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Gestão

5 dicas para identificar e solucionar os principais problemas na TI

Equipe inadequada, falta de monitoramento e mal planejamento estão entre as maiores dificuldades

Da Redação

Publicada em 05 de fevereiro de 2018 às 07h00

Grande parte dos projetos de tecnologia da informação apresenta algum tipo de falha, que pode acarretar em lentidão na entrega de serviços e sistemas, falta de agilidade para corrigir incidentes e maior custo operacional. Aproximadamente sete em cada dez projetos de TI fracassam, de acordo com Leandro Oliveira, fundador e CEO da Vibbra!

O executivo lista os cinco problemas mais recorrentes e apresenta dicas para resolvê-los:

1. Falta de planejamento
Sem um escopo bem definido, um projeto pode demorar muito mais do que o estimado e até fracassar. Por conta disso, cada membro da equipe precisa entender exatamente qual é o seu papel e as suas obrigações, enquanto o gestor deve mostrar o caminho a ser percorrido para que o objetivo seja alcançado. 

Isso facilita o acompanhamento do status diário e, em casos de desvios do planejamento, possibilita a tomada de ações corretivas em tempo de não perder o controle da situação. 

2. Desalinhamento de equipe e tecnologia
É importante identificar quando a performance dos colaboradores da área de TI está baixa. Segundo o criador da Vibbra!, isso fica evidente quando os profissionais demoram muito em uma atividade ou quando é notada a dificuldade de aprendizagem de uma determinada tecnologia. “Um time de alto desempenho precisa de metas definidas e que sejam alinhadas à estratégia da empresa”, explica.

3. Acompanhamento de etapas
O principal impacto da falta de monitoramento do andamento dos projetos é não ter a visibilidade completa das ferramentas utilizadas durante o processo de gestão. Esta falha pode acarretar em atraso nas entregas, maior custo operacional e falta de qualidade. Com o acompanhamento próximo de cada etapa, fica ainda mais fácil antecipar possíveis falhas que podem acontecer lá na frente.

projeto

4. Dificuldade de comunicação com áreas de negócios
Frequentemente o criador de uma iniciativa na área não domina o conhecimento técnico necessário para transmitir suas ideias para os profissionais de maneira adequada. Por conta disso, é fundamental ter um analista de negócios e um gerente de projetos que faça a ponte para que a equipe de desenvolvimento entenda o que deve ser feito. “Essa função é essencial na etapa de planejamento para que não se percam os detalhes e nuances de uma concepção inicial”, destaca Oliveira.

5. Recrutamento de talentos
A contratação de um profissional qualificado demora, normalmente, cerca de três meses, em grande parte pela dificuldade de selecionar candidatos que dominem todas as linguagens e tenham os requisitos técnicos e a experiência que as empresas necessitam. Por conta disso, as equipes de TI constantemente ficam sobrecarregadas e não rendem o que poderiam. 

 



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