Recursos/White Papers

Gestão

Três dicas para continuar a construir pontes entre a TI e as áreas de negócio

Se as organizações utilizarem os ingredientes certos – reunir pessoas talentosas e desafiá-las em um ambiente onde a inovação espontânea pode acontecer –, os funcionários de TI e das áreas de negócio, juntos, produzirão excelentes resultados

Da Redação, com IO/EUA

Publicada em 28 de junho de 2018 às 09h47

Se você seja saber como seguir cultivar=ndo um melhor relacionamento entre a equipe de TI e as das áreas de negócio, o consultor de gestão Bruce Piasecki oferece três dicas.

Treinar sempre as pessoas para colaborar e manterem-se mutuamente responsáveis. Sempre que possível, contratar pessoas colaborativas em vez de individualistas ferozes. Na economia global de hoje, os executivos precisam tomar decisões rápidas, e desempenhar um papel fundamental na criação de uma cultura de eficiência e execução alinhadas.

O pessoal de TI carrega o estigma de não ser particularmente colaborativo. Pense no papel fundamental que desempenha a Internet das Coisas, permitindo o alinhamento machine-to-machine. Para serem bem sucedidos, os departamentos de TI não podem se ver como unidades separadas, isoladas. Isso requer um novo nível de pensamento orientado para o trabalho em equipe.

Às vezes, sua equipe deve correr riscos para avançar. Isso exige que os líderes de TI se vejam como capitães. Capitães reconhecem os pontos fortes e fracos dos membros da equipe e planejam em torno de suas habilidades.

Quando o seu departamento fica atolado por seguir e cumprir regras inflexíveis, toda a organização sofre. 

Qual é, então, a melhor maneira de alimentar o desejo de colaboração e o espírito criativo dos profissionais de TI?

Nunca coloque todos os ovos na cesta de gestão de um superstar.  Nenhum indivíduo domina todo o conjunto de habilidades necessário para liderar a condução de um projeto do início ao fim em ambiente complexo de hoje.

É mais inteligente trocar ideias com frequência e recompensar os resultados da equipe. Isso tornará a troca de informações mais veloz, bem como o papel do CIO, em particular, ainda mais importante para o futuro dos negócios. 

colaboração

Se as organizações utilizarem os ingredientes certos – reunir pessoas talentosas e desafiá-las em um ambiente onde a inovação espontânea pode acontecer –, os funcionários de TI e das áreas de negócio, juntos, produzirão excelentes resultados.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui