Recursos/White Papers

Gestão

Cinco jogos de tabuleiro para ter sucesso no seu negócio

Usados como ferramentas de aprendizagem, criam estruturas complexas que exigem que o profissional reflita sobre suas escolhas e lide com suas consequências

Da Redação

Publicada em 08 de maio de 2017 às 19h45

Na era tecnológica voltar os olhos para ferramentas analógicas para auxiliar no desenvolvimento de pessoas ajuda gestores e empreendedores a conhecer melhor sua empresa, seus colaboradores e a forma como estes interagem com seu público alvo, produto e valores do negócio! 

Diante disso, o CEO da ABlab, startup de marketing digital, Paulo Fernandes, e o Diretor de Inovação, Ricardo Martins, listam abaixo 5 jogos que ajudarão o empreendedor na condução dos seus negócios independente do nicho. 

Ambos têm experiência de aproximadamente 10 anos com jogos de tabuleiro e utilizam mais de 100 jogos na startup para despertar habilidades dos colaboradores e gestores.

1. Star Wars Destiny

jogo1

Um jogo que desperta a capacidade analítica e raciocínio lógico. Star Wars Destiny não exige dos jogadores um conhecimento profundo da saga, mas para avançar no game é importante ter algum conhecimento sobre a saga de Vader e Skywalker. O game pode ajudar o gestor na tomada de decisão rápida, pois aguça a elaboração de estratégias em tempo real à medida que as jogadas acontecem.


2. Blood Rage

jpgp2

Não é só a beleza do tabuleiro de Blood Rage que encanta. Esse game exige controle e estratégia do jogador não só para combater os líderes Vikings inimigos na alocação de soldados e recursos. É um jogo excelente para estimular o gestor a pensar sobre como utilizar as ferramentas disponíveis com eficiência, e identificar se os seus funcionários estão nas áreas corretas e cumprindo funções que deveriam. Muitas vezes um colaborador pode ter uma formação acadêmica em uma determinada área, mas ter aptidão para outra função. Esse game pode ajudar o gestor justamente nessa percepção.


3.Captain Sonar

jogo3

Esse board game além de ser um dos mais lúdicos traz um dos itens mais importante para o sucesso de um negócio: O trabalho em equipe! Ambientado em uma batalha fictícia entre dois submarinos, o Capitão com auxílio do primeiro imediato e outros membros da equipe não conseguem obter êxito se não dividir as responsabilidades das ações no jogo. Ideal para jogar com os colaboradores e despertar esse espírito de união e sinergia para as atividades do dia a dia.

 

4. Onitama

jogo4

Aparentemente simples mas extremamente complexo e estratégico, Onitama coloca os jogadores no papel de monges movendo seus iniciados em um tabuleiro, tentando garantir uma posição de vantagem sobre seu adversário. Exige análise preditiva e muita lógica. O jogo pode ser bom tanto para os gestores quanto colaboradores, pois evidencia a importância da tomada de decisões rápidas e racionais, além de despertar consciência de risco.

 

5. Coup

jogo5

O último card game e não menos importante que os demais é rápido e que exige capacidade de leitura de sinais de seus oponentes para identificar se os mesmos estão falando a verdade ou não sobre seus personagens. Estimula a dinâmica de grupo, pois só pode ser jogado de três a dez participantes. Ideal para chamar grupo de funcionários de diferentes áreas para identificar habilidades.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui