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O que é o OKR? Um quadro de definição de metas para pensar grande

Objetivos e principais resultados (OKR) ajudam a estabelecer metas mensuráveis ​​e de alto nível para o seu negócio, estabelecendo metas ambiciosas e resultados que podem ser rastreados

Sarah K. White, CIO/EUA

Publicada em 04 de setembro de 2018 às 10h22

OKR (Objetivos e principais resultados) é uma estrutura de definição de metas que ajuda as organizações a definir metas - ou objetivos - e depois rastrear o resultado. A estrutura é projetada para ajudar as organizações a estabelecer metas de longo alcance em dias em vez de meses.

A OKR existe desde os anos 70. O conceito foi criado por Andy Grove , mas popularizado por John Doerr, que foi um dos primeiros investidores no Google. A OKR rapidamente se tornou um foco importante para o Google e para empresas como LinkedIn, Twitter, Dropbox, Spotify, AirBnB e Uber.

A fórmula OKR de John Doerr é definir um objetivo, que é "o que eu quero ter realizado", e os principais resultados, que são "como eu vou conseguir." Assim, com OKR, um objetivo não é apenas o que você quer alcançar; deve incluir uma maneira de medir a realização. Abraçado por empresas de tecnologia, a OKR pode ajudar as empresas a se manterem em um ritmo acelerado e em constante mudança, ao mesmo tempo em que estimulam a inovação.

Os OKRs apoiam um objetivo ou visão e também devem ser mensuráveis, flexíveis, transparentes e aspiracionais. Eles também são tipicamente estabelecidos pela liderança e nunca estão vinculados a avaliações de remuneração ou desempenho. Em última análise, os OKRs ajudam as empresas a estabelecer metas, muitas vezes ambiciosas, e depois concentram-se em alcançar os resultados ao longo de um trimestre comercial.

OKRs vs. KPIs
Os OKRs e os KPIs (indicadores-chave de desempenho) parecem similares na superfície, mas os KPIs se destinam a medir a “saúde da iniciativa empresarial”, diz Ada Chen Rekhi, fundadora e COO da NoteJoy. Ela diz que os KPIs são "relatórios de medidas e menos objetivos", comparáveis ​​a um painel de informações.

“Embora os KPIs e os OKRs sejam usados ​​como indicadores de desempenho, os OKRs podem ser vistos como um KPI evoluído, pois são mais específicos, com resultados quantificáveis”, diz Pete Zabroszky, fundador da BestVPN.

Você não precisa abandonar KPIs e focar nos OKRs, mas deve estabelecer as diferenças entre os dois. Os OKRs estão vinculados às metas e objetivos de negócios, e não ao trabalho dos funcionários. Os KPIs, por outro lado, podem ser vinculados diretamente ao trabalho diário de um funcionário - eles são projetados para alcançar o sucesso no local de trabalho.

Como usar os OKRs
Os OKRs são “simples e flexíveis”, o que pode ser bom ou ruim, dependendo de como eles são implementados em sua organização, diz Ben Brubaker-Zehr, fundador da Teal Software. Você quer evitar uma mentalidade do tipo “definir e esquecer” - os OKRs devem se alinhar aos objetivos de negócios e iniciativas empresariais, com check-ins regulares para avaliar o progresso durante o trimestre de negócios.

“Quando bem feitos, os OKRs podem ser realmente eficazes e garantir que os objetivos organizacionais sejam mensurados de forma clara, responsável e mensurável. Quando não são, tendem a ser vagas, pessoais e pouco úteis ”, diz ele.

Os OKRs geralmente contêm de três a cinco objetivos de alto nível, com outros três a cinco resultados mensuráveis ​​para cada objetivo. Mesmo nas maiores organizações, nunca é aconselhável ter mais de cinco OKRs ao mesmo tempo. Para equipes e organizações menores, você vai querer mantê-lo em três. Depois de estabelecer seus objetivos, você acompanhará o progresso de cada resultado-chave individualmente e os consultará com frequência durante o trimestre.   

“No local de trabalho, é uma ferramenta útil para orientar projetos e iniciativas, porque quando um projeto parece não se enquadrar nos nossos OKRs para o trimestre, precisamos decidir se queremos priorizar algo, ou se precisamos dizer não para este projeto ”, diz Chen Rekhi.

Estabelecendo OKRs
Você quer incentivar sua equipe a definir metas que sejam desconfortáveis ​​e ambiciosas. No entanto, é importante enfatizar que o resultado dos OKRs não afetará negativamente as avaliações de desempenho, remuneração ou segurança no emprego.

Você vai querer realizar uma reunião de brainstorming em que sua equipe possa estabelecer quais metas terão maior impacto no próximo trimestre. Atlassian sugere colocar a questão: "Quais são as coisas mais importantes que precisamos fazer no próximo trimestre?"

Depois de estabelecer OKRs, você precisará pontuá-los, normalmente usando uma escala variável entre 0 e 1, ou uma porcentagem entre zero e 100. Uma pontuação de 0,3 ou 30% significa que você está com um problema, enquanto uma pontuação de 0,7 ou 70 Por cento significa que você fez progresso, mas não atingiu o alvo, de acordo com Atlassian. Uma pontuação de 1,0 ou 100 por cento significa que você acertou seu alvo e cumpriu seu objetivo, mas Atlassian avisa que até mesmo uma pontuação de 0,7 ou 70 por cento é considerada um sucesso. As metas da OKR são geralmente de longo prazo, que levarão mais de um trimestre para serem concluídas.

Identifique os principais resultados
Depois de estabelecer seus objetivos, você precisa descobrir os principais resultados. Evite transformar seus OKRs em uma lista de tarefas, concentrando-se em resultados relacionados a prioridades de negócios. Seus OKRs precisam explicar como certas tarefas produzirão os resultados desejados. Atlassian fornece os seguintes exemplos de um OKR incorreto e um OKR correto:

Errado : "Envie o recurso X até o final do trimestre".

Certo : “O envio do recurso X aumentará as novas assinaturas de usuários em 10% neste trimestre”.  

Para tornar seus objetivos mensuráveis, você terá que considerar cada objetivo e os resultados desejados. Como os objetivos são inerentemente qualitativos, você quer trazer uma maneira objetiva de medir o sucesso. Cada OKR também deve ter um dono na equipe - essa pessoa que será responsável por acompanhar o progresso e encontrar maneiras de alcançar o resultado desejado.

O que faz um bom OKR?
Os OKRs são feitos para serem flexíveis, o que significa que eles podem se ajustar às suas prioridades. Depois de estabelecer seus OKRs, se você se sentir “totalmente confiante de que pode conquistá-lo”, então a Atlassian sugere que você aumente o alvo em mais de 30%.

“Usamos os OKRs para moldar nossos objetivos de negócios ao longo do ano e, depois, armados com essas metas de alto nível, construímos tarefas e projetos individuais em cada equipe. Isso nos permite abordar cada projeto com uma compreensão de como ele se relaciona com os objetivos mais amplos da empresa ”, diz Zabroszky.

Todo mês você deve avaliar e fazer check-ins em OKRs para garantir que tudo esteja indo bem. Você vai querer prever a pontuação de fim de trimestre para cada OKR para julgar como ele está funcionando.

OKR

Práticas recomendadas de OKR
Os OKRs são usados ​​para definição de objetivos individuais e de equipe para ajudar os profissionais a priorizar o trabalho em ambientes de ritmo acelerado, diz Chen Rekhi. O setor de tecnologia é rápido - por isso é importante manter o foco nas prioridades mais importantes

“Os OKRs são valiosos como uma ferramenta para priorizar iniciativas e definir os resultados desejados. Estabelecem o objetivo (objetivo) e os resultados desejados que você deseja para o seu trabalho (principais resultados) ”, diz Chen Rekhi.

A Atlassian oferece a seguinte lista de verificação para definir os OKRs:

- Ouça o cliente primeiro

- Não economize na ambição

- Amarre os OKRs aos objetivos maiores da empresa

- Defina apenas a quantidade de OKRs suficientes

- Se você não puder medir, não é um bom OKR

- OKRs são resultados - não tarefas

- Atribua um dono para cada OKR

Quando seus OKRs estiverem completos, você vai querer avaliá-los para descobrir o que funcionou e o que você precisa mudar no futuro. Pergunte a si mesmo e à sua equipe se os seus objetivos eram ambiciosos o suficiente, os principais resultados eram mensuráveis, se qualquer OKR foi ignorado, eles permanecem alinhados com a estratégia de negócios e se a organização sentiu-se investida nos OKRs. Você vai querer estabelecer o que aprendeu e como aplicar isso no próximo trimestre.



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