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Gestão

5 formas de engajar os clientes

Em um cenário de incertezas políticas e econômicas essa tarefa ganha contornos ainda mais desafiadores

Da Redação

Publicada em 12 de setembro de 2018 às 20h30

Nesta quinta-feira, 15 de setembro, será comemorado o Dia do Cliente. E cada vez mais essa figura se torna de extrema importância. Entender, conquistar e entregar o que ele deseja não é só necessário como também é a maior motivação de muitos empreendedores. Essencial, hoje, é ter foco do cliente.

Apesar de pouco divulgado, o Dia do Cliente serve como uma data de reflexão para muitos jovens empresários e empreendedores, seja os que lidam com o consumidor final ou os que têm outras empresas como público-alvo. Listamos abaixo cinco formas de engajar os clientes na visão de empreendedores.

Traga benefício ao cliente
Em tempo de instabilidade econômica, deve-se redobrar a atenção com o relacionamento com o consumidor. Quando se contrata um serviço, a intenção é ter o negócio otimizado e não ter dor de cabeça com isso. "Não basta oferecer uma tecnologia robusta e confiável, é preciso estar ao lado do cliente, oferecendo o suporte adequado e, assim, garantir que ele consiga extrair o máximo da solução adquirida", explica Alexandro Barsi, CEO e sócio-fundador do Verity Group, especializado em consultoria para transformação digital e gestão de ponta a ponta. "Acompanhá-lo nessa jornada é fundamental para o desenvolvimento do negócio dele", complementa.

Entregue algo diferente
Em momentos desafiadores, não adianta somente entregar o básico. É preciso ser diferente, ir além e mostrar criatividade. Colocar o cliente no centro, priorizando o atendimento, é fundamental, avalia Leonardo Santos, CEO e sócio-fundador da Semantix, empresa especializada em soluções de Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. "Compreender as demandas do cliente e entendê-lo como prioridade deve ser a maior preocupação em entregar valor tangível ligado à necessidade de negócio", afirma. "Neste momento é importante não só ter empatia para fortalecer a parceria, mas também andar junto com ele, promovendo sinergias e valores fortes para o negócio dele", complementa o especialista.

Tenha uma relação humana com o cliente
Ter empatia e uma relação mais próxima com o cliente é fundamental para entender as suas necessidades. Por isso, é importante sempre manter essa postura durante todas as etapas do relacionamento, avalia Henrique Carbonell, sócio-fundador da Finanças 360º, empresa especializada em gestão financeira para o pequeno e médio varejo. " Trate o seu cliente da mesma forma que gostaria de ser tratado. Negócios são feitos entre pessoas, não entre empresas", afirma o executivo. "É importante estar presente na hora que o problema surgir, pois é nesse momento que somos verdadeiramente avaliados", complementa.

Adapte-se ao cliente
Entender o seu cliente e entregar algo que realmente o faça sentir que vale a pena o que está sendo contratado é cada vez mais necessário em momentos de crise. Por isso, não meça esforços em se adaptar ao seu público, afirma Carolina Cabral, sócia-diretora da Nimbi, empresa especializada em tecnologia de gestão para a cadeia de suprimentos. "Adapte-se para entender o novo momento dos clientes e ofereça soluções em sintonia com a atual situação", avalia a executiva. "Se antecipe aos problemas e entre em contato de forma ativa com os clientes. Isso traz bastante confiança e satisfação, e possibilita maior retenção", complementa.

Leve vantagem competitiva
Em momentos de crise, as prioridades passam a ser revistas e cortes de investimentos, constantemente ocorrem. Por isso é necessário estar antenado com o mercado e conhecer os desafios enfrentados pelo seu público, avalia Gabriel Camargo, CEO e sócio-fundador da Deep Center, empresa especializada em Big Data e Analytics. "Vivemos um contexto no qual o investimento diminuiu e a cobrança por trazer resultados aumentou. Por isso, além de entender o momento em que os clientes estão, precisamos entender os concorrentes deles e saber exatamente o que estão fazendo em estratégias para gerar uma vantagem competitiva", avalia.

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