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5 conselhos para melhorar a comunicação com as gerações Y e Z

É fundamental adotar uma postura diferenciada quando se quer comunicar alguma coisa a essas duas gerações. Veja como

Da Redação

Publicada em 09 de maio de 2018 às 17h35

Atualmente, muitos líderes convivem com o mesmo problema: o despreparo para gerenciar jovens profissionais das gerações Y e Z. Na área de TI, essa questão reflete a dificuldade de muitos CIOs conseguirem obter o máximo de suas equipes. 

A geração Y é composta pelos nascidos entre 1980 e 1990 que cresceram com a tecnologia, acompanhando todos os avanços em computadores e videogames. É uma geração que já nasceu multitarefa e que adora colaborar.  Falar ao telefone, ouvir música, enviar e-mail, conversar no Skype e elaborar planilhas ao mesmo tempo são o típico comportamento desta geração. A geração Z veio logo depois, a partir da segunda metade dos anos 1990. É composta por jovens que acreditam que suas ações podem fazer do mundo um lugar melhor, que estão em busca da autorrealização, e que atuam de diversas maneiras para explorar todas as suas possibilidades de crescimento.

"Essas duas gerações vivem de forma conectada através da internet, e perdem um pouco o rumo quando ficam sem celular, acesso à internet ou a qualquer dispositivo que permita saber o que acontece no mundo em tempo real, e fazer parte dele através das redes sociais", comenta o especialista em comunicação verbal e redes sociais, Kim Archetti.

Para ele, é fundamental adotar uma postura diferenciada quando se quer comunicar alguma coisa a essas duas gerações. "É preciso antes de tudo saber para quem você irá falar, só assim será possível criar uma conexão que trará o retorno e a atenção buscada", diz Archetti. 

Além disso, Archetti recomenda:

1 - Apostar no humor
Humor e entretenimento não são o oposto de autoridade e credibilidade. Esses recursos - se utilizados de forma estratégica, na abordagem certa e de forma inteligente- trazem ótimos retornos no quesito engajamento. "Quando você procura formas de se divertir com cada situação, tudo flui de forma natural", destaca Kim.

2 - Demonstrar entusiasmo
Em qualquer conversa, seja com amigos ou com colegas de profissão, é preciso manter uma entonação que indique seu entusiasmo com a conversa, seja para atrair a atenção do ouvinte ou para demonstrar que está interessado.

"Ninguém gosta de conversar ou muito menos de receber insights com pessoas que aparentam estar pouco entusiasmadas. Busque manter uma postura que demonstre toda a sua vontade de estar fazendo o que está fazendo para quem está ao seu redor".

3 - Não subestimar seu público
Essas são duas gerações confiantes em si e cheias de autoestima. Certas do potencial que possuem, buscam por empregos com melhor qualidade de vida e realizam atividades que estejam ligadas ao que gostam ou buscam para suas vidas profissionais.

"Aborde temas que tenham relevância e foque em conteúdos que agreguem valor ao seu público. Pesquisar antes o que pode ser questionado é uma das maneiras de garantir que a mensagem adequada será entregue para o público certo", recomenda.

4 - Manter-se bem informado
Quantas vezes você já passou por uma situação em que não sabia do assunto sobre o qual as pessoas estavam conversando? Com essas duas gerações, essa situação ocorre com maior freqüência, uma vez que programas favoritos de humor, séries e filmes tornam-se inspiração para novas palavras, ou viram a "piada do momento".

Pesquisa online global realizada em 2016, pela Nielsen, com 30 mil pessoas em 60 países, mostra que a TV ainda é a principal fonte de notícias, tanto para a geração Y (48%), quanto para a geração Z (45%), e que os buscadores estão entre as três principais fontes de notícias.

"Os jovens gostam de fazer referências às suas séries ou humoristas favoritos no cotidiano. Além disso, buscam estar sempre informados quanto ao que acontece não só na comunidade em que vivem, como em outros países. Buscar por assuntos em comum é um grande trunfo para chamar atenção e conectar-se com esse público".

5 - Respeitar a diversidade
Característica passada da geração Y para a geração Z, o respeito às diferenças é fundamental para quem quer se comunicar com essas gerações. Diferenças de gênero, raça, religião ou comportamento são questões fortemente defendidas por ambas.

Segundo pesquisa recente da consultoria Consumoteca, realizada com jovens entre 17 e 21 anos, 37% dos entrevistados preferem consumir produtos de marcas que sejam atuantes com causas sociais, sendo que 46% deles dão ainda mais valor se as causas forem ligadas ao feminismo, igualdade racial ou direitos dos animais.

"Eles trazem enraizado com eles o sentimento de que o mundo só passará a mudar a partir do momento em que cada um mudar também e, por isso, tornam-se protagonistas de suas próprias vidas, com a consciência de que cada um é responsável 100% sobre tudo o que acontece nela", afirma o especialista.

geracaozy

Já Loraine Antrim, co-fundadora da consultoria Core Ideas Communications, aponta duas questões que precisam ser repensadas pelos líderes de TI que quiserem ter sucesso na gestão de equipes compostas por profissionais da Geração Y: conseguir envolvê-los, através do uso de ferramentas voltadas ao compartilhamento de ideias e encontrar um tempo na agenda para dar feedbacks constantes sobre a qualidade do trabalho desses profissionais. 

"Estas são gerações nascidas na era digital e quanto mais os profissionais sentirem que os gestores estão envolvidos com recursos de comunicação digital mais à vontade eles ficarão para conversar com ele", comenta Antrim. 

Além disso, as ferramentas digitais ajudam a promover novos pontos de contato. Conversar algumas horas por semana com esses profissionais não é o bastante. Muitas empresas já se deram conta disso e estão cada vez mais investindo em áreas de convivência, em grupos de discussões e comunidades fechadas no Facebook, em viagens de lazer em grupo, em almoços e jantares com o CEO.

Talvez, lendo isso, muitos líderes devam estar pensando que demandará muito esforço e tempo. E é isso mesmo. Esse é o novo caminho, o novo cenário, para quem deseja conquistar vitórias e resultados expressivos.



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