Recursos/White Papers

Notícias

Falta muito para que as empresas extraiam todo potencial do BI

Três em cada quatro entrevistados (76%) disseram que os benefícios do BI são sempre substanciais, apesar de algumas vezes serem intangíveis

Da Redação

Publicada em 31 de outubro de 2016 às 11h15

Apesar de o BI trazer benefícios importantes para a maioria dass empresas, dificuldades como lentidão, segurança e inconfiabilidade nos dados têm limitado os benefícios para algumas delas. A conclusão é do estudo global “Rupturas do Business Intelligence: como a governança se transforma em uma força de capacitação”, realizado pela Forbes a pedido da Qlik.A pesquisa mostra ainda que as empresas sem políticas claras de governança têm mais dificuldades relacionadas à segurança e veracidade dos dados usados em suas análises. E que apesar do BI trazer benefícios importantes para a maioria das companhias entrevistadas, grande parte delas acredita que ainda há muito potencial a ser explorado.

O estudo ouviu 400 executivos de negócios e de TI. Entre eles, 45% afirmam que seu programa de BI traz benefícios “muito significativos”, enquanto mais de 36% classificaram os benefícios como “significativos”. Ainda assim, problemas como demora no carregamento de dados, segurança e múltiplas “versões da verdade” e fizeram com que 48% classificassem os benefícios como “regulares”.

De acordo com os analistas da Forbes, a melhor solução para esses desafios é melhorar a governança para assegurar resultados consistentes, confiáveis e otimizados. Isso inclui pontos chave, como padronizar definições e fórmulas, aumentar a segurança de dados e possibilitar um acesso seguro. Essas medidas permitem que os colaboradores utilizem os dados de forma independente e atinjam seus objetivos.

analytics

“Governança requer um bom equilíbrio – é preciso que ela vá até o ponto em que a consistência de dados seja assegurada, mas a flexibilidade se mantenha”, afirma Mike Saliter, Vice-Presidente de Soluções para a Indústria da Qlik. “Não existe uma fórmula perfeita, mas encontrar o melhor nível de governança dentro da cultura de cada organização é crítico para aproveitar ao máximo as oportunidades do BI. ”

Abaixo, os principais dados da pesquisa: 

  • 1 - Quatro em cada cinco organizações (81%) dizem estar aproveitando os benefícios “muito significativos” (45%) e “significativos” (36%) de seus programas de BI.
  • 2 - Três em cada quatro entrevistados (76%) disseram que os benefícios do BI são sempre substanciais, apesar de, algumas vezes intangíveis. Entre os benefícios específicos estão a mensuração de métricas dos clientes, a possibilidade de acompanhar o acelerado tempo do mercado, e uma maior rentabilidade.
  •  3 - Os executivos reconhecem a importância da governança no BI – três quartos (78%) disseram que a governança de dados é importante ou vital para suas operações e dois terços (65%) afirmaram que governança é muito útil para capacitar os usuários finais a descobrir novos insights.

BIforbes1

Biforbes2

Biforbes3

BiForbes4

BIforbes5



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui