Recursos/White Papers

Gestão

6 formas de manter os colaboradores motivados

Afinal, um funcionário satisfeito produz mais e, consequentemente, gera mais resultados para a empresa

Da Redação

Publicada em 12 de julho de 2018 às 11h38

Diariamente, os gerentes se sentem em uma selva. Além das tarefas do dia a dia, eles também são responsáveis ​​por garantir que todos na equipe estejam explorando todo o seu potencial, dando o máximo para garantir alta performance. E para os gerentes que supervisionam várias equipes,  essas tarefas parecem ainda mais complicadas.

Não é raro encontrarmos pessoas que, mesmo exercendo bem suas atividades, não estão satisfeitas com o que fazem. Elas têm grande experiência, mas nenhuma motivação intrínseca.

Pesquisa realizada recentemente pela Right Management, descobriu que entre os 10 mil brasileiros entrevistados, apenas 16% se consideram totalmente motivados no seu trabalho. E isso é um problema. Sem gostar do que estão fazendo, deixam de corresponder às expectativas da empresa e suas próprias.

Em momentos de mudanças profundas, como o atual, com o digital modificando o consumo e os modelos de negócio em diversos setores, o ser humano e o seu desempenho profissional são considerados grande diferencial competitivo das organizações. Visando o impacto que essa satisfação tem sobre os resultados empresariais, cada vez mais empresas têm investido em estratégias para conquistar a satisfação dos colaboradores em seu ambiente de trabalho.

Juliana Bittencourt, gestora de Recursos Humanos da Ahgora Sistemas, elencou seis dicas que considera essenciais para aumentar a motivação profissional.

1 – Ter um propósito bem claro
Qual a razão de existir da sua empresa? Será que todos os funcionários saberiam responder? Qual o contexto da sua empresa na sociedade? Respostas a perguntas como essas devem ser bem claras, além de ser amplamente difundidas dentro do ambiente de trabalho. Quando existe um propósito claro, o colaborador trabalha com foco mais direcionado, se torna mais produtivo e presta um atendimento ainda melhor aos clientes.

2 – Investir em bons relacionamentos
Problema de relacionamento com a liderança é um dos principais motivos de pedidos de demissões. Perder talentos por essa razão com certeza não é o que as empresas querem. Os colaboradores, de forma geral, precisam de inspiração e ter gestores que sejam exemplos de conduta e que tenham um ótimo relacionamento com a equipe a ponto de motivá-la a produzir mais.

3 – Proporcionar valorização profissional
Reconhecer o funcionário pelo seu desempenho faz com que os colaboradores se sintam mais motivados e engajados. É fundamental que tenham claro qual é a real missão dentro da empresa e a importância que a atividade que exercem tem para a organização.

Elogie sempre que alguma tarefa for bem executada e estabeleça um sistema de feedback periódico para que realmente funcione. A ferramenta é importante no processo de relacionamento entre líder e liderado e extremamente importante para que o desenvolvimento do profissional esteja alinhado aos propósitos da empresa.

4 – Ter um plano de cargos e salários e oferecer incentivos

A atual geração de profissionais está mais preocupada com a satisfação profissional, tanto que muitos afirmam que o dinheiro vem em segundo lugar. Apesar disso, o salário ainda pesa muito, sim, no conjunto de fatores que deixam o colaborador motivado.

Por isso, ter um plano de cargos e salários bem definido com bom retorno financeiro é importante. Além disso, oferecer incentivos em dinheiro como forma de reconhecimento pelo desempenho ou por atingimento das metas se mostrou um eficiente recurso de motivação.

5 – Ter flexibilidade

Entender que o funcionário tem uma vida com os inúmeros desafios fora da empresa é o primeiro passo para uma relação humanizada entre empresa e funcionário. Procurar entender isso e ter uma política de flexibilidade, inclusive com horários, é um fator que mostra a preocupação da empresa com a vida do funcionário e isso ajuda a estabelecer uma relação de confiança e de comprometimento por parte do colaborador.

6 – Definir metas e propor desafios

Para aumentar a produtividade e ter bons resultados, estabelecer metas para os colaboradores é essencial. Isso porque ajuda a orientar o caminho que deve ser seguido e garante que os resultados estão voltados aos objetivos da empresa. É importante que as metas sejam estabelecidas junto com a equipe e que os números sejam algo realizável para que não se crie um motivo de estresse e insatisfação.

motivacao



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui