às suas necessidades específicas. Os membros da equipe podem criar canais para organizar conversas por tópico. Eles podem personalizar os canais com um recurso chamado Tabs, que fornecem acesso rápido a documentos e aplicativos usados ​​com freqüência. As guias podem ser criadas para serviços do Office 365, como o OneNote, o SharePoint e o Planner, ou soluções de terceiros, como Zendesk e Asana em breve. O Microsoft Teams suporta o mesmo modelo Connector do Exchange para trazer notificações e atualizações de serviços de terceiros, como o Twitter ou o GitHub disponíveis na quarta-feira, diretamente para a experiência. Além disso, suporta o Microsoft Bot Framework para trazer serviços inteligentes de primeira e terceira parte para o ambiente da equipe. A prévia do Microsoft Teams Developer Preview, também anunciada hoje, dá aos desenvolvedores a oportunidade de começar a construir integrações com equipes Microsoft imediatamente.

·  Segurança em que as equipes confiam. Como parte do Office 365, o Microsoft Teams oferece a escala global e recursos avançados de segurança e conformidade fornecidos pelo Microsoft Cloud. Os dados são criptografados em todos os momentos e cobertos por um modelo operacional transparente, sem acesso permanente aos dados do cliente. A autenticação multifator fornece proteção de identidade aprimorada para ajudar a garantir que os dados permaneçam seguros dentro da equipe. Além disso, o Microsoft Teams dará suporte aos principais padrões de conformidade e proteção de dados, como os termos de processamento de dados com as cláusulas-modelo da União Européia, a Lei de Portabilidade de Seguro de Saúde e Accountability Act (HIPAA BAA), ISO 27001, ISO 27018 e SSAE 16 SOC 1 e 2. 

"Desenvolvemos o Office 365 para atender às necessidades exclusivas de cada grupo, com aplicativos desenvolvidos especificamente - como Outlook, SharePoint e Yammer - que funcionam naturalmente em conjunto. E agora, com o Microsoft Teams, o Office 365 acomoda todos os estilos de trabalho", disse Kirk Koenigsbauer, vice-presidente corporativo do Office.

Vale notar que o anúncio do Microsoft Teams aconteceu apenas minutos após o seu principal rival, o Slack, publicar uma carta de aviso alertando a Microsoft sobre lançar um app concorrente.

Um dos principais desafios para que o novo serviço da Microsoft seja bem-sucedido e realmente consiga fazer frente ao Slack está em conseguir levar o Teams para além dos serviços da própria companhia de Redmond.

Por enquanto, o Teams está disponível apenas como preview  para os clientes comerciais do Office 365 com planos Office 365 Enterprise ou Business, em  181 países e 18 idiomas. Os administradores de TI do Office 365 podem habilitar o Microsoft Teams para suas empresas a partir do centro de administração do Office 365. O lançamento para o público geral acontece no primeiro trimestre de 2017.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui