Recursos/White Papers

Gestão

Seis qualidades de liderança que você deve buscar ao contratar

É fácil confundir habilidade de liderança com uma lista de competências adquiridas nos livros. O melhor trabalhador nem sempre é o melhor líder e os líderes nem sempre estão onde você esperaria encontrá-los

Da Redação, com IDG News Service

Publicada em 24 de abril de 2017 às 11h33

Liderança não se limita ao C-suite. Cada vez mais as empresas buscam sólidas habilidades de liderança para a sua força de trabalho, independentemente dos cargos a serem preenchidos. Stephany Samuels, vice-presidente sênior de estratégia de pessoas na empresa de recrutamento TI Mondo, explica quais qualidades você deve procurar ao contratar e como identificar os líderes em seu pool de talentos.

As empresas prosperam e crescem quando a sua força de trabalho é composta por líderes que instintivamente exploram soluções criativas e incentivam o melhor em seus colegas", diz ela.

Então, como você pode melhorar sua capacidade de reconhecer um líder?

1 - Desenvolvimento contínuo
Um líder está constantemente procurando melhorar, e se apropria dessa responsabilidade, identificando e buscando oportunidades de desenvolvimento profissional sempre que possível, diz Samuels. "Perguntar aos candidatos como eles desenvolveram suas habilidades possibilitará ver quão sério eles estão empenhados em aproveitar oportunidades", diz ela.

2 - Decisão sem medo
Líderes que não têm medo de cometer um erro, especialmente se for feito para alcançar soluções mais inovadoras, podem ser valiosos. Como você pode identificar esse traço em potencial? "Peça exemplos de uma decisão difícil do local de trabalho que fizeram ou como encontraram a solução para um problema complicado. Isso o ajudará a perceber como vêem a tomada de decisão", explica Samuels.

3 - Desejo de feedback
Líderes de verdade sabem que para crescer profissionalmente, precisam saber se estão desempenhando suas tarefas corretamente. Eles pedem feedback e apreciam quando o feedback é dado. Você não tem que esperar até que alguém seja contratado para explorar seus sentimentos sobre o tema. "Você pode abordar o tópico de feedback  durante a entrevista e deixar o candidato dizer-lhe sobre as vezes que procurou ter feedbacks e como reagiu a eles", diz Samuels.

4 - Alto engajamento e personalidade dinâmica
Os líderes são pessoas que você quer que estajam por perto e que, naturalmente, motivam e inspiram seus colegas, diz Samuels. Os líderes são muitas vezes envolventes e têm uma personalidade dinâmica que atrai as pessoas e as motiva a serem mais parecidas com eles.  Explore e observe esse aspecto durante as dinâmicas de seleção.

lideranca

5 - Inteligência emocional
Junto com uma personalidade dinâmica, os líderes se destacam por sua inteligência emocional, que não tem preço em um ambiente de negócios, diz Samuels. Eles têm empatia e compreensão. Sabem se colocar no lugar dos outros. Um bom líder sabe como ler as pessoas, navegar por questões políticas, entender a dinâmica de outros departamentos e saber avaliar o próprio desempenho

 "Compreender as emoções que impulsionam aqueles em torno e como gerenciá-los melhor para alcançar um objetivo final é mais importante do que qualquer outra habilidade intrapessoal. Peça aos candidatos para descreverem uma situação na qual usaram inteligência emocional para atingir objetivos em um ambiente profissional, " ela diz.

6 - Foco na qualidade, para tudo
Um verdadeiro líder não faz algo só por fazer, e não tende a deixar nada pela metade. Perseguem sempre a qualidade e buscam entregar sempre o melhor possível. "Líderes querem que tudo o que eles assinarem refletam seu compromisso com a excelência e com a excelência de suas equipes. Pedir exemplos específicos de trabalho ou métricas que mostrem a qualidade de seu trabalho irá ajudá-lo a identificar se o candidato é o líder que você precisa", diz Samuels.



Reportagens mais lidas

Acesse a comunidade da CIO

LinkedIn
A partir da comunidade no LinkedIn, a CIO promove a troca de informações entre os líderes de TI. Acesse aqui