Recursos/White Papers

Gestão

12 aplicativos Android para colaboração profissional

Lista traz as mais diversas soluções para facilitar o trabalho em equipe mesmo estando remoto

Da Redação, com Computerworld/EUA

Publicada em 10 de julho de 2018 às 14h08

Trabalhar em conjunto certamente não é mais o que costumava ser.

Nos dias atuais, não é preciso mais estar na mesma sala de reunião – ou no mesmo fuso horário – para trabalhar lado ao lado com os seus colegas de empresa. Graças à variedade de ótimas ferramentas de colaboração para os nossos aparelhos sempre conectados, você pode editar documentos, organizar arquivos e se comunicar com qualquer pessoa como se estivesse ao lado dela, não importando onde você realmente está naquele momento. 

E você nem precisa estar em um computador para que isso aconteça: com o conjunto certo de aplicativos Android, é possível levar o poder da colaboração para o seu bolso – pronto para entrar em ação em qualquer lugar e momento.

Confira abaixo os melhores aplicativos Android para colaboração profissional.

Colaboração em documentos

Google Docs ou Microsoft Word
Por anos, a Microsoft neglicenciou o Android, com as suas ofertas de aplicativos na plataforma variando entre “não existentes” e “quase inutilizáveis”. 

Em 2018, isso tudo ficou para trás. O Word no Android é uma delícia de usar – e o seu sistema de edição para vários usuários é o mais suave possível, com as mudanças e os comentários em tempo real funcionando de verdade entre as diversas plataformas.

Isso coloca a Microsoft lado a lado com o Google, cujo processador de textos do Docs sempre foi ótimo para colaboração e continua servindo como um ótimo exemplo de um suporte simples para vários usuários. 

A única restão real aqui é qual aplicativo você prefere e qual ecossistema faz mais sentido para as suas necessidades profissionais – ambos possuem pacotes corporativos pagos.

Colaboração em anotações

Evernote
Quando falamos de colaboração em anotações, o Evernote tem uma vantagem e tanto sobre os os seus rivais. O app do Evernote para Android torna fácil compartilhar anotações com qualquer pessoa e controlar exatamente o nível de acesso que ela terá – visualização, edição ou edição e convite para outros colaboradores. Você pode até mesmo escolher compartilhar blocos inteiros de anotações com outros usuários.

O Evernote não possui um recurso de edição em tempo real para vários usuários. Em vez disso, quando outra pessoa estiver editando uma anotação, o app vai te alertar para não abrir essa anotação para evitar problemas de edições cruzadas. Mas se você estiver lendo uma anotação enquanto ela é editada por alguém, por exemplo, as mudanças aparecerão na sua tela em poucos segundos.

O ponto negativo é que qualquer pessoa com quem você compartilhar uma anotação precisará ter uma conta no Evernote para editá-la. Mas se você está usando o Evernote com a sua equipe, isso não deve ser um problema – de qualquer forma, o app possui uma opção que cria links apenas para leitura que permite o compartilhamento sem a necessidade de uma conta para visualização. 

O serviço básico do Evernote – que não oferece acesso offline e te limita a um total de dois aparelhos por conta e 60MB por mês de uploads – é gratuito. Para a versão completa, é preciso pagar 35 dólares ao ano para um usuário final ou 12 dólares ao mês por usuário para uma assinatura corporativa.

Colaboração em projetos

Trello
Precisa trabalhar com outros colegas para organizar ideias e também ficar de olho no progresso dos diferentes projetos? Então o Trello é o app para você.

O Trello te dá uma interface simples, mas cheia de recursos para manter os projetos em ordem. Você apenas cria um painel para cada projeto ou área de interesse, então cria uma série de listas em cada painel. Essas listas então são preenchidas com cartões – itens individuais que contém texto, arquivos, fotos e por aí vai. 

Cada cartão traz o seu próprio fluxo de comentários para os colegas de trabalho deixarem pensamentos e ideias, e cada cartão – assim como o painel de modo geral – traz um registro de atividades detalhado que lista todos os comentários, adições, edições e convites em um único lugar. 

Adicionar novos usuários é fácil – basta tocar na opção Members no menu principal. Lá, você pode convidar qualquer pessoa para visualizar o seu painel– não importando se ela tem ou não uma conta Trello – e para editar o projeto, desde que tenha uma conta (ou esteja disposta a criar uma). Também é possível criar um link que permite que qualquer usuário visualize o projeto sem precisar de uma conta ou convite para isso.

O Trello é gratuito, com assinaturas opcionais (a partir de 5 dólares ao mês) e planos corporativos que liberam recursos adicionais como anexos maiores, habilidades de gerenciamento e integrações ilimitadas com outros apps corporativos.

Converse com a sua equipe

Slack
O Slack tornou-se o serviço de comunicação oficial para muitas empresas e equipes. E por uma boa razão: o app fornece um sistema poderoso, confiável e fácil de usar para manter contato com os colegas de trabalho em todas as maneiras possíveis.

O app te dá uma combinação de canais – fóruns de assuntos específicos para alguns membros da equipe – e habilidades para troca de mensagens diretas privadas para você manter contato com outros funcionários de forma individual. O serviço também possui notificações customizáveis para que você seja alertado sobre diferentes atividades sempre que quiser. 

Com integrações focadas em produtividade para uma infinidade de apps, incluindo desde o Google Drive e Agenda até Salesforce, Zendesk, Evernote e Trello, o Slack foi desenvolvido para funcionar como o sistema nervoso central de todas as suas comunicações focadas no trabalho.

O app possui uma versão gratuita com um conjunto mais básico de recursos (e limitações de integrações e armazenamento) e versões pagas, com preços a partir de 8 dólares ao mês por usuário, que traz recursos avançados como acesso para convidados e videochamadas em grupo.

Compartilhamento de arquivos

DropboxGoogle Drive ou Microsoft OneDrive
Apps como Slack, Trello e Evernote possuem as suas próprias funções integradas de compartilhamento de arquivos, mas quando o acesso a arquivos é uma parte frequente do fluxo de trabalho da sua equipe, possuir um diretório comum dedicado pode deixar tudo mais fácil. 

A boa notícia é que você possui diversas opções sólidas para isso. Dropbox, Google Drive e Microsoft OneDrive contam com funções simples para você compartilhar arquivos individuais ou pastas inteiras a partir dos seus respectivos apps para Android. 

Você pode criar links compartilháveis que permitem que qualquer pessoa baixe os dados em questão – também é possível compartilhar os arquivos diretamente com outros usuários registrados para permitir que eles acessem os dados e subam as suas próprias adições.  

O Dropbox oferece 2GB de armazenamento gratuito; o Google Drive te dá 15GB de armazenamento gratuito, que é compartilhado entre todos os serviços da gigante (incluindo o Gmail e o Google Photos); e o OneDrive te dá 5GB de armazenamento na sua versão gratuita. Todos os apps oferecem versões pagas com espaço adicional e outros recursos avançados.

Coordenação de agendas

Google Agenda ou Microsoft Outlook
O Google Agenda (Google Calendar) e o Microsoft Outlook fazem um trabalho louvável ao oferecer suporte para calendários compartilhados para coordenação entre colegas de trabalho.

A principal diferença é o ecossistema associado a cada aplicativo – e também o fato de que o serviço da Microsoft faz parte de um pacote de aplicativos mais amplo da empresa. 

Basicamente, se você já usa os apps da Microsoft – especialmente o Outlook – então usar o Outlook para agendas compartilhadas provavelmente faz mais sentido. Se não, você provavelmente ficará melhor com o serviço separado de agenda do Google.

Os dois apps são gratuitos, com opções de upgrades para nível corporativos – ver os preços dos pacotes G Suite e Microsoft Office 365 para empresas.

colabora

Trabalho conjunto em whiteboards

LiveBoard Interactive Whiteboard
Por mais que seja clichê, algumas vezes uma imagem realmente vale mais do que mil palavras. Na próxima vez que precisar de uma superfície visual compartilhada para colaboração à distância, vale a pena dar uma chance para o LiveBoard Interactive Whiteboard.

Como o nome sugere, o LiveBoard coloca uma superfície de whiteboard em branco na sua tela. Você pode enviar links privados para quem quiser convidar, e – seja em um smartphone ou em um PC – as pessoas poderão visualizar e interagir com a sua lousa virtual em tempo real.

Juntos, vocês poderão criar diagramas, fazer rascunhos e marcar e anotar imagens. O LiveBoard também torna fácil o processo de exportar e salvar suas whiteboards depois que você terminar, e seu uso é completamente gratuito. 

Compartilhamento da tela do smartphone

Inkwire
Talvez você precise de mais do que uma whiteboard. Talvez você queira que um colega de trabalho veja exatamente o que você está vendo no seu aparelho – pode ser algo na Internet, em um aplicativo ou qualquer outra coisa. 

É aí que entra o Inkwire: esse aplicativo gratuito te permite gerar um código de uso único que você pode mandar para algum colega de trabalho. Uma vez que essa pessoa instale o aplicativo e digite o código, então ela terá uma visualização em tempo real da tela do seu smartphone no aparelho dela. Vale notar que apenas você poderá controlar o seu celular, mas a outra pessoa poderá ‘desenhar’ na tela (como estivesse usando uma caneta laser pointer) e conversar com você por voz ao mesmo tempo.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui