Recursos/White Papers

Gestão

5 e-books gratuitos para tirar dúvidas sobre algumas carreiras em TI

Materiais online de instituições como Udacity, Revelo, Catho e Fundação Estudar apresentam profissões como Ciência de Dados e Inteligência Artificial

Da Redação

Publicada em 12 de julho de 2018 às 10h43

Segundo a consultoria EY, 73% dos executivos e CEOs já estão adotando ou planejam adotar tecnologias como Inteligência Artificial nos próximos dois anos. O levantamento mostra que a área de Tecnologia da Informação tem ganhado relevância de forma global, gerando oportunidades de emprego para milhões de profissionais em todo o mundo.

Se você deseja compreender melhor as características de cada um dos cargos de TI em evidência hoje, confira a lista de e-books gratuitos e em português preparada por Ana Romeo, gerente responsável pelas Escolas de Data Science, AI e Development da Udacity.

1) Data science (Udacity)
Estima-se que, só nos EUA, faltem 190 mil especialistas em Data Science e 1 milhão de gestores e analistas com conhecimento técnico em análise de dados, segundo a McKinsey. Neste e-book, o leitor entenderá sobre o mercado de ciência de dados, além de conhecer opções de carreira (analistas, cientistas e engenheiros) e salários no mundo. O material apresenta também as habilidades técnicas e interpessoais que este profissional deve dominar e como se preparar para processos seletivos.

2) Inteligência artificial: desafios e oportunidades (Udacity)
Entre 2018 e 2020, o mercado de inteligência artificial gerará mais de 2 milhões de vagas, segundo a Gartner. Para te ajudar, este e-book traz um estudo aprofundado sobre o mercado, além de reunir as principais pesquisas na área e entrevistas com especialistas e empresas que já estão utilizando IA em seu negócio. Entenda quais as aplicações de inteligência artificial, conheça cases de profissionais de sucesso, saiba mais sobre salários no mundo todo e prepare-se para uma carreira em IA.

3) Habilidades de um desenvolvedor front-end (Udacity)
Um desenvolvedor front-end pode ganhar até R$ 12 mil por mês no Brasil, segundo o Guia Salarial da Robert Half. Se você tem interesse nesta carreira, este checklist pode ajudar. Confira habilidades técnicas e pessoais requisitadas pelo mercado, além de saber quais as principais linguagens usadas (HTML, CSS e JavaScript), conhecer exemplos de ferramentas e bibliotecas essenciais (como GitHub e React) e entender a diferença entre atuar como freelancer vs. full time.

4) Habilidades de um Cientista de Dados (Udacity)
Este checklist fala sobre as principais linguagens de programação usadas por Data Scientists (Python e R), além de abordar a importância do networking a partir de influenciadores e comunidades no Brasil. Confira também as habilidades necessárias em Machine Learning, estatística e visualização de dados.

5) Guia de introdução à cultura de data analytics (Aquarela)
Estimativas afirmam que mais de 90% dos projetos de Analytics falham — e isso acontece porque os custos são extrapolados ou porque informações relevantes muitas vezes não são encontradas. Neste e-book, você confere dicas da Aquarela, empresa que oferece soluções em inteligência artificial, para quem quer aprender quais os fundamentos da cultura de Data Analytics.

ebook



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui