Recursos/White Papers

Gestão

Retrospectiva 2017: Dez artigos mais lidos sobre Transformação Digital

O fenômeno foi ainda mais relevante este ano. De fato, todas as corporações começaram a se transformar em empresas de software aplicados aos processos de negócios

Da Redação

Publicada em 26 de dezembro de 2017 às 08h48

Líderes de TI  já definem a "Transformação Digital" como um processo contínuo para colocar todas as peças certas no lugar, remover tecnologias legadas obsoletas, explorar o que é novo e investir nas tecnologias em evolução para manter suas organizações competitivas.

Significa tirar o máximo proveito da computação em nuvem, construir as capacidades de internet da empresa e, agora, investir em Inteligência Artificial e em robótica. Essas novas tecnologias ajudarão a acessar os dados que as empresas precisam para tomar decisões inteligentes. E sua implantação mostra na prática que é impossível transformar digitalmente o negócio sozinho. Para competir no futuro, as empresas devem investir em uma cultura digital que seja capaz de alcançar a todos na organização.

 A jornada para uma Transformação Digital bem sucedida está em entender como a tecnologia está mudando comportamentos, o trabalho e a dinâmica de mercado. Isso faz com que todos cresçam para competir de forma mais efetiva em um ambiente de negócios que se transforma.

Confira os 10 artigos mais lidos sobre transformação Digital em 2017. 

- Mas qual é a essência da Transformação Digital, afinal?
O cenário de transformação digital não é apenas o mundo dos Facebook, Google e outras empresas da Internet. É basicamente uma questão de liderança, cultura, estratégia e gestão de talentos.

- Talentos: um dos pontos críticos da Transformação Digital
Continuar recrutando profissionais com o olhar no passado, não vai nos levar ao futuro. Será que a sua empresa tem os talentos necessários para a construção do futuro? Você sabe quais são?

- Como a IA, a robotização e uberização afetarão o emprego?
Infelizmente, nada se ouve sobre o assunto entre legisladores e gestores públicos brasileiros, pouco se fala nas empresas, e em grande parcela da academia o assunto ainda está restrito a poucos pesquisadores de ciência da computação.

- Seis passos para a transformação digital de qualquer empresa
Veja tudo o qe é preciso considerar, do desenvolvimento de estratégias inovadoras à execução prática.

transformacaodonegocio

- Tarefas tradicionais de TI rumam rápido para a extinção
Mudanças rápidas nas tecnologias - e necessidades de negócios em constante evolução - tornam a reinvenção de carreira uma questão de sobrevivência na indústria de TI.

- Por que a TI não é mais TI
Seus processos e modelos de governança, sua maneira de desenvolver e entregar sistemas, estão sendo transformados.

- Nove forças moldam o futuro da TI
A maioria dos departamentos de TI está sendo obrigado a lidar com automação inteligente, orçamentos de tecnologia descentralizados, rápida adoção de serviços baseados em nuvem e, mais recentemente, inteligência artificial como uma necessidade comercial.

-Quatro etapas da Transformação Digital, segundo o Gartner
Para tirar proveito desse novo mundo, é preciso saber explorar, planejar, entregar e evoluir a estratégia de plataforma digital.

- Por que tanta discussão sobre Transformação Digital e tão pouca ação?
Porque abandonar certas crenças, hábitos e processos do presente, criados no passado, é algo muito difícil, mas não impossível.

- Como transformar TI em TN (Tecnologia de Negócios)
Empresas precisam estar atentas para que a informação evolua para conhecimento e possibilite o incremento nos lucros, agregando valor aos clientes.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui