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Gestão

Seu roteiro de TI inclui Martech?

Como líder de tecnologia, se você não conhece a equipe de marketing no corredor, agora é hora de se apresentar

P. Tracy Currie , CIO/EUA

Publicada em 08 de fevereiro de 2018 às 16h55

Com a proliferação de tecnologias avançadas de marketing (martech 2.0) e a promessa de estimular o crescimento da receita, melhorando consideravelmente as experiências dos clientes, os departamentos de TI devem aceitar um papel expandido e colaborar estreitamente com equipes de marketing das organizações para as quais trabalham.

O surgimento de Inteligência Artificial, do Machine Learning, da automação e da Ciência de Dados fornece aos profissionais de marketing as tecnologias avançadas de que precisam para ajudar as empresas que representam a alcançar seus objetivos de receita. Há apenas um problema: a equipe de marketing não pode transformar essas tecnologias em resultados acionáveis, mensuráveis ​​e lucrativos sem trabalhar em parceria com TI.  

Para fazer isso bem e com uma visão holística da Transformação Digital, um plano deve ser desenvolvido para identificar e examinar as maiores e melhores oportunidades de mercado, as tecnologias mais úteis e econômicas para equipes de TI e marketing e onde ainda existem lacunas significativas.

Conheça seus pares de marketing
Historicamente, tem havido pouca motivação para que as equipes de TI e Marketing formem um vínculo estreito, mas isso agora deve mudar. Deve ser adotado um plano que incorpore o marketing e os maiores requisitos de tecnologia da empresa; um que responsabilize mais a TI pelos resultados do negócio, ao mesmo tempo em que permita aos profissionais de marketing implementar e executar seus programas de forma mais efetiva.

Para fechar a lacuna de colaboração entre a TI e o Marketing e ganhar impulso, é importante que os líderes de TI dêem maior ênfase ao alinhamento de seus roteiros de tecnologia com seus departamentos de marketing. Isso significa que os pontos fortes e habilidades complementares devem ser alavancados em benefício mútuo dos pilares funcionais. No processo, a TI estará em uma posição muito melhor para atender às necessidades do grupo de marketing e outras partes interessadas.

Concentre-se em resultados comerciais tangíveis
Os profissionais de TI devem mudar o foco da abordagem comum e tradicional de trabalhar com seus parceiros de negócios. Como a Martech se torna ainda mais prevalente como um fator de sucesso crítico, os líderes de TI devem ter seus olhos diretamente centrados nos resultados comerciais tangíveis. Por exemplo, se o objetivo é reduzir o churn do cliente, a parceria de TI/Marketing deve concentrar-se na obtenção de correlações relevantes surgidas a partir das implementações de BIg Data e Analytics, em quais alavancas estão disponíveis para executar em insights orientados por dados e nos melhores métodos para operacionalizar os resultados para alcançar as metas de time to market.

No que se refere à parceria de TI e Marketing e à solução do dilema dos resultados, é fundamental que ambas as partes entendam e concordem sobre como manterão as métricas. Medir os resultados acordados é crítico e permite que a colaboração entre TI e Marketing faça efetivamente ajustes on-the-fly para sua estratégia de Martech.

marketing

No fim, o que importa é o crescimento da receita
Os dados históricos utilizados na análise preditiva e outras aplicações podem ajudar a determinar onde e quanto financiar várias atividades de Marketing (e investimentos em TI). Também pode auxiliar na construção de pontos de ajuste de orçamento, que podem ser datas ou benchmarks ao longo do exercício orçamentário, onde os investimentos podem ser redirecionados para programas que são mais eficazes ou que alteram a estratégia de investimento.

Além de colocar em prática sistemas que permitam aos profissionais de Marketing obter informações valiosas, a TI também pode ajudar a colher e apresentar os dados mais procurados e úteis para a tomada de decisões de investimento em programas de Marketing. A natureza do papel da TI e do mandato organizacional está evoluindo rapidamente e - combinada com a inovação e as decisões de investimento da Martech - deve persuadir os profissionais de TI a pensar de forma mais progressiva para fazer sua parte para ajudar os profissionais de Marketing a melhorar as experiências dos clientes e alcançar o crescimento da receita.

Como líder de tecnologia, se você não conhece a equipe de marketing no corredor, agora é hora de se apresentar e começar a criar um roteiro da Martech.

 

(*) Tracy Currie é CEO da Capto



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