Recursos/White Papers

Gestão

CIOs devem começar já a projetar e entregar o local de trabalho do futuro

Os resultados mostram que o futuro local de trabalho será definido tanto pela cultura, colaboração e flexibilidade como pelas tecnologias emergentes

Da Redação

Publicada em 27 de setembro de 2018 às 09h02

Há uma década, a natureza do trabalho parecia muito diferente do estado atual. Da mesma forma, daqui a 10 anos, a maneira como realizamos nossos trabalhos pode ser irreconhecível para as práticas de hoje. Sendo assim, é importante que as empresas preparem o futuro da melhor forma possível.

Pensando nisso, a CIO e a Computerworld do Reino Unido lançaram o estudo "Workplace of the Future", revelando insights sobre como a comunidade de TI do Reino Unido está pensando sobre o futuro do local de trabalho. A tendência, a partir das opiniões de CIOs, é que o futuro local de trabalho será definido tanto pela cultura, colaboração e flexibilidade como por tecnologias emergentes, como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial. Do total de entrevistados, 80% citaram uma maior flexibilidade como vital para atrair talentos no local de trabalho do futuro.

A pesquisa é dividida em seis capítulos, começando com a forma como os pesquisadores entendem o termo 'local de trabalho do futuro', o impacto que a tecnologia está tendo nele, quem será responsável e como ele pode gerar valor.

CIOs e os líderes ouvidos disseram que esperam que a tecnologia continue a afetar suas organizações, e muitos já estão nos estágios iniciais das iniciativas de seus "Workplace of the Future".

Fundamentalmente sustentada por mobilidade e flexibilidade, inovações em Inteligência Artificial, Machine Learning e a Internet das Coisas foram apontadas pelos CIOs como tendo maior impacto em suas organizações. Segundo o estudo, 80% dos entrevistados acreditam que a IA e a robótica podem reduzir os papéis humanos no local de trabalho do futuro, mas apenas 6% consideram que o fato do aumento da automação poder levar à perda de empregos é uma "preocupação significativa".

Muitas também observaram que as iniciativas "Workplace of the Future"  serão cruciais para o sucesso de suas organizações, mas alertam que uma combinação de cultura, TI complexa, custo e considerações de segurança cibernética precisa ser considerada. 

workplace

 



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui