Recursos/White Papers

Gestão

O que é e o que faz um Agile Coach?

Profissional ajuda as organizações a implementar a metodologia ágil, facilitando a mudança de cultura organizacional necessária para o sucesso ágil sustentado

Sarah K. White, CIO/EUA

Publicada em 08 de agosto de 2018 às 21h14

Os Agile coaches ajudam a treinar equipes corporativas na metodologia ágil e supervisionam o desenvolvimento de equipes ágeis para garantir resultados eficazes para a organização. Eles são responsáveis ​​por orientar as equipes durante o processo de implementação e são incumbidos de incentivar os trabalhadores e a liderança a adotar Agile. O objetivo final do Agile coach é armar as equipes ágeis com o conhecimento, as ferramentas e o treinamento corretos para que eles possam usar Agile em todo o seu potencial.

“Nosso trabalho como coach é entender onde as equipes estão em sua jornada e oferecer a abordagem correta para apoiar seu crescimento. Conseguimos isso fazendo as perguntas certas, fornecendo bons modelos mentais, desafiando as pessoas e as orientando na construção de ótimos produtos para nossos clientes”, diz Fabiano Morais, um delivery coach - um título alternativo para o Agile coach - na Envato.

Definição
A primeira menção do papel de "coach" em desenvolvimento ágil de software foi feita por Kent Beck, criador do Extreme Programming e do Test Driven Development, no livro "Extreme Programming Explained: Embrace Change". Para Beck, o coach é, igualmente, um gerente tradicional e um 'tracker'.

Beck posiciona o treinador como alguém que poderia ser um programador ou arquiteto de sistema. Embora esses termos "evoquem visões de gênios isolados tomando as decisões mais importantes sobre o projeto", continua ele, "o coach é exatamente o oposto. Sua medida é exatamente o máximo de decisões técnicas que toma por si só, que deve ser bem pequeno. Seu trabalho é levar os clientes a tomarem boas decisões. "

A responsabilidade que Beck dá ao coach é bem próxima da descrita pelo participante com o qual falei - em parceria com os desenvolvedores (especialmente júniores), descobrir as tarefas de desenvolvimento e ajudá-los a desenvolver habilidades técnicas, tais como teste de unidade e refactoring, tudo ao mesmo tempo, servindo como um tradutor para explicar o processo de gestão.

Nos últimos anos, o movimento ágil mudou seu foco para as equipes de trabalho auto-dirigidas, bem como o papel do coach mudou um pouco para corresponder a essa mudança de foco. Na conferência, quando perguntava sobre as atribuições de um Agile Coach, a maioria das respostas seguia a definição do International Coach Federation (ICF): "O pressuposto é que indivíduos ou equipes sejam capazes de gerar as suas próprias soluções, com o fornecimento de apoio técnico, e a descoberta de abordagens e das estruturas de base."

Mesmo o livro sobre Extreme Programming se apoia nessa ideia. "Se você tivesse uma equipe tecnicamente auto-suficiente, mas precisasse de ajuda com o seu processo, você poderia ter um coach", escreve Beck. "Você ainda teria que convencer a equipe a ouvir esse coach. Mas uma vez que as habilidades estivessem lá, o trabalho  do coach seria principalmente lembrar ao time de como eles disseram que queriam agir em diversas situações."

Isto define pelo menos dois papéis diferentes para o Agile Coach: orientar técnico e agente de mudança.

Benefícios organizacionais de um Agile coach
A implementação do Agile pode ajudar a simplificar processos, mas não é fácil fazer alterações significativas em uma organização. Encorajar todos a se envolverem com uma nova metodologia requer um esforço significativo por parte da administração.

"Ter um coach para dar orientação pode ajudar uma equipe a navegar pelos períodos difíceis no período inicial, quando a equipe e/ou a gerência questionam o valor da agilidade", diz Minh Le, diretor administrativo da TINYpulse, onde contratou um Agile coach para trabalhar com equipes individuais.

Um Agile coach manterá as empresas sob controle enquanto embarcam na construção de equipes internas de desenvolvimento ágil - o que pode ajudar a economizar tempo, dinheiro e recursos. O coach serve como uma parte objetiva para ajudar a navegar por bloqueios comuns e pontos problemáticos no processo de adoção. Antes de partir, o objetivo é ter uma equipe ágil em pleno funcionamento, energizada e pronta para adotar a metodologia.

O papel do Agile coach
O papel do Agile Coach pode ser temporário ou permanente, dependendo das necessidades da organização. Empresas maiores, com várias equipes ágeis, podem querer manter um Agile coach na equipe para ajudar a supervisionar a metodologia a longo prazo, mas a posição é geralmente temporária. Para a maioria das empresas, especialmente pequenas e médias empresas, é mais útil contratar um Agile coach com base em contrato para ajudar a organizar uma equipe ágil e, depois, abrir caminho quando todos tiverem se ajustado.

Agile coaches não são apenas responsáveis ​​por organizar uma equipe ágil; eles também ajudam a empresa a adotar a agilidade como uma mudança cultural. Para implementar adequadamente a metodologia, um Agile coach precisa incentivar a aceitação dos funcionários e das principais partes interessadas.

“Agile é principalmente uma mudança cultural. É uma mudança tectônica de práticas de gerenciamento de comando e controle para ambientes colaborativos e centrados em equipe. Nutrir uma organização por meio dessa mudança requer alguém com experiência em Agile e grande capacidade de influência ”, diz Alan Zucker, diretor fundador da Project Management Essentials. Zucker trabalhou de perto com Agile coaches para ajudar a desenvolver equipes ágeis em uma empresa Fortune 100.

Especialidades dos Agile coaches
Não há uma estratégia única para adaptação à metodologias ágeis, portanto, cada empresa terá necessidades exclusivas no processo. Para ajudar a preencher essas diversas necessidades, existem três tipos de Agile coaches, de acordo com a Payscale :

-  Coaches técnicos: Os coachs treinam em estreita colaboração com os desenvolvedores e normalmente têm experiência com codificação e integração, já que são habilidades necessárias ao trabalhar com o time de desenvolvimento.

Coaches de processo/gerenciamento: Os coaches de processos ou de gerenciamento se concentram mais em estabelecer liderança para equipes ágeis e supervisionar a adoção bem-sucedida do Agile.

Coaches não diretivos: Os coaches não diretivos oferecem suporte individualizado para pessoas ou organizações que procuram resolver problemas específicos relacionados ao Agile.

Algumas empresas podem querer um Agile coach com uma sólida formação técnica, enquanto outras podem querer alguém que possa obter liderança para abraçar a mudança. À medida que as empresas continuam em suas estratégias ágeis, podem querer consultar um Agile coach para questões pontuais.

Responsabilidades do Agile coach
Os Agile coaches utilizam seus próprios conhecimentos em gerenciamento de projetos, TI e outros campos relacionados para entender o que funcionará para os negócios. Como alguns funcionários podem não estar familiarizados com o Agile, é importante se concentrar nos fundamentos e tornar o framework ágil acessível a todos.

Como um Agile coach, você precisará ter uma forte comunicação e habilidades interpessoais, já que estará trabalhando próximo aos funcionários da empresa, em todos os níveis, incluindo a liderança. 

“Um bom coach sabe como trabalhar com a equipe e a liderança para mudar o ambiente. Gerentes geralmente resistem silenciosamente à agilidade porque fundamentalmente desafiam seu poder e controle. O treinador trabalha com a liderança para ver o futuro e ser paciente ao longo da jornada. O coach também trabalha com a equipe para ajudá-la a se transformar em auto gerenciada e responsável. Essas são grandes mudanças ”, diz Zuker.

De acordo com PayScale, as responsabilidades mais comuns para um Agile coach incluem:

- Treinar equipes na metodologia ágil;

- Integrar metodologias relacionadas dentro da empresa;

- Desenvolver padrões e requisitos para o processo ágil;

- Fornecer treinamento aos funcionários sobre o processo ágil;

- Ajudar equipes a usar ferramentas e softwares ágeis;

- Incentivar a adesão de funcionários e partes interessadas;

As habilidades mais importantes para um treinador ágil incluem:

- Forte compreensão de Scrum e Kanban

- Experiência como Scrum Master ou com Agilel

- Conhecimento de desenvolvimento ágil

- Forte capacidade de comunicação e resolução de problemas

- Habilidades interpessoais e paciência

Tornando-se um Agile coach 
Para se tornar um Agile coach você precisará de um diploma de bacharel em um campo relevante - o programa de graduação que você escolher dependerá de seus objetivos de carreira. TI, desenvolvimento, gerenciamento de projetos ou disciplina semelhante podem lhe dar um bom começo. Depois de obter seu diploma, você precisará ganhar experiência trabalhando como um Scrum master ou um gerente de projeto .

O papel do Scrum Master pode parecer semelhante ao de um Agile coach, mas é mais simples. Trabalhar como um Scrum Master ajudará você a aprender os meandros da metodologia ágil e as complexidades das equipes ágeis, além da chance de encontrar problemas do mundo real, entender a estrutura organizacional e trabalhar com ferramentas e softwares ágeis. Uma vez que você tenha adquirido experiência suficiente, você pode seguir em frente para se candidatar às funções de Agile coach, que lhe permitirá fazer uso de suas habilidades e experiência.

Como um Agile coach, você pode trabalhar com uma empresa que oferece serviços de treinamento ágil. Alternativamente, você pode decidir trabalhar como consultor, oferecendo suas habilidades e conhecimentos para diferentes clientes. As empresas também contratam diretamente o cargo - você encontrará vagas de emprego para Agile coach, Lean coach, Agile product owner e outros títulos semelhantes.

agile

Treinamento de Agile coaches
Existem diferentes caminhos para obter a educação e o treinamento corretos para se tornar um Agile coach. Se você está procurando programas de graduação, você vai querer se ater a algo em TI ou em um campo relacionado. Um histórico em gerenciamento de projetos e negócios também será útil.

Além dos programas de graduação tradicionais, há muitos cursos online e presenciais que ajudarão você a desenvolver as habilidades necessárias para se tornar um Agile coach. Aqui estão alguns programas disponíveis para ajudá-lo a se familiarizar com as habilidades de Agile coach:

Professional Agile Coach (PAC) training

Agile Coaching Institute: Agile Coach Bootcamp

ASPE Agile Coaching Workshop (ICP-ACC)

Softed Agile Coaching

cPrime Professional Agile Coach Training

Eliassen Group Agile Coaching Workshop

Certificações

Uma certificação de Agile coach ajudará a validar suas habilidades no campo, legitimando ainda mais suas habilidades. Aqui estão três certificações especificamente projetadas para Agile coaches:

Villanova University’s Agile management certification

Scrum Alliance Certified Enterprise Coach (CEC)

ICAgile Certified Professional — Agile Coaching

Há também várias certificações ágeis relevantes que não são especificamente adaptadas para a função de Agile coach, mas são úteis para desenvolver as habilidades ágeis em seu currículo.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui