Recursos/White Papers

#Brandpost | Saiba mais Patrocinado por

Por que sua empresa deve prestar mais atenção em inteligência de dados

As respostas estarão distribuídas entre as mais de 50 sessões da Conferência Gartner Data & Analytics, nos dias 20 e 21, em São Paulo

Por IDG Custom Projects - Para Gartner

Publicada em 19 de junho de 2017 às 14h32

null

Se a sua organização ainda não tem uma robusta política voltada à inteligência de dados, seria bom ela começar a se mexer. Se já o faz, está no caminho certo.

Tem gente de olho.

E não só porque os dados são a moeda da nova dinâmica econômica global – ou o “novo petróleo”, na definição original do ex-vice-presidente executivo de Programas e Serviços da Microsoft, Qi Lu, desde o começo de 2017 como COO do Baidu.

O Gartner alerta que, dentro de cinco anos, o portfólio de informações será parte dos ativos das organizações (assim como é para a empresa em que Lu recentemente foi trabalhar, o segundo maior motor de busca online do mundo – atrás apenas do Google).

"Acreditamos que, nesse período, quem atua na área de análise de investimentos corporativos, incluindo analistas de capital, será levado a considerar a riqueza de informações de uma empresa ao avaliar adequadamente seus negócios, afirma Douglas Laney, vice-presidente e analista emérito do Gartner".


Orientação a dados

Por isso, daqui para frente é fundamental – ainda de acordo com a consultoria norte-americana de tecnologia – que os conselhos administrativos e os CEOs contratem Chief Data Officers (CDOs), formem equipes de ciência de dados e engajem-se em governança de informação corporativa.

Os CDOs devem conduzir o processo de otimização da coleta, geração, gestão e monetização dos dados antes de os analistas de capital começarem a bater em suas portas.

Atitudes como essas, centradas no planejamento, são cruciais para o futuro de qualquer organização e, por isso, objeto de discussão da Conferência Gartner Data & Analytics.

“Até 2018, mais da metade das grandes organizações globais competirá usando analytics avançado e algoritmos proprietários, impactando diversos segmentos do mercado. As oportunidades de gerar valor aos negócios a partir de dados e analytics são praticamente infinitas. O desafio, no entanto, é como dominar esse cenário em rápida expansão”, contextualiza Donald Feinberg, vice-presidente de pesquisas, analista emérito e chairman da conferência.

O evento – nos dias 20 e 21 deste mês, em São Paulo – vai trabalhar quatro frentes de discussão: estratégia e liderança organizacional; o processo de análise de dados; governança e gestão de informações; e arquitetura e tecnologia.

Além da ascensão dos papéis desempenhados pelo CDO e CAO (Chief Analytics Officer), serão debatidos temas como internet das coisas, machine learning e smart machines, data lakes, self-service BI e analytics, segurança da informação e qualidade e governança de dados.

Haverá, também, a participação especial do ex-técnico das seleções brasileiras de vôlei masculina e feminina Bernardinho que compartilhará com o público sua “Roda da Excelência”, conceito orientado ao cumprimento de objetivos.


Teoria na prática: como eles fizeram acontecer

Na quarta-feira (21), das 9h15 às 10h, executivos da Webmotors, McDonald´s, Via Quatro e Alliance Shopping Center compartilharão seus desafios, estratégias e recursos empregados em projetos relacionados a extração, análise e aplicação de dados. Serão quatro sessões, simultâneas, das 09h15 às 10h.

As inscrições para a Conferência Gartner Data & Analytics podem ser realizadas pelos telefones (11) 5632-3109 e 0800-77414, ou pelo site ( clique aqui).


Anote em sua agenda Conferência Data & Analytics Quando: 20 e 21 de junho (terça e quarta-feira

Onde: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559 

Desconto especial: leitores da IDG Brasil possuem R$500,00 de desconto na inscrição. Basta usar o código BRAIDG 

Inscrições: Clique aqui



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui